Comemoração do dia da juventude
FALTA DE EMPREGO E HABITAÇÃO PREOCUPA JOVENS DE NAMPULA
O governador de Nampula, Manuel Rodrigues Alberto, desafiou aos jovens desta parcela do país a continuarem a trabalhar no processo de desenvolvimento do país.
O desafio lançado pelo governador da província foi feito durante a comemoração do dia internacional da juventude, que este ano é celebrado com o lema “Engajamento da juventude para acção global”.
Manuel Rodrigues disse que os jovens devem trabalhar para enfrentarem os actuais desafios que esta camada enfrenta no que diz respeito a falta de emprego e espaço para a construção das suas moradias.
Dos 378 mil empregos previstos até 2024, Manuel Rodriguês explicou que o seu executivo junto dos parceiros já criou só no primeiro semestre deste ano 12 mil empregos, onde destes foram ocupados maioritariamente por jovens.
“O acesso a habitação condigna para os jovens desta província continua a ser uma aposta para o governo de Nampula” sublinhou Manuel Rodrigues, onde prometeu que, o seu executivo vai continuar a criar condições junto dos municípios desta província de modo que os jovens sejam atribuídos espaços para a construção das suas casas.
Alguns jovens entrevistados pela equipa da Vida Nova, disseram que a situação de falta de emprego na província de Nampula piorou e ligado a este problema está também a falta de habitação que constitui um calcanhar de Aquiles.
O presidente do conselho provincial da juventude de Nampula, Gilberto Francisco, explicou que a juventude de Nampula deve trabalhar com base nas acções do governo para conseguir ultrapassar todos os desafios que a camada está a enfrentar neste tempo da COVID-19 e não só que é a falta de emprego e espaço para a construção das suas residências.
(Por Júlio Assane)