Gestão de Qualidade do Ensino Básico de Moçambique

A educação é a instância competente para formar o Homem em todas as esferas que possam criar o desenvolvimento social, técnico-científico, económico, cultural, político e religioso, filosófico na tendência ao bem-estar comum.
Para tal, torna-se necessário que a Educação faҫa valer todos os procedimentos plasmados em diversos Planos Estratégicos que se traduzem na busca de prováveis soluções, visando implementação da Gestão de Qualidade do Ensino nas escolas primárias, o que implica, rigorosamente, fazer a avaliação dos Planos Curriculares, destacando o aspecto espacial e contextual de cada escola, porque as condições físico-ambientais em que deve decorrer o processo de ensino e aprendizagem variam de escola para escola e, por conseguinte, as competências dos profissionais buscam dependência às tais condições.
Por via disso, exige-se uma supervisão pedagógica eficiente e eficaz que, na verdade, oriente profissionalmente aos directores e professores das escolas para terem bom desempenho no processo de ensino e aprendizagem, abrindo caminhos para o ensino e a aprendizagem de qualidade.
Os grandes desafios enfrentados pelo sector da educação devem pautar por assegurar a inclusão e equidade no acesso e retenção na escola, melhorar a aprendizagem dos alunos e garantir uma boa governação do sistema nacional de educação, o que nos leva e entender que o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano deve agir de forma proactiva, participativa e inclusiva, para que todos os actores do processo de ensino e aprendizagem tenham a consciência lógica do indicador qualidade de ensino.
Nesta senda, é imprescindível observar que, a gestão da qualidade de educação é um processo no qual se exige a participação e o envolvimento de todas as pessoas e da sociedade em geral, sempre orientados aos objectivos pré-definidos dentro dos padrões estabelecidos pelas instâncias competentes.
Sendo assim, as constatações tidas dia após dia à luz da questão da qualidade de ensino remete-nos a uma presunção de ser um fenómeno complexo, bem como interdependente entre vários aspectos ou factores do ambiente interno e externo da escola, bem assim todas as partes interessadas.
Portanto, trabalhando afincadamente é possível identificar um processo interactivo entre a comunidade escolar e a comunidade circunvizinha, manifestando-se, assim, práticas de gestão participativa para se atingir uma qualidade de educação.
Ainda assim, podemos ter os resultados que vislumbrem um sistema de educação que tende a mudanças, caminhando em busca de um sistema de educação para todos, que abrange todas as crianças em idade escolar que ainda se encontram fora do sistema educativo, tendo a consciência de que há toda a necessidade dos aspectos como estratégia, gestão, liderança e formação estarem fortemente interligados para se atingir uma boa gestão de qualidade do ensino em todas as escolas, dando a primazia à supervisão pedagógica.
Aqui fica uma questão de reflexão: “por que se fala, de forma generalizada, da má qualidade de ensino em Moçambique?”
Por: João Nasseco