“Dos cliques ao progresso: Percursos digitais para o desenvolvimento sustentável” é o tema lançado pelas Nações Unidas para este ano de 2024 para o Dia Internacional da Juventude, que é celebrado em cada ano no dia 12 de agosto.
A ONU afirma que os jovens, como gerações digitais e visionários, estão na vanguarda da adopção de novas tecnologias e constituem o maior grupo demográfico de utilizadores e desenvolvedores que moldam as tendências digitais a nível mundial, o que os torna a força motriz por trás da digitalização e da inovação, e um grupo demográfico essencial. grupo no aproveitamento do poder transformador das tecnologias para enfrentar os desafios globais.
O Conselho Provincial da Juventude em Nampula, norte de Moçambique, apela aos jovens a pautarem por um comportamento digno durante a campanha e as eleições do dia 09 de Outubro próximo.
A Directora Provincial da Juventude, Reinalda Mbeve, fez saber que a camada juvenil, deve evitar a violência durante as eleições.
Relativamente aos desafios dos jovens, a dirigente disse que a camada juvenil se depara com falta de condições para prosseguir com os seus estudos, ao que apela ao governo, no sentido de atribuir bolsas de estudos a aquela camada social.
A dirigente lembrou ainda, que governo adoptou um programa de financiamento aos jovens, onde só no distrito de Nampula, 70 jovens beneficiaram-se de kits denominado agora emprega.