Foi no ano de 1964, que guerrilheiros da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), encabeçados por Alberto Chipande, assaltaram o Posto Administrativo do Chai, Província de Cabo Delgado, norte de Moçambique, iniciando a Luta Armada de Libertação Nacional.
Esta luta, que no lado português é conhecida como uma das frentes da guerra colonial, terminou a 7 de setembro de 1974, com a assinatura dos acordos de Lusaca, abrindo caminho para o cumprimento da promessa da independência do país, a 25 junho de 1975.
O Presidente da República e Comandante-Chefe das Forças de Defesa e Segurança, Filipe Nyusi, dirige, na Cidade de Maputo, as cerimónias centrais alusivas às comemorações do 60º Aniversário do Desencadeamento da Luta de Libertação Nacional e Dia das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM).
O evento, que se realiza sob o lema “Forças Armadas de Defesa de Moçambique: 60 Anos ao Serviço de Moçambique e dos Moçambicanos”, segundo a Rádio Moçambique, será caracterizado pela Deposição de uma Coroa de Flores, na Praça dos Heróis Moçambicanos, seguido do Descerramento da Lápide alusiva à Requalificação do Monumento e Estátua Eduardo Chivambo Mondlane, localizada no bairro do Alto-Maè