Carta do leitor
Não podemos ser assim!
Um membro da minha comunidade, baptizado e casado canonicamente, esteve em tratamento na cidade de Nampula e veio a falecer na casa do seu irmão mais novo. Assim, o irmão mais novo pediu ao os cristãos do Grupo de oração, que fica perto da casa, para fazer a celebração fúnebre. A resposta do responsável do Grupo de oração foi negativa porque o irmão onde o falecido se hospedara não participava nas actividades do Grupo. Pergunto: o malogrado será cúmplice do pecado do seu irmão, tendo em conta que ele tinha todos os documentos da igreja?
(Cléofas Macate e Dias Martins – Nampula)
VN –Se o Grupo de Oração teve acesso aos documentos de identidade cristã do falecido e se não houve outro impedimento, faltou-lhe a caridade pastoral. Na Igreja Católica, cristão não é apenas cristão na sua comunidade, ele é para todas as comunidades do mundo.
Saudades de paz em Namajuba
Namajuba é uma aldeia situada no distrito de Memba, Posto Administrativo de Mazua. A população vem sempre sofrendo ataques dos militares e polícias por causa da extracção de ouro que a povoação pratica naquela zona. Aconteceu que grupos de polícias e de militares em várias ocasiões entraram na zona arrancando bens e criando pânico na povoação que ficou sem saber por qual razão os dirigentes abandonam os seus gabinetes para ameaça-la. E a democracia será que ainda não funciona no nosso distrito?
(Carta Assinada)
VN – A luta pelas riquezas faz perder cabeça a muitas pessoas no mundo em que vivemos. A exploração dos recursos naturais e minerais obedece a trâmites legais. A Lei de Minas na República de Moçambique defende que os recursos minerais são propriedade do Estado: “os recursos minerais que se encontrem no solo e subsolo, nas águas interiores, no leito do mar territorial, na zona económica exclusiva e na plataforma continental da República de Moçambique, são propriedade do Estado” (Art. 4 da Lei de Minas no 14/2002 de 26 de Junho). A mesma lei elenca que os direitos de exploração exigem licença de reconhecimento, licença de exploração e pesquisa, concessão mineira, certificado mineiro e senha mineira (cfr. Art. 5). Entretanto, bastante preocupação está nessa acção de para além de proteger, esses policiais primarem em agressões e arrancar pertences da população.
Animador catequista?
Sou jovem eleito como animador da Palavra há 2 anos; e por iniciativa pessoal também dou catequese aos meus irmãos para que amadureçam na fé. A minha preocupação consiste em que os meus irmãos me criticam sempre pelo facto de ser animador e catequista ao mesmo tempo. Posso continuar a dar catequese?
(Serafim Cantxuna – Mocuba)
VN –A nossa igreja é ministerial. Não é mal ser animador e catequista ao mesmo tempo. Contudo, não é bom monopolizar tudo; é sempre bom deixar que os outros exerçam ministérios na comunidade. E continue a dar a catequese em casos de necessidade, em casos de haver falta ou pela insuficiência de catequistas na comunidade.