15 Membros da Comissão Distrital de Eleições tomaram posse na última terça-feira (28/06), em Nampula
A instalação dos órgãos eleitorais do nível distrital, na Província de Nampula, acontece sob vigorosos apelos, no sentido de que as eleições autárquicas do próximo ano sejam livres e de maior participação dos cidadãos.
A última terça-feira (28/06) foi o dia de tomada de posse dos Membros da Comissão Distrital de Eleições no Distrito de Nampula, numa cerimónia na qual o respectivo Administrador do distrito, Rafael Tarcísio, recordou aos empossados, que são o garante da fiscalização de todo o processo eleitoral e que devem trabalhar com transparência e boa conduta.
Rafael Tarcísio garantiu que o governo do distrito de Nampula tudo fará para que os processos eleitorais, que se avizinham, possam decorrer num ambiente pacífico.
Enquanto isso, a mandatária do Presidente da Comissão Provincial de Eleições, em Nampula, Alzira Manhiça, disse esperar dos novos Membros da Comissão Distrital um alinhamento de ações, compromisso, confiança mútua e trabalho em equipa.
Alzira Manhiça lembrou que o papel dos órgãos eleitorais é garantir a realização de eleições sem facilitar nem dificultar a eleição de um ou outro candidato.
A fonte reconheceu que continua como desafio melhorar os processos eleitorais no sentido de promover e elevar cada vez mais a imagem dos órgãos de Administração e gestão eleitoral.
Nessa perspectiva, disse ser necessário limar algumas irregularidades havidas nos processos eleitorais anteriores.
Desafiou aos 15 membros da CDE a respeitarem os valores que constituem pilares do seu trabalho, que se resumem na Liberdade, Justiça, Transparência, Integridade, Profissionalismo, eficiência e eficácia, fazendo com que esses prevaleçam acima de qualquer interesse individual.
Alzira Manhiça espera numa Comissão Distrital de Eleições humilde e que dá ouvidos ao cidadão, pacífica e exemplar na missão de supervisionar o processo eleitoral no seu todo.
Renovou o apelo de não se guiarem pelo relógio nem pelos dias de semana, durante as suas actividades, como forma de garantir uma preparação robusta do processo e a sua realização com êxito.
Na ocasião, foi feita uma exortação para todos os intervenientes do processo eleitoral no sentido de colaborarem incansavelmente com os órgãos criados para o sucesso das sextas eleições autárquicas.
Constam da lista dos empossados André Jana, Jumita Gilberto da Costa, Teresa Alves Trindade, Barros Carlos Timpua, Luís Muhapa, Álvaro André Teófilo, Ossufo Ossufo, Júnior António, Luciano Maulana, Tina Beatriz Niquia, Sérgio Sumaila Armando, Anifa Adamo, Milú Ismael Buandão, Jorge Munissa e Alfane Amorim.
Esses 15 Membros da Comissão Distrital de Eleições são provenientes de Partidos políticos, confissões religiosas e da Sociedade Civil.
André Jana foi eleito Presidente da Comissão Distrital de Eleições de Nampula e Barros Carlos Timpua, Vice-presidente do Órgão.
Recorde-se que as próximas eleições Autárquicas, as sextas na história dos país, estão marcadas para dia o 11 de Outubro de 2023.
Por Elísio João