Os moradores do posto administrativo de Muatala, bairro de Mpwexa, na cidade de Nampula mostram-se preocupados com o aumento de casos de criminalidade naquela zona residencial.
Alguns moradores, entrevistados pela nossa reportagem, disseram que o número de casos de criminalidade naquele bairro aumentou uma semana depois que o Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, começou a relaxar algumas medidas.
Sílvia Raul António, uma das moradoras entrevistadas pela Vida Nova, disse que no tempo em que os cidadãos eram obrigados a ficar em casa a partir das 6 horas da noite, o número de casos já havia reduzido de forma grandemente.
Bile Jacinto Veriwane sublinhou que quando chega as 19 horas os cidadãos têm medo de circular, temendo serem agredidos por malfeitores.
O nosso entrevistado explicou que, a abertura clandestina de alguns bares naquele bairro contribui para que os casos de criminalidade voltassem a aumentar.
“Quando a polícia exigia as pessoas para ficarem em casa nos dias passados, os gritos de socorro já não existiam” referiu António Celestino para quem, a policia faz o trabalho de patrulha até uma certa hora, dai eles voltam aos seus locais de trabalho.