Humanizando o ambiente de trabalho

Humanizando o ambiente de trabalho

É comum ouvirmos a expressão “o trabalho dignifica o homem”. Ora, em virtude do contexto global de crise financeira agravado pela pandemia da Covid-19, muitas famílias ficaram sem trabalho remunerável. Empresas e organizações incontáveis fecharam e despediram seus colaboradores. Consequentemente, o poder aquisitivo é menor, mas o custo de vida é cada vez mais insuportável.

Diante desta realidade, pessoas há domadas pela crise violenta de ansiedade e síndrome do pânico, porquesesentem impotentes, inválidas e incapazes de lutar pela sua sobrevivência. Além disso, em alguns ambientes de trabalho, hoje,falta o humanismo, pois situações de exploração humana e desrespeito da dignidade e falta de consideração são factos frequentes que carecem da nossa atenção.

Um trabalho digno é aquele que promove o sentimento de utilidade, desafia as pessoas a crescer e vencer; gera o aprendizado constante e acresce as habilidades, fornece sustento e realização de objectivos pessoais; fortalece a autoconfiança na realização de acções úteis e superação dos desafios,leva à criação de conexão com outras pessoas e fortalece a amizade; mas também o trabalho ocupa a mente, porque,como diz o ditado,“mente vazia é oficina do diabo”, ou seja, não ter uma ocupação pode levar o indivíduo a alimentar pensamentos ruins e se sentir deprimido.

Neste sentido, é importante que instituições públicas e privadas, bem como em todos os ambientes laborais se garantam medidas que elevam a satisfaçãoe a felicidade no trabalho, contribuindo para ambientes colaborativos e harmónicos. De facto, o capital humano é o recurso mais precioso de qualquer instituição, e investir na sua motivação agrega benefícios para investidores, líderes, clientes e para os próprios empregados.

Portanto, humanizar o trabalho exige a valorização das pessoas e suas acções no local de trabalho. Ou seja, a entidade empregadora se preocupa com a qualidade de vida, saúde e segurança no trabalho, saúde mental, autoconhecimento, formação permanente dos colaboradores visando a criação de relações em que todos ganham: o empregado, a empresa e o cliente.

É importante, assim, saber que a humanização pode agregar diversos benefícios, dependendo da estratégia, do nível de alinhamento às aspirações dos funcionários e de sua inclusão. Um ambiente humanizado torna-se mais colaborativo e melhora o clima organizacional, ao mesmo tempo que favorece a retenção de talentos, respondendo a um dos maiores desafios para os profissionais de Recursos Humanos e gestão. Proporciona, também, o aumento da produtividade e da eficiência, e diminui o absentismo laboral.

A humanização serve não só para as instituições civis e estatais, como também para as comunidades cristãs, porque Cristo ensinou-nos que o amor é o distintivo do cristão (cf. Jo 15,13).

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Pe Cantífula de Castro