Arquidiocese de Nampula reune-se em preparação do ano pastoral 2020/2021

Arquidiocese de Nampula reune-se em preparação do ano pastoral 2020/2021

Por Kant de Voronha
Nas vésperas do término do ano pastoral 2019/2020, o Arcebispo de Nampula, reuniu-se neste sábado (20/11), no Salão da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, com os agentes da pastoral.
O encontro de um dia visava, entre vários pontos de agenda, a programação do ano pastoral de 2020/2021, cientes que os tempos que correm exigem prontidão em reconhecer os sinais do tempo presente marcado pela pandemia do Coronavirus, o terrorismo em Cabo Delgado e Centro do país.
De acordo com a apresentação inicial do Senhor Arcebispo, é urgente repensar a missão do Centro Catequético de Anchilo, criado em 1969, “olhando com gratidão para o passado, vivendo com paixão o presente, e projectando-nos para o futuro com realismo”.
A luz desse desejo, decorre desde 2018 um processo de requalificação do Centro Catequético com objectivo de revitalizar as actividades internas à luz do contexto actual. Com efeito, foi constituída uma equipa conjunta entre os Missionários Combonianos e a Arquidiocese de Nampula.
Com efeito, foi lançado um inquérito para as Paróquias focalizado em três áreas: a) formação pastoral; b) autonomia económica do Centro; c) auto-sustentabilidade e melhoria da Revista Vida Nova.
“O Centro está sendo vítima do seu processo histórico. Porque durante muito as Paróquias contribuíram simbolicamente para a sustentabilidade econômica durante a formação dos agentes de pastoral durante 50 anos”, referiu o Pe Altino, Pároco de Santa Isabel de Namaita.
De referir que do encontro participaram padres, irmãs e leigos provenientes de várias paróquias da Arquidiocese de Nampula.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

shares