DIÁLOGO ENTRE A PALAVRA DE DEUS E A CULTURA

Falando do diálogo entre a Palavra de Deus e a cultura, a IV ANP sustenta que o mistério da encarnação do Filho de Deus que se fez homem como nós mostra-nos que Deus comunica-Se sempre numa história concreta, assumindo os valores culturais nela inscritos, e a própria Palavra de Deus pode e deve transmitir-se em culturas diferentes, transfigurando-as a partir de dentro através da evangelização das culturas. Ou seja, a Palavra de Deus manifesta um carácter profundamente intercultural, capaz de encontrar e fazer encontrar culturas diversas.
A ser assim, o reavivamento do anúncio e testemunho da Palavra de Deus comporta o diálogo entre o Evangelho que é anunciado e a cultura que o acolhe.
A Boa Nova é para todo o homem e para o homem todo, que chega até ele na sua própria cultura. Neste sentido, o processo do diálogo entre o evangelho e a cultura envolve as culturas e os anunciadores da Palavra. Eles devem ser capazes de entrar nas culturas dos povos para que possam iluminá-las com o Evangelho de Cristo.
Sobre a necessidade deste diálogo entre a Palavra e acultura, a IV ANP sublinha que os anunciadores valorizem a cultura dos destinatários da sua pregação, seguindo o exemplo de Paulo: «Para os judeus fiz-me judeu, a fim de ganhar os judeus… Fiz-me fraco com os fracos, a fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, a fim de salvar a todos. E tudo isso faço por causa do Evangelho, para dele me fazer participante» (1Co 9,20-23).
Olhando para Moçambique, a IV ANP realça que a Igreja desenvolve a sua missão evangelizadora no seio de um universo cultural composto pelas culturas tradicionais e pela cultura digital, cada uma delas reclamando especial atenção no processo da evangelização.
Na relação entre Palavra de Deus e cultura digital, a IV ANP recomenda a importância da utilização cuidadoso e inteligente dos meios de comunicação social, um conhecimento apropriado destes instrumentos. Ademais, para além da forma escrita, a Palavra de Deus deve ressoar também através das outras formas de comunicação.
Proposta de acções a desenvolver a nível paroquial
Fomentar e introduzir as plataformas digitais e as novas tecnologias como apoio à formação e à informação a nível paroquial.
BOX
SINODO informação