O que é a varíola dos macacos?

É uma doença infecciosa que passa dos animais para os humanos, causada pelo vírus de mesmo nome (varíola dos macacos). Este vírus é membro da família de Orthopoxvirus, a mesma do vírus da varíola, doença já erradicada entre os seres humanos.
Onde surgiu a varíola dos macacos?
A varíola dos macacos foi identificada pela primeira vez em 1958 entre macacos de laboratório. O primeiro caso em humanos foi notificado em 1970, na República Democrática do Congo.
Quais os sintomas da varíola dos macacos?
A doença começa com febre, fadiga, dor de cabeça, dores musculares, sintomas semelhantes a um resfriado ou gripe. Em geral, de a 1 a 5 dias após o início da febre, aparecem as lesões na pele ou manchas vermelhas. Essas lesões aparecem inicialmente na face, espalhando para outras partes do corpo.
Como diminuir o risco de infecção?
Ficar atento aos sintomas e buscar atendimento médico; evitar o contacto próximo com pessoas infectadas ou com suspeita de infecção; não estigmatizar a doença; usar máscaras; cobrir braços e pernas em aglomerações; higienizar as mãos.
A varíola dos macacos tem cura?
Sim, além dos medicamentos específicos, o próprio sistema imunológico é capaz de eliminar o vírus e o paciente ficar completamente curado.
A vacina da varíola humana protege contra a varíola dos macacos?
Sim, estudos apontam que a vacinação prévia contra varíola pode ser eficaz contra a varíola de macacos em até 85%.
Qual a diferença entre a varíola dos macacos e a varíola humana?
As duas doenças têm sintomas semelhantes, porém a varíola dos macacos parece ser mais leve e menos contagiosa do que a versão humana. A varíola humana foi um flagelo de grandes proporções, com mortalidade em 30% dos casos de infecção, ela foi erradicada em 1980.
BOX
Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objectivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero. Participe na Campanha.