Eleições 2024: CC aprova 4 candidaturas a cargo de presidente e anuncia a posição dos boletins de voto

Eleições 2024: CC aprova 4 candidaturas a cargo de presidente e anuncia a posição dos boletins de voto

O Conselho Constitucional (CC) homologou recentemente quatro candidaturas para o cargo de Presidente da República de Moçambique, de um total de 11 submetidas, rumo as eleições de 09 de Outubro.

De um total de 11 candidaturas a Presidente da República, o CC rejeitou sete por não obedecerem os requisitos exigidos. Constam, o mínimo de 10.000 assinaturas válidas, fichas sem nenhuma assinatura, assinaturas sem número de cartão de eleitor, falta de reconhecimento notarial e evidências de terem sido assinadas pela mesma pessoa em vez de vários eleitores proponentes.

O CC realizou esta quarta-feira (26.06) o sorteio das candidaturas e anunciou a posição dos candidatos no boletim de voto onde Lutero Simango, do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) lidera em primeiro lugar na lista.

Em segundo lugar, está Daniel Francisco Chapo, da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO).

E em terceiro lugar é Venâncio Mondlane, do Coligação Aliança Democrática (CAD), seguido por Ossufo Momade, da Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO).

Salientar que, as eleições presidenciais em Moçambique vão decorrer em paralelo com as legislativas e eleições dos governadores e das assembleias provinciais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *