VERDADES SOBRE A RADIOGRAFIA DO TÓRAX
VERDADES SOBRE A RADIOGRAFIA DO TÓRAX
Por: Éden Mucache
Radiografia de tórax, comumente chamada de raio-X de tórax, é uma imagem semelhante a uma fotografia do coração e dos pulmões, que usa uma pequena dose de radiação para criar uma imagem. Esse é um dos exames médico mais realizado.
O exame de raios-X fornece imagens rápidas, de alta qualidade e são relativamente baratas. O tempo médio para os exames de filmes simples não leva mais do que 10-15 minutos e não requerem preparação especial do paciente. A imagem dos raios-X é estocada em um pedaço de filme que é chamada de radiografia. As partes do corpo envolvidas são coração, vasos sanguíneos próximos ao coração, pulmões e costelas e outros ossos.
O raio X do tórax é feito para verificar doenças ou anormalidades do coração, dos pulmões, dos ossos ou vasos sanguíneos no tórax. O médico pode solicitar um raio X do tórax em resposta a determinados sintomas ou para ajudar a diagnosticar um problema médico. Entre os sintomas que podem requerer um raio X do tórax estão: Tosse intensa ou persistente; dor no peito; tosse com sangue e falta de ar.
Os seguintes problemas podem ser diagnosticados por um raio X do tórax: Doença cardíaca congênita; insuficiência cardíaca, fraturas das costelas; cancro de pulmão;pneumonia e tuberculose.
A radiação ionizante utilizada na produção das imagens de raios-X é carcinogênica e a exposição contínua a estes raios ao longo do tempo pode causar dano ao corpo e aumentar o risco de câncer. Entretanto, especialistas consideram que os benefícios de um diagnóstico e tratamento precisos compensam o pequeno risco envolvido no exame.
Os riscos dos raios-X são maiores para crianças pequenas e bebês em gestação e o médico deve ter isso sempre em mente quando decidir sobre a necessidade de um exame por imagem utilizando raios-X. Se você estiver grávida ou com suspeita de gravidez, informe seu médico ou técnico de radiografia.
Então? Já percebe porque o seu médico pede a radiografia do tórax?