CPLP pretende ajustar o acordo ortográfico de 1990

CPLP pretende ajustar o acordo ortográfico de 1990

Por notar que o documento continua a gerar muita polémica nos Estados membros da organização lusófona, a Assembleia Parlamentar da CPLP chegou a um consentimento para rectificação do Acordo Ortográfico de 1990.

O documento que esta gerar debate, é maior nos países africanos, incluindo Timor-Leste que ratificou, devido a questões de natureza linguística, social e antropológica que não foram consideradas e que os executivos desses países têm vindo a reclamar, segundo o parlamento da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, CPLP.

De acordo com O País, Moçambique e Angola, países que não ratificaram o Acordo, dizem haver necessidade de correcções do tratado, assinado por todos os Estados membros da CPLP a 16 de Dezembro de 1990, em Lisboa.

A controvérsia sobre a ratificação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990 segundo O País levou o Parlamento da CPLP a deliberar em consenso que há necessidade de fazer retificações ao Acordo que visa criar uma ortografia unificada para a língua portuguesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *