O Reitor do Seminário Propedêutico Mater Apostolorum de Nampula, o Reverendo Pe Simone Adriano, falando na manhã desta segunda-feira (7/2) em Nampaco, diz esperar que o novo ano letivo e formativo seja consuzido pela força e luz do Espírito Santo. O ensejo foi expresso ao longo da celebração eucarística da Festa das Cinco Chagas do Senhor na Capela do referido Seminário.
Pe Simone referiu que o Seminário que dirige tem 70 seminaristas sendo 56 da Arquidiocese de Nampula e 14 da Diocese de Lichinga.
Dom Inácio Saure, que presidiu a Eucaristia, encorajou os jovens seminaristas oriundos das dioceses de Nampula e Lichinga e das congregações dos missionários combonianos, São João Baptista, Sagrada Familia e Claretianos. O prelado ficou entusiasmado pelo número elevado de formandos do primeiro ano.
Os seminaristas são convidados a revestir-se de simplicidade de vida em todos os contextos porque “A humildade é uma virtude necessária para os ministros sagrados” disse Dom Inácio em sua homilia.
Se lhe faltar humildade durante todo tempo formativo depois torna-se um padre arrogante porque não se deixou moldar à semelhança de Cristo que foi trespassado e ferido, mas sem se exaltar valendo-se de sua divindade. “Somos todos discípulos na escola de Cristo” explicou a fonte.
Refira-se que a equipa formadora do Seminário Propedêutico Mater Apostolorum de Nampula é constituída pelos padres Simone Adriano (Reitor), Saide Ângelo (Ecónomo), Adelino Lopes Alfredo (Director Espiritual).