Bíblia: Palavra de Deus revelada aos homens

Bíblia: Palavra de Deus revelada aos homens

Por Bíblia católica online

As Sagradas Escrituras, que englobam o Antigo e o Novo Testamento, foram inspiradas por Deus (2Tm 3,16). Foi o Espírito Santo que guiou os autores bíblicos a escreverem aquilo que Ele desejava revelar. Alguns cristãos dizem: “A Bíblia é tudo o que preciso”, contudo, tal afirmação não se encontra na própria Bíblia. Na verdade, a Bíblia ensina justamente o contrário, como se lê em 2Pd 1,20-21 e 2Pd 3,15-16. “Sabei primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação, porque a profecia nunca foi proferida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo” (2 Pedro 1,20-21).

Além disso, a teoria de que “somente a Bíblia basta” nunca foi professada pela Igreja primitiva.

Ainda que seja popular em muitas igrejas cristãs, a teoria de que “somente a Bíblia basta” simplesmente não funciona na prática.

A experiência histórica desaprova essa ideia, pois em cada ano vemos surgir mais e mais religiões, cada qual com uma interpretação bíblica diferente.

Existem hoje dezenas de milhares de denominaçõesreligiosas, cada qual afirmando que asua interpretação particular da Bíblia é a correta. As divisões que geram, causam confusões indescritíveis entre milhões de cristãos sinceros, mas desorientados.

É suficiente abrir as páginas amarelas da lista telefónica para verificarmos quantas denominações diferentes estão catalogadas, cada uma dizendo que “somente a Bíblia basta”, mas nenhuma concordando exactamente com a interpretação bíblica de todas as demais.

Porém, podemos ter a certeza de uma coisa: o Espírito Santo não pode ser o autor de toda essa confusão (cf. 1Cor 14,33).

Os livros que compõem a Bíblia são 73, sendo 46 do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento:

Antigo Testamento: são todos os livros escritos a partir do séc. XV a.C. até ao nascimento de Cristo. Contém a Lei de Deus dada a Moisés, a história do povo de Israel e assuas reflexões de sabedoria e de louvor, bem como as profecias da previsão da vinda do Messias, que se deu com a vinda de Jesus Cristo.

Novo Testamento: são todos os livros escritos após a vinda de Jesus até ao final do séc. I d.C. Livros do Evangelho: narram a vida, os ensinamentos, os milagres e a obras do Messias Jesus Cristo descrevendo a vida e as obras de Jesus, a criação e a expansão da Igreja, além de documentos de formação do povo cristão.

Livro Histórico: apresenta a instituição e expansão da Igreja Cristã, primeiro na Palestina e, a seguir, no mundo até então conhecido.

Epístolas: são as doutrinas e exortações escritas por alguns Apóstolos de Cristo e encaminhadas a comunidades ou fiéis cristãos.

Livro Profético: traz a vitória de Cristo e sua Igreja sobre as forças do mal e o juízo final.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

shares