07 de Junho “Dia Mundial da Segurança dos Alimentos”

07 de Junho “Dia Mundial da Segurança dos Alimentos”

Comemora-se esta sexta-feira (07 de Junho), o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos, a data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O objectivo é garantir o acesso universal a alimentos seguros, buscando cumprir a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, evitando desse modo que cerca de 600 milhões de pessoas adoeçam anualmente ao comer alimentos contaminados por bactérias, vírus, toxinas ou produtos químicos.

Em Nampula, norte de Moçambique, a Universidade Lúrio (UniLurio), faculdade de Ciências de Saúde em parceria com a ProConsumer, Direcção Provincial da Inspecção Nacional das Actividades Económicas e a Direcção Província de Industria e Comercio, organizou uma palestra de reflexão sobre a efeméride.

Nutricionista afecta no Centro de Estudos Interdisciplinares da UniLurio, Brígida Solange Macaza fez saber que há necessidade de consciencializar a população sobre consumo de alimentos seguros como forma de evitar a contaminação de varias doenças, desde a produção do alimento.

A nutricionista Brígida, fez saber que no mundo em cada 10 pessoas uma pessoa adoece por consumo de alimento inseguro. Brígida, deu exemplo da cólera, que é uma das doenças causada pela bactéria Vibrio cholerae, que infecta água e alimentos.

A nutricionista apelou ao governo a garantir o alimento seguro através da fiscalização, assim como ao cidadão comum a tomar consciência de identificar um alimento seguro para o seu bem estar.

A OMS estima que a cada ano cerca de 600 milhões de pessoas em todo o mundo quase 1 em cada 10 habitantes – adoecem por comer alimentos contaminados e que 420.000 morrem.

Para encabeçar os esforços de promoção da segurança dos alimentos mundialmente, a ONU designou duas das suas agências, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e a Organização Mundial da Saúde (OMS).  

Por: Cremildo Alexandre

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *