Jogos Olímpicos Paris 2024: Papa Francisco apela aos organizadores e envolvidos a carregar a paz

Uma oportunidade para “superar as diferenças e as oposições” e para “fortalecer a unidade da nação”; uma oportunidade para “derrubar os preconceitos, para promover a estima onde há desprezo e desconfiança, e a amizade onde há ódio”. Grandes esperanças e expectativas do Papa para os Jogos Olímpicos de Paris que serão realizados na capital francesa de 26 de julho a 11 de agosto. Jogos que, “por sua própria natureza, são portadores de paz, não de guerra”, escreve Francisco na mensagem enviada ao arcebispo metropolitano Laurent Ulrich que, na manhã desta sexta-feira (19/07) celebrou a “Missa pela Paz” de abertura da trégua olímpica na Igreja da Madalena, em Paris.
Abrir as portas de igrejas, lares e corações
Na missiva, o Papa Francisco invoca os dons de Deus para todos aqueles que, como atletas ou espectadores, participarão do evento esportivo e também apoio e bênção para aqueles que os receberão no país, “especialmente os fiéis de Paris e de outros lugares”. “Sei que as comunidades cristãs estão se preparando para abrir as portas das suas igrejas, escolas e casas. Acima de tudo, que abram as portas dos seus corações, testemunhando o Cristo que habita neles e lhes comunica a sua alegria, através da gratuidade e da generosidade das suas boas-vindas a todos”, escreve o Papa, enfatizando que apreciava muito o fato de que as pessoas mais vulneráveis não foram esquecidas, “especialmente aquelas em situações muito precárias”.
Superar diferenças e oposições
A esperança do Pontífice é que “a organização desses Jogos ofereça ao povo francês uma oportunidade maravilhosa de harmonia fraterna que permitirá superar as diferenças e as oposições e fortalecer a unidade da nação”.
(Vatican News)
BOX
Os Jogos Olímpicos constituem um dos eventos desportivos mais populares em todo o mundo. Desde sua primeira edição na Era Moderna, em 1896, as Olimpíadas cresceram ao ponto de se transformarem no maior evento do planeta e o único capaz de reunir delegações de mais de 200 países em uma mesma cidade.
Entretanto, a tradição olímpica remonta há mais de 2.500 anos e tem origem na Grécia Antiga. Naquela época, foram disputadas quase 300 edições, que deixaram de ocorrer após a invasão dos romanos à Grécia.
Os Jogos Olímpicos têm como objetivo estimular a competição sadia entre os povos dos cinco continentes. Os Jogos são periódicos, mas fazem parte de um quadro mais amplo que é o Movimento Olímpico. O objetivo do Movimento Olímpico é promover a prática do desporto em todo o mundo e disseminar os valores olímpicos. É com esse espírito que os Jogos Olímpicos são realizados e celebrados.