BISPOS DE MOÇAMBIQUE RECEBIDOS PELO PAPA FRANCISCO EM ROMA
2º dia
BISPOS DE MOÇAMBIQUE RECEBIDOS PELO PAPA FRANCISCO EM ROMA
Hoje, dia 24 de Setembro, os Bispos de Moçambique completaram o 2º dia da visita “ad limina apostolorum”.
Iniciámos o dia, eram 7.00, com a celebração da Santa Missa na Basílica de São Pedro na cripta onde está a sepultura de São Pedro, Apóstolo. Rezámos, à luz da Palavra de Deus e do testemunho de fé e martírio de São Pedro, por Moçambique e pelas nossas dioceses, paróquias e comunidades cristãs.
Visitar o e receber o testemunho que São Pedro deu de Cristo implica também visitar o Bispo de Roma, o Papa, coração de Pedro, que preside à caridade de todas as Igrejas. Assim foi feito, para sentirmos o pulsar do seu coração e sentir as suas alegrias e preocupações, e apresentar-lhe também as alegrias e preocupações das nossas Igrejas particulares.
O Papa Francisco, sorridente e acolhedor recebeu cada um dos bispos de moçambique pelas 9.00 na biblioteca do palácio apostólico. Não houve discursos, mas pediu que cada um dos bispos falasse livremente. Abriu-se assim um belo, cordial e sentido diálogo de mais de uma hora. Os assuntos colocados pelos bispos foram variados e de actualidade: formação do clero, a juventude, educação, situação sócio-económica de Moçambique, etc.
O Papa Francisco revelou conhecer a situação eclesial e social em Moçambique, deu bons conselhos e prometeu ajudar-nos naquilo que for necessário. O encontro foi muito proveitoso. Sentimo-nos escutados e encorajados na nossa missão.
Visitámos ainda durante o dias 3 dicastérios: Secretaria de Estado, Promoção da Unidade dos Cristãos e Diálogo Intereligioso.