Venâncio Mondlane, candidato presidencial da República que contesta os resultados que estão sendo anúncios pelos órgãos eleitorais ao nível das províncias, diz que vai recorrer ao Conselho Constitucional.
Venâncio fez esta garantia nesta quinta-feira, na cidade da Beira, província de Sofala.
Mondlene denuncia intimidação e garante que vai recorrer ao CC após o anúncio dos resultados oficiais, apresentando provas como atas e editais originais da votação.
“Neste momento estamos a fazer, a nível nacional, a agregação dos editais originais. Estamos a tirar cópias, estamos a fazer o ‘scan’, para termos o registo também digital de todo o material e estamos enviando pouco a pouco para Maputo, para ver se depois do anúncio dos resultados nacionais pela CNE [Comissão Nacional de Eleições] a gente tenha condições para rapidamente apresentar o recurso ao Conselho Constitucional”, afirmou Mondlane citado pela DW.
Segundo os anúncios públicos feito pelas comissões distritais e provinciais de eleições, dão vantagem ao partidor no poder, FRELIMO e o seu candidato presidencial, Daniel Chapo, com mais de 60% dos votos.