Para um estilo de vida sustentável

Para um estilo de vida sustentável

Ao final do Regina Coeli na solenidade de Pentecostes (23/5/21), papa Francisco anunciou um percurso operativo de sete anos, que guiará todas as realidades eclesiais a assumir um estilo de vida sustentável: plataforma Laudato’Si.

“Amanhã encerra-se o Ano Laudato si’. Agradeço a todos aqueles que participaram com numerosas iniciativas no mundo inteiro. É um caminho que devemos continuar juntos, ouvindo o grito da Terra e dos pobres. Por isso, começará imediatamente a “Plataforma Laudato si’”, um caminho activo de sete anos que orientará as famílias, as comunidades paroquiais e diocesanas, as escolas e as universidades, os hospitais, as empresas, os grupos, os movimentos, as organizações e os institutos religiosos a assumir um estilo de vida sustentável. E parabéns aos numerosos animadores que hoje recebem o mandato de propagar o Evangelho da Criação e de cuidar da nossa casa comum.” (Papa Francisco, Regina Coeli de 23/5/21).

Francisco destacou a necessidade de dar continuidade à Semana da Laudato Si, celebrada no mês de Maio, “Vai começar imediatamente a Plataforma ‘Laudato Si’, um percurso de sete anos que vai guiar as famílias, as comunidades paroquiais e diocesanas, as escolas, as universidades, os hospitais, empresas, grupos, movimentos, organizações, institutos religiosos, para assumir um estilo de vida sustentável”, indicou. A iniciativa é resultado de um esforço liderado pelo Vaticano para capacitar instituições católicas, comunidades e famílias para implementar as orientações da encíclica na próxima década. O Papa deu os parabéns aos animados ‘Laudato Si’, que receberam o mandato especial para “difundir o Evangelho da Criação e de cuidar da casa comum” no dia de Pentecostes.

Celebreremo un incontro di preghiera di chiusura da Assisi e Roma per esprimere la nostra gratitudine a Dio nostro Creatore e chiedere sostegno per il lavoro a venire. In questa festività di Pentecoste, in cui si celebra anche l’inizio della Chiesa, vogliamo rimettere un mandato missionario agli Animatori locali Laudato Si’ e ad altri operatori pastorali, affinché vadano ad annunciare “il Vangelo della Creazione” (LS capitolo 2) in ogni angolo del globo. Dato il tema dell’evangelizzazione, la celebrazione sarà guidata dal cardinale Tagle.

Na missa de encerramento da Semana da Laudato Si que teve lugar em Assis e Roma foi o momento para expressar a nossa gratidão a Deus, nosso Criador, e pedir apoio para o trabalho que está para vir. Na solenidade de Pentecostes, em que se celebra também o início da Igreja, foi entregue um mandato missionário aos animadores locais Laudato Si ‘e a outros agentes pastorais, para que vão anunciar “o Evangelho da Criação” (LS capítulo 2) em todos os cantos do globo.

 

Os 7 Objectivos da Plataforma Laudato Si

Acompanham a caminhada estes objectivos operacionais: a resposta ao grito da Terra, a escuta do grito dos pobres, a economia ecológica, a adopção de um estilo de vida simples, a educação ecológica, a espiritualidade ecológica e o compromisso comunitário. Na mensagem que papa Francisco enviou no dia do lançamento da Plataforma renova a exortação, dirigida a todas as pessoas de boa vontade e contida na carta encíclica promulgada em 2015: “tenham cuidado com a Terra, que é a nossa casa comum ”.

A actual pandemia trouxe à luz ainda mais o grito da natureza e dos pobres que mais sofrem com ela, destacando que tudo está interligado e interdependente e que nossa saúde não está separada da saúde do meio ambiente em que vivemos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *