As autoridades de Saúde em Nampula anunciaram, esta manhã (02/08), que feitas as análises do caso suspeito da varíola de macaco concluiu-se que não se trata dessa doença.
Falando à imprensa, o Chefe do Departamento de Saúde Pública na Direção Provincial de Saúde em Nampula, Geraldino Avalinho, disse que até então não existe nenhum caso relacionado com a varíola de macaco e que os profissionais de Saúde continuam de alerta.
“Recebemos o resultado das análises no Sábado e dão conta de que não se trata de varíola de macaco, como algumas pessoas faziam crer” – disse Avalinho, acrescentando que as análises foram feitas na África do Sul, tendo sido seguidas todas as normas internacionais de controlo da Varíola de Macaco.
A fonte explica que a Varíola de Macaco é altamente contagiosa mas menos mortífera.
Os profissionais de Saúde estão também em alerta máximo com a Poliomielite, estando prevista mais uma campanha de vacinação contra a doença.
“Gostaríamos de agradecer a todos os pais pela sua colaboração nas fases passadas e pedir para que façam o mesmo para a próxima fase, como forma de eliminarmos essa doença que periga o futuro das crianças” – afirmou a fonte.