Deu início esta segunda feira, 27/03, em todo o país, a formação dos formadores provinciais dos agentes de educação cívica eleitoral e formadores para brigadistas.
Em Nampula, são candidatos 71 formandos para formadores de brigadistas, para no final serem apurados 58.
Enquanto que para formadores dos agentes de educação cívica eleitoral, o STAE de Nampula submeteu à formação 44 candidatos para apurar 40 formadores.
Falando à jornalistas, a porta voz do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral em Nampula, Josina Taipo, pediu para que os formandos capitalizem os conhecimentos que poderão adquirir durante a formação.
“Estes irão trabalhar directamente com os agentes de educação cívica e os brigadistas vão trabalhar nos postos de recenseamento eleitoral nas 8 autarquias de Nacala-Porto, Ilha de Moçambique, Angoche, Monapo, Ribaué, Malema, Cidade de Nampula e na nova autarquia de Mossuril”.- clarificou Josina Taipo, que pede maior entrega de todos para que as próximas eleições sejam justas, livres e transparentes.
Nas 8 autarquias da província de Nampula, serão envolvidos nas próximas eleições, mil cento e treze brigadistas e 650 agentes de educação cívica eleitoral.
Serão criadas 371 brigadas e 456 postos de recenseamento eleitoral.
A educação cívica arranca no dia 10 de Abril, enquanto que o recenseamento eleitoral decorre de 20 de Abril a 3 de Junho de 2023.
A formação dos formadores de agentes de educação cívica tem a duração de 3 dias, enquanto que a formação dos formadores provinciais dos brigadistas vai decorrer durante 7 dias.
Recorde-se que, com a entrada na história de municipalização da vila de Mossuril, a província de Nampula passou a contar com 8 autarquias.