7 de Setembro ataque á Missão e ao Posto Administrativo de Chipene

7 de Setembro ataque á Missão e ao Posto Administrativo de Chipene

5.00h

Aprendemos a trágica notícia do ataque ao Posto Administrativo de Chipene (Memba-Nampula) e, em particular na Missão católica onde residem 2 missionários fidei donum italianos e uma comunidade das Irmãs Missionárias Combonianas.

Mensagem recebida por wap ontem à noite:

«Nesta noite estamos sofrendo e rezando junto com todo o povo de Chipene. Os terroristas (não sei como chama-los) atacaram a missão pelas 21 horas. As notícias são poucas e é difícil saber os particulares. Foi queimado o hospital, a casa das irmãs, a igreja. Até este momento são poucas as noticias das irmãs. Estamos juntas com muita oração para pedir a Deus de proteger a todas e todos».

Infelizmente teme-se pela sorte duma Irmã Comboniana em quanto que os padres e as outras irmãs conseguiram fugir. Até neste momento não há informação de outras vítimas deste ataque nem há noticias confirmadas acerca da situação por causa das dificuldades na comunicação. Iremos acompanhar a situação ao longo do dia.

 

7.00h

Embora não seja ainda oficialmente confirmada a notícia da morte duma irmã no ataque á missão de Chipene, a maioria das testemunha confirma que a Ir. Maria de Coppi foi assassinada na mesma noite do ataque.

 

10h

Pe. Lorenzo, missionário Fidei Donum pároco da missão de Chipene enviou a seguinte mensagem para o Sr. Bispo de Nacala Dom Alberto:

«Fomos assaltados esta noite, acho a partir das 21 horas. A irmã Maria (de Coppi) foi logo matada com um tiro na cabeça. As outras conseguiram fugir, assim como as últimas meninas que estavam no Lar. Todos os rapazes do lar já tinham saído. Os padres foram “poupados”. Estamos a organizar o enterro da irmã e procuramos sair de Chipene. Tudo foi queimado e ainda está a arder».

(foto é do arquivo Vat news)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

shares