Moçambique soleniza 60 anos do início da Luta Armada de Libertação Nacional

Foi no ano de 1964, que guerrilheiros da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), encabeçados por Alberto Chipande, assaltaram o Posto Administrativo do Chai, Província de Cabo Delgado, norte de Moçambique, iniciando a Luta Armada de Libertação Nacional.
Esta luta, que no lado português é conhecida como uma das frentes da guerra colonial, terminou a 7 de setembro de 1974, com a assinatura dos acordos de Lusaca, abrindo caminho para o cumprimento da promessa da independência do país, a 25 junho de 1975.
O Presidente da República e Comandante-Chefe das Forças de Defesa e Segurança, Filipe Nyusi, dirige, na Cidade de Maputo, as cerimónias centrais alusivas às comemorações do 60º Aniversário do Desencadeamento da Luta de Libertação Nacional e Dia das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM).
O evento, que se realiza sob o lema “Forças Armadas de Defesa de Moçambique: 60 Anos ao Serviço de Moçambique e dos Moçambicanos”, segundo a Rádio Moçambique, será caracterizado pela Deposição de uma Coroa de Flores, na Praça dos Heróis Moçambicanos, seguido do Descerramento da Lápide alusiva à Requalificação do Monumento e Estátua Eduardo Chivambo Mondlane, localizada no bairro do Alto-Maè