Poliomielite ou paralisia Infantil
Poliomielite ou paralisia Infantilé uma doença vira contagiosa
Sintomas
Febres, mal-estar, dor de cabeça, dor de garganta, dores abdominais, vómito, diarreia, constipação (prisão do ventre) rigidez na nuca e até mesmo meningite nas formas mais graves insta-se a flacidez muscular que afecta em um dos membros inferiores.
Causas
A poliomielite é causada pelo poliovírus, que é transmitido pelo contacto direto com fezes, salivas ou escarros de pessoas infectadas ou ingestão de água ou alimentos contaminados.
Transmissão
A transmissão ocorre por contacto de pessoas, pele, via fecal, oral (mais frequentes) por objectos, alimentos e água contaminada com fezes de doentes ou portadores, ou por via oral por meio de gotículas de secreção da orofaringe (ou falar, tossir ou espirrar).
Prevenção
A vacina é a única forma de prevenção da poliomielite.
BOX
“Assim a nossa vida, plasmada à imagem da Trindade, é chamada a realizar-se plenamente no dinamismo das relações, da amizade e do amor mútuo. Fomos criados para estar juntos, não sozinhos. Assim, em nossa missão no campo da saúde, agentes da Pastoral da Saúde na dimensão solidária, comunitária e sócio transformadora, que o amor misericordioso de Deus aqueça os nossos corações e nos aproxime ainda mais de cada irmão e irmã, seja nos lares, hospitais, nas comunidades pelas campanhas de saúde e demais acções educativas em saúde, seja nos conselhos de saúde, dentre outros. Sejamos cada dia mais agentes transformadores, com os ‘pés à caminho’ do próximo, para que ninguém se sinta sozinho ou descartado mas, que a presença fraterna de um missionário seja um remédio restaurador, capaz de resgatar o sentimento de comunidade aos que já se sentiam distantes” (Papa Francisco).