POR MEDO DO NOVO CORONAVIRUS

Há utentes que dão dados errados depois de serem feitos teste da COVID-19
O Hospital Central de Nampula denunciou ontem (16.09) a existência de utentes que fornecem dados falsos no preenchimento de boletim de identificação do doente (BDI).
A denúncia foi feita pela directora dos serviços de urgências de Banco de Socorros Dalva Khosa, durante o habitual briefing quinzenal de apresentação de casos que se registam naquela maior unidade sanitária.
A nossa fonte explicou que o facto começou a registar-se depois de ser anunciado o novo normal nas unidades sanitárias e a retoma das consultas externas e cirurgias electivas.
Dalva Khosa disse, por outro lado, que a situação está a dificultar aquilo que é o trabalho dos profissionais de saúde que ali estão afectos, em localizar o doente e os seus respectivos familiares, para dar a conhecer a situação do doente e para informar ao mesmo em casos de estar infectado com a doença do novo Coronavírus e dar seguimentos dos contactos.
Um outro problema apontado por Khosa tem que ver com a falta de sangue desde o inicio da pandemia da COVID-19. Isso é acrescido com a falta de doadores que por medo da COVID-19 os mesmo não se fazem sentir naquele hospital para doar sangue.
A fonte instou os cidadãos desta província para voltarem a doar sangue como forma de salvar vidas das pessoas que se encontram internadas naquela maior unidade sanitária.
Khosa explicou que com a falta de sangue naquele Hospital torna difícil a realização de cirurgias de pacientes que carecem de sangue.
(Júlio Assane)