Falando na manhã deste Domingo de Pentecostes (05/06), na Paróquia do Imaculado Coração de Maria (em Anchilo), para vários movimentos eclesiais ali presentes, desde a vigília do Sábado, o prelado realçou a indispensabilidade do Espírito Santo na vida dos cristãos: “A presença do Espírito Santo na vida do cristão é uma necessidade incontornável, assim como o ar é necessário para todo o ser vivo”.
A existência dos vários movimentos na Igreja, de acordo com Dom Inácio, é para o enriquecimento da Igreja: “diferentes carismas, diferentes dons do Espírito Santo, para o enriquecimento da Igreja, para beleza mesmo da Igreja…”.
Em crítica aos que fazem pouco à existência dos movimentos eclesiais, o prelado rematou: “O que faz a beleza do jardim não é a uniformidade (das cores das flores), é isso que faz a beleza da Igreja, diferentes carismas, diferentes movimentos […]. Os movimentos são para o enriquecimento da Igreja”.
Na ocasião, D. Inácio, entre outros fiéis, desafiou aos movimentos eclesiais a rezarem pelos próximos eventos eclesiais, com destaque para a 2ª Jornada Nacional da Juventude, a Assembleia Arquidiocesana de Pastoral e o Sínodo dos Bispos.