Pais e encarregados de educação satisfeitos com o apoio da Visão Mundial em Cazuzu, no Distrito de Murrupula
Pais e encarregados de educação da EP1 de Munena, localidade de Cazuzo, distrito de Murrupula, província de Nampula, mostram-se satisfeitos com o apoio da Visão Mundial, uma organização não governamental, que apostou na construção de um edifício escolar e abertura de um furo de água.
A satisfação foi manifestada esta quarta-feira (20/07), pela comunidade ali residente. Segundo as nossas fontes, já lá se passa muito tempo que foram formulados pedidos de intervenção do governo na construção de um edifício escolar, mas sem sucessos.
Os alunos estudam nos alpendres construídos com material precário. A situação torna-se complicada na época chuvosa quando estes são obrigados a não se fazerem às salas de aulas, comprometendo assim o aproveitamento pedagógico.
Ciente da situação, a Direcção da Escola, em colaboração com a comunidade, decidiu construir um edifício escolar com um fundo de Apoio Directo às escolas, mas, que após o início, as obras ficaram paralisadas por exiguidade dos fundos.
Eis que a Visão Mundial se prontificou em ajudar, tendo disponibilizado material de construção para o término deste edifício, para além da abertura de um furo de água, oque constitui motivo de alegria no seio daquela comunidade.
O Director deste estabelecimento de ensino primário disse que o edifício poderá contribuir no melhoramento do processo de ensino e aprendizagem.
A falta de carteiras, sanitários são alguns problemas que a escola enfrenta, necessitando, deste modo, de apoio por parte de pessoas de boa vontade, razão por que o diretor exige a intervenção de quem quer que seja, sobretudo das entidades competentes.
Por: Baptista