O Chá de panela
Um pouco por todo o nosso país, a festa do Chá da panela ou da cozinha, faz parte de todo o processo preparatório do matrimónio, por parte da noiva.
Um Chá de Panela, é uma festa tradicionalmente organizada pela madrinha, amigos ou familiares da noiva, realizada antes do casamento, com uma antecedência de um mês. O objectivo é ajudar os noivos na vida nova, montando a cozinha do casal. Entretanto, no Chá de Panela tradicional, apenas as mulheres é que participam. As convidadas são previamente escolhidas pela noiva e geralmente, são pessoas mais próximas, com vista a tornarem o ambiente bem descontraído.
Chá de panela em Moçambique
Em Moçambique, este evento já está a ganhar um grande espaço. É organizado por mulheres juntamente com a noiva, antes desta celebrar o matrimónio ou Lobolo. Nesta festa, também nunca devem faltar as brincadeiras, os castigos, as mensagens, danças e cânticos típicos, a entrega dos presentes e brindes.
No tocante às Brincadeiras, estas são abrilhantadas pelas nossas danças tradicionais, mensagens e fantasias bem divertidas, tipicamente moçambicanas, com o toque de um clima do próprio dia.
Outro detalhe importantíssimo tem a ver com a entrega dos convites a tempo e hora, para que as convidadas possam planificar a agenda e comprar atempadamente os presentes que se adequam às necessidades do novo casal.
Chá de panela cristão
No contexto cristão, o Chá de Panela é também chamado “Chá de Bênção” e é organizado com muito amor pelas madrinhas para as noivas ou para os noivos. Desde o noivado, são introduzidas algumas práticas para ajudar a todos nesse caminho, até ao matrimónio.
Entretanto, a diferença entre o vulgar Chá de Panela e o “Chá de Bênção é a busca de santidade conjugal e o agradecimento a Deus.
Geralmente, neste contexto cristão, os noivos evitam sobrecarregar os amigos. Desta feita, eles criam neste processo preparatório, aquilo que chamam de “Missão Padrinhos”. Trata-se de um calendário do dia em questão, até ao momento do matrimónio, em que cada dia, há uma intenção. Essa é a missão dos padrinhos: rezarem pelos noivos.
Entretanto, outras actividades podem garantir muitas risadas, romantismo e um bom humor ao evento, de forma discreta.
Por Judite Macuacua Pinto