Juntos damos voz as camadas desfavorecidas!

Nossa Missão

Formar uma consciência de cidadania responsável e plural, procurando educar os seus leitores a sentir-se cidadãos e cristãos convencidos, incutindo neles o respeito pelo social e religiosamente diverso. Os temas tratados e insistidos sistematicamente na Vida Nova são substancialmente aqueles que se relacionam com a alegria, esperança,os desafios e a caminhada das comunidades cristãs no país. Por isso, a VN privilegia:

• Temas sociais relacionados com a cultura, educação, saúde e higiene, civismo, ética, direitos da criança, direitos humanos, questões de género, justiça e paz, ecologia, cidadania, tolerância, respeito pela diversidade, etc.;

• Temas religiosos como estudo da Bíblia, catequeses, liturgia, homilética, história das religiões, ecumenismo, diálogo interreligioso, valores cristãos…

A Vida Nova interessa-se também amplamente pela educação à mundialidade e a atualidade eclesial nacional e internacional.

A Vida Nova reflete a situação sociocultural e religiosa de Moçambique e em particular da maioria da população que vive em zonas rurais onde ainda a revista é o único apoio formativo para quem assume um trabalho na comunidade. A Vida Nova privilegia o ponto de vista e a voz das camadas mais desfavorecidas e estimula a reflexão da comunidade cristã, ajudando-a no discernimento para assumir decisões que respeitem e promovam a dignidade humana. A Vida Nova é ainda um meio privilegiado de comunicação social.

A partir da análise das assinaturas à Vida Nova, cabe salientar que quase 70 por cento dos leitores pertence a uma camada da sociedade economicamente baixa, com um nível de instrução básico e proveniente, a maior parte destes subscritores, de ambientes rurais. Daí que a opção editorial da Vida Nova aposte por uma apresentação dos temas a nível popular sem por isso deixar de aprofundar as temáticas apresentadas.

Em muitas paróquias e comunidades cristãs existe ainda o ministério de “Leitura da Vida Nova” em comum, cujo objetivo é traduzir os conteúdos da revista em língua local com a finalidade de atingir o público dos não alfabetizados. Geralmente esta leitura comunitária da revista é feita aos Domingos depois da celebração eucarística. Ultimamente, muitas paróquias têm instituído o ministério da Comunicação Social cuja finalidade é também promover a difusão da revista e enviar notícias de primeira mão à redação da Vida Nova quando houver informações importantes para divulgar.

Os redatores, correspondentes, desenhadores e outros colaboradores da Vida Nova são cristãos comprometidos com a causa da revista e com as causas do Evangelho. Todos eles colaboram de maneira voluntária e gratuita.

Junte-se a nós

Deixe-nos uma mensagem

Erro: Formulário de contacto não encontrado.

Centro Catequético Paulo VI, Anchilo, EN1, Nampula