VII Semana Nacional de fé e Compromisso Social: A CAMINHO DOS 50 ANOS DE INDEPENDÊNCIA COMO PEREGRINOS DA ESPERANÇA

Na última semana de Julho, celebramos a 7ª Semana Nacional de Fé e Compromisso Social uns dos eventos fundamentais da Igreja moçambicana. Nesta semana somos convidados a reflectir, à luz da Fé, sobre a nossa história que vai a caminho dos 50 anos da sua independência. Entre luzes e sombras destes anos, vamos identificar e abraçar os caminhos de esperança para que nos levem a construir a casa comum fonte de vida e paz. O tema escolhido está em completa sintonia com o Jubileu que a Igreja universal irá celebrar em 2025.
Temas da semana
A nossa história: luzes e sombras
Uma reflexão sobre como o Estado moçambicano foi fundado, que conquistas foram alcançadas e que erros do passado contribuíram para a lentidão do nosso projecto de progresso.
O presente que nos interpela
Onde estamos depois de quase 50 anos de construção do nosso Estado? Que ganhos temos como realidade e de que formas lidamos com o nosso compromisso como cidadãos? Estas são algumas perguntas que nos vão ajudar a fazer uma leitura apropriada da nossa história.
A voz dos Bispos desde a independência
Ao longo dos 49 anos desde a proclamação da Independência a Igreja não ficou calada apesar das restrições e mudança de relação com a nova governação. De facto, através da CEM os bispos publicaram várias cartas pastorais e comunicados em prol dum processo saudável de construção do Estado independente. Os bispos, apesar dos novos desafios que a independência lhes colocou em frente, estiveram sempre presentes acompanhando o processo de construção do Estado e os desafios que iam surgindo. Às vezes, elogiando conquistas, outras vezes, repreendendo determinadas acções, quer dos cidadãos ou quer das autoridades.
O Moçambique que queremos: um projecto de nação
50 anos de vida são o término de um trajecto, de uma etapa. É necessário reflectir sobre a realidade em que nos encontramos em relação a onde queremos chegar como nação, é este o objectivo do último tema tratado na Semana.
Enfim, precisamos de pensar se estamos satisfeitos com o estágio em que chegamos e delinear um projecto assumindo um compromisso sobre como queremos ser de hoje em diante.