Famílias fustigadas pelo ciclone tropical Gombe no distrito de Meconta queixam-se de falta de apoio em produtos alimentares por parte do Governo
Como havia sido previsto, milhares de famílias ficaram sem as suas habitações por conta da passagem do ciclone tropical Gombe, que afectou todos os distritos de Nampula, mas com maior incidência às da zona costeira.
Já no distrito de Meconta, a norte da província de Nampula, a fúria de Gombe destruiu várias infra-estruturas dentre públicas e privadas, incluindo habitações das populações.
Face a situação calamitosa que afectou a província de Nampula pela segunda vez, algumas famílias reassentadas no posto administrativo de Namialo, lançam um grito de socorro às autoridades de tutela na disponibilização de produtos alimentares, sobretudo na reconstrução das suas habitações.
“Nós pedimos a quem de direito para que nos apoiem em produtos alimentares e em material de construção para as nossas casas”, suplicaram.
O Secretário de Estado em Nampula, Mety Gondola, dirigiu-se ao distrito de Meconta, para dar conforto às famílias, e garantiu que dentro de dias serão despenalizados produtos alimentares e material para a reconstrução das suas habitações.
Dados preliminares indicam que mais de duas mil casas de construção precária ficaram destruídas e vias de acesso por conta da passagem da depressão tropical Gombe na província de Nampula.