Dom Inácio Saúre preocupado com a qualidade de catequese na Arquidiocese de Nampula

Dom Inácio Saúre preocupado com a qualidade de catequese na Arquidiocese de Nampula

O Arcebispo de Nampula, Dom Inácio Saure, iniciou na manhã deste sábado, 14 de Maio, a visita pastoral à Paróquia de São Francisco Xavier. Depois de uma breve passagem pela comunidade sede, Dom Inácio visitou a Comunidade de Santo Agostinho de Maratane.

Recebido, num clima fervoroso de alegria, com manifestações culturais típicas de África, Dom Inácio presidiu uma missa na qual foram confirmados (crisma) 36 cristãos de quatro comunidades (Mucuache, Gimo, Mueda e Maratane).

Durante a sua homilia e dirigindo uma palavra aos crismandos, o prelado mostrou-se bastante preocupado com a qualidade da catequese na nossa Arquidiocese, tendo convidado os cristãos a se preocuparem, não apenas com a recepção dos sacramentos, mas também com as orações e os ensinamentos básicos da Igreja Católica.

Exortou os crismandos a não se comportarem como “doutores graduados” que já não precisam mais de ler, sob risco de se tornarem analfabetos perigosos – numa clara alusão aos cristãos que se sentem realizados por já receberem os sacramentos e abandonam a Igreja.

Após a celebração eucarística, Dom Inácio dirigiu a reunião do Conselho Paroquial, durante a qual ficou sabendo sobre o funcionamento desta Paróquia. Nesta, Dom Inácio ficou sabendo que a Paróquia conta com a presença de várias famílias consagradas que compõem a Equipa Missionária, nomeadamente: Padres Diocesanos, Irmãs do Imaculado Coração de Maria, Irmãs do Jesus Crucificado, Irmãs Combonianas, Irmãs Pastorelas, Irmãos da Caridade e Irmãos da Sagrada Família.

Outrossim, foram partilhados os desafios da Paróquia nos diversos ministérios, ressaltando a urgência de construção de uma Igreja de raiz na Comunidade sede e na de Muecane.

Reagindo, Dom Inácio congratulou a Paróquia pelos passos que tem vindo a dar e apelou para a necessidade de todos se envolverem na busca de soluções para os problemas e dificuldades existentes, tendo sempre presente as limitações que existem à nível da Arquidiocese. Os leigos podem e devem desempenhar um papel fundamental na igreja – disse Dom Inácio Saure.

O Arcebispo terminou a sua agenda deste primeiro dia de visita pastoral à Paróquia de São Francisco Xavier visitando a Escola Comunitária de Nanuco, onde se terminou recentemente a construção de um bloco escolar com 3 salas de aulas, com o suporte financeiro da Congregação dos Missionários Scalabrinianos.

Refira-se que este primeiro dia de visita pastoral foi caracterizado por muita alegria e envolvimento dos paroquianos, numa clara demonstração de acolhimento e comunhão com o pastor-mor desta Arquidiocese.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *