Novo secretário do SNJ em Nampula não tem vara mágica
O Sindicato Nacional de Jornalistas – SNJ em Nampula já tem um novo secretariado Provincial.
Eleito no último Sábado, 18/03, no decurso da VII Conferência Provincial da Organização, o novo secretariado é liderado por José Arlindo, Operador de Câmera na Televisão de Moçambique, delegação de Nampula.
José Arlindo derrotou na corrida, a Jornalista reformada da Radio Moçambique, Rosa Nguane, agora a trabalhar para a Agência de Informação de Moçambique- AIM, que também concorria para o cargo de Secretária Provincial do SNJ em Nampula para a lista B.
O novo Secretário eleito, substitui do cargo, a Jornalista Hermínia Francisco, da Rádio Moçambique, emissor Provincial de Nampula, que vinha conduzindo os destinos do SNJ nesta Província há mais de 10 anos.
Na hora de despedida, Hermínia Francisco agradeceu a colaboração de todos os profissionais de Comunicação Social em Nampula, que mesmo com dificuldades de vária ordem, ajudaram a pilotar o avião.
Com poucas palavras, a secretária cessante disse que deixa o secretariado Provincial do SNJ em Nampula, com sensação de missão cumprida.
“Foram muitos os obstáculos que juntos procuramos superar, por isso gostaria de vos agradecer pelo apoio e deixo o secretariado com a sensação de missão cumprida, graça a vossa colaboração”. – sublinhou Hermínia Francisco, que disse ter batalhado muito para que o SNJ em Nampula conseguisse organizar as suas finanças.
O seu sucessor, José Arlindo, deixou claro que não vem para o secretariado com vara mágica.
Numa clara alusão de que vai precisar do apoio de todos colegas, incluindo os membros do anterior secretariado.
“Espero que o apoio prestado a Secretaria anterior, seja também para o meu lado, porque se estou aqui, não significa que trago uma varinha magica para solucionar os problemas do sindicato”.- disse José Arlindo instando aos membros para que comecem deste já a pagarem as suas quotas, porque, segundo anotou, muitos colegas não tiveram a oportunidade de votar, por não terem as suas quotas em dia.
Em representação do Secretário Geral do SNJ, o Jornalista Assane Issa, Secretário Regional Norte desse sindicato, apelou ao novo secretariado a fazer tudo para que os jornalistas trabalhem respeitando a Ética e deontologia Profissional, para não ferir os princípios da organização.
Ultimamente fala-se muito do “Procotra e Caracata” no jornalismo. Gostaria de desafiar ao novo elenco para disciplinar a classe. – avançou Assane Issa, recordando que o jornalismo é uma actividade nobre e que deve ser respeitado a partir dos próprios fazedores
Refira-se que dos 27 votos válidos, José Arlindo foi eleito com 16, contra 11 votos da Rosa Nguane.
A VII conferência Provincial do SNJ em Nampula, elegeu igualmente Hermínia Francisco e Gracinda Caramage, jornalistas da Rádio Moçambique, a Membros do Conselho Nacional dessa organização.
Foram eleitos também, os Jornalistas Rosa Nguane da AIM e Elísio João da Rádio e Televisão Encontro, a delegados da Conferência Nacional do Sindicato Nacional de Jornalistas, a decorrer ainda este ano.
Por Elísio João