
Setembro: mês das promessas
Este ano podemos considerar o mês de Setembro como o mês das Promessas.
Promessas com a P maiúscula. Setembro é o mês da Bíblia, nós sabemos que Deus cumpre todas as suas promessas, e tem prazer de abençoar os seus filhos.
Setembro é o mês em que se realiza a campanha eleitoral, em preparação das próximas eleições gerais de 9 de Outubro, onde todos os candidatos apresentam as suas “promessas eleitorais” para aliciar os eleitores e alcançar mais votos.
No Antigo Testamento, temos os relatos históricos e teológicos das promessas que Javé fez ao povo de Israel. Aqui vão alguns exemplos:
“De todas as boas promessas do Senhor à nação de Israel, nenhuma delas falhou; todas se cumpriram.” (Josué 21,45)
“Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala e deixa de agir? Acaso promete e deixa de cumprir?” (Números 23,19)
“Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e, em troca, darei um coração de carne.” (Ezequiel 36,26)
No Novo Testamento temos a promessa de Jesus para com os seus que não os deixará sozinhos ma que enviará o seu Espírito. E assim foi.
Vida eterna, perdão para os pecados, paz, salvação em Jesus, são uma das promessas de Deus para todo aquele que crê.
“Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel.” (Hebreus 10,23)
“E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.” (1 João 2,25).
Na campanha eleitoral também iremos escutar promessas para melhoramento da vida social e económica das pessoas. Haverá quem promete empregos, arranjar estradas, cuidar da camada mais frágil da sociedade, desenvolver a formação e a participação das mulheres na vida social ou haverá, também, quem fará promessa para salvaguardar o interesse dos grandes empresários ou das grandes multinacionais que investem no Pais sem deixar nenhum rastos ou dos que já tem e nada querem partilhar com os outros.
A campanha eleitoral é mesmo como uma corrida que poe em campo todos os meios para convencer os eleitores que o partido “X” vai-te dar mais benefícios do que o outro para chegar primeiro.
Promessas, promessas e anda mais promessas. Celebrando o mês da Bíblia esperamos que as promessas eleitorais sejam como aquelas de Deus que orientam toda a humanidade para que tenha vida e vida em abundancia.
Mês da Bíblia 2024 – “Porei em vós meu espírito e vivereis” (Ez 37,14)

Tornar a Palavra de Deus conhecida, rezada, meditada e, principalmente, anunciada pelo testemunho autêntico de tantos fiéis comprometidos e encantados pela Escritura este é o objetivo que alcançamos neste mês.