As avenidas que poderiam possibilitar o acesso fácil aos bairros, estabelecimentos comerciais, escolas e outros, encontram-se num estado deprimente e perigoso para motoristas de transportes semicolectivos e moto-taxistas, em particular, e a todos utentes, em geral.
Caso mais preocupante é o da Avenida FPLM que parte da Academia Militar, no bairro de Muahivire, que é caracterizada por escavações equivalentes a valas comuns.
Um cidadão, que apenas se identificou por Manuel, considera a situação como sendo consequência da falta de manutenção desta e das outras ruas e Avenidas desta cidade.
Entretanto, pede a quem de direito para intervir na reabilitação daquela Avenida, sem menosprezar as outras que se encontram na mesma situação.
Por seu turno, Dionísio Martins, moto-taxista, disse que esta realidade é uma grande dificuldade, não apenas para ele, mas para todos munícipes. Acrescentou ainda que a multiplicação das covas nas ruas de Nampula cria condições para acidentes de viação, porque, segundo suas palavras, a cada tentativa de contornar esta ou aquela cova cresce a probabilidade de chocar-se com outros veículos.
Ele exige do governo a manutenção das estradas, dada que, segundo ele, a situação é vergonhosa.
As escavações das estradas são uma questão que não deve ser vista como sendo da necessidade secundária, dada a sua importância na locomoção de pessoas e bens desta nossa linda e amada cidade de Nampula.