Visão Mundial implementa projecto “juntos educando a criança”
Cerca de 25 (vinte e cinco) milhões de meticais é o valor que será usado pela Visão Mundial na província de Nampula para a materialização do projecto “Juntos educando a criança” terceira fase.
O Projecto “Juntos Educando a Criança” está ser implementado nos distritos de Muecate e Nacaroa em Nampula e, prevê-se abranger um total de 50 mil crianças dos dois distritos ate o termino do projecto.
Na segunda fase do projecto que terminou no mês de Setembro último, estava orçado em 50 milhões de meticais e o mesmo tem como objectivo de melhorar a qualidade de aprendizagem de crianças em idade escolar e as boas práticas de saúde, higiene e nutrição.
Até Setembro último, o projecto já construiu várias infra-estruturas escolares como 29 escolas, 435 blocos de latrinas melhoradas, 160 cozinhas e armazéns escolares e 57 novos furos de água para além de fornecimento de 45,671,038 refeições para alunos e professores, apoio ao sector de saúde na desparasitação e distribuição de vitaminas para 71,258 alunos, apoio a 90 grupos de pequenos agricultores em técnicas melhoradas de produção e fornecimento de insumos, capacitação de 1.322 professores e 245 Directores das Escolas em abordagens pedagógicas.
O governador da província de Nampula, Manuel Rodrigues Alberto, explicou que as actividades realizadas pelo projecto “juntos educando crianças”, teve um grande impacto na construção de infra-estruturas escolares e no fornecimento de refeições e de material didáctico aos alunos das classes iniciais.
Manuel Rodrigues disse que o projecto depois do seu término nos próximos anos, não deve morrer como tal, com tudo, as organizações envolvidas devem continuar a trabalhar junto do governo para a contínua materializarão do projecto dentro das escolas e comunidades desta parcela do país.
O Director interino da Visão Mundial, Manuel Januário, explicou que durante a segunda fase do projecto juntos educando a criança, o sector que dirige já ajudou varias escolas dos distritos de Nacaroa e Muecate na construção de varias infra-estruturas e entregue diversas materiais didácticos aos alunos de ensino inicial dos distritos onde o projecto está a ser materializado.
(Júlio Assane)