Encontro entre PR e candidatos Presidenciais agendado para terça-feira
Por: Cremildo Alexandre
Face as manifestações que ocorrem quase por todo pais em protesto aos resultados eleitorais de 9 de Outubro, o presidente da república de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi veio recentemente mostrar abertura para o diálogo.
O diálogo que visa colocar o fim da tensão pós-eleições em Moçambique, foi desde exigido pelos diversos organismos políticos, sociedade civil e religiosos.
Recorde-se que as manifestações que ocorrem no país, já deixaram mais de 60 hobitos, vários feridos e detidos.
O dialogo marcado pelo chefe do estado para resolução da tensão no pais esta marcado para, próxima terça-feira, 26 de Novembro.
Filpe Nyusi que reconhece os anseios dos jovens no país, disse que os problemas dos moçambicanos só podem ser resolvidos pelos próprios moçambicanos.
O candidato presidencial, Venâncio Mondlane, que alega vitória das eleições de 9 de Outubro, aceitou o convite do chefe do estado mas impôs algumas condições. Das condições destaca-se um termo de referência ou seja uma agenda por ele efectuada.
“Eu, Venâncio Mondlane, candidato vencedor das eleições presidenciais de 2024, aceito sem reservas esse diálogo, aceito essa mesa de diálogo (…). Mas esse dialogo, como qualquer diálogo, como qualquer negociação, como qualquer tipo de encontro institucional, deve ter uma agenda”, anunciou Venâncio.
Mondlane, declarou ainda que a mesa do diálogo “Não devem ser diálogos à porta fechada, em segredo, para que a gente se acerte nos nossos segredinhos sem que o povo saiba”, afirmou.
O processo de diálogo para a solução do problema em Moçambique, acontece numa altura em que ocorre um processo-crime contra Venâncio Mondlane pela Procuradoria-Geral da República.