A falta de um edifício próprio para a realização das suas actividades, preocupa a associação provincial de jogos tradicionais de Nampula.
Nampula é uma das províncias do país, onde os jogos tradicionais se fazem sentir se comparado com outras províncias ao nível do país.
Mas a falta de instalações e outras condições indispensáveis para alavancar este tipo de desporto inquieta os dirigentes e a massa associativa dos jogos tradicionais.
De acordo com José Jaime Pereira, presidente do núcleo dos craques de Naquipiche em Nampula é única província com competições destes jogos.
Por seu turno, o presidente da associação provincial dos jogos tradicionais, Carlos Muapanco, disse que neste momento decorre o campeonato provincial de jogos tradicionais envolvendo 10 núcleos.
Porém, Muapanco queixa-se de inúmeras dificuldades ao nível da sua associação tangentes ao progresso deste tipo de desporto, ao que para a fonte, o envolvimento das autoridades governamentais é de extrema importância.
Apesar destas dificuldades, as nossas fontes dizem que as competições na modalidade de mpale estão a decorrer num bom ritmo.
Entretanto, o Director Provincial da Juventude, Emprego e do Desporto em Nampula, Alfredo Evaristo Valeta, disse ser uma preocupação legítima e que esta merece atenção das autoridades governamentais.