logo

ago 30 2022

as leituras dominicais

Estamos a receber muitas mensagens referentes às leituras da liturgia dominical. Infelizmente houve um erro na nossa calendarização. Queremos confirmar que as leituras do domingo 4 de Setembro 2022 correspondem aos do Domingo 23ºdo Tempo Comum contrariamente a como indicado nas páginas da VN de Agosto. A partir da VN de Setembro o erro já foi corrigido. Pedimos desculpas pelos transtornos involuntariamente causados.

ago 29 2022

BUSCANDO a VERDADEIRA PAZ em MOÇAMBIQUE

Por ocasião dos 30 anos do Acordo Geral de Paz a CEM propõe um mês de oração e reflexão pela PAZ em Moçambique. 04 de Setembro 2022 – 04 de Outubro 2022       Oração pelos 30 anos do Acordo Geral de Paz                            Pai Santo fonte da verdadeira paz,                         Ao celebrarmos, em Moçambique, os 30 anos do Acordo geral de Paz                         Agradecemos por todos os bons sinais que nos tendes oferecido,

ago 26 2022

CAJUPANA apostada na Promoção de ajuda humanitária e Profissional aos deslocados

Esta visão foi partilhada na manhã de hoje (26/08) pelo Pe Jacinto Augusto, Coordenador Arquidiocesano da Comissão de Justiça e Paz (CAJUPANA). O clérigo falava à margem da cerimónia de Graduação de 12 jovens deslocados de guerra de Cabo Delgado que foram formados em matérias de Electricidade. De acordo com a fonte, a formação visava potenciar aos jovens de conhecimentos e práticas que possam inseri-los na luta pela sobrevivência, mas com técnicas do saber fazer. “A CAJUPANA selecionou estes 12 jovens como beneficiários deste curso de Electricidade porque estamos apostados na promoção de ajuda humanitária e formação profissional com vista a munir os deslocados de guerra de Cabo Delgado de ferramentas que contribuam para o seu bem-estar” referiu o Pe Jaconto. Numa altura em que o terrorismo não dá tréguas em Cabo Delgado, apesar de haver cidadãos que regressam às suas aldeias, a fonte esclareceu que o número de graduados podia ser ainda maior. Entretanto, espera-se que num futuro próximo sejam alocados quites de material de trabalho para fortalecer as iniciativas dos graduados e sua entrada no mundo do empreendedorismo. A nossa equipa de redação ouviu alguns graduados os quais louvando a iniciativa da CAJUPANA se comprometem a tornar realidade os conhecimentos adquiridos durante as aulas. Kant de Voronha

ago 26 2022

IFPELAC gradua 12 jovens formados em Electricidade Instaladora em Anchilo

A cerimónia de Graduação teve lugar na Paróquia de Anchilo, na manhã desta sexta-feira (26). Na ocasião, um grupo de 12 jovens deslocados de guerra que se beneficiaram da formação foram declarados aptos para o mercado do emprego. Os beneficiários graduados louvam a iniciativa da Comissão Nacional de Justiça e Paz porque conseguiram adquirir conhecimentos que lhes levarão ao saber fazer, apesar das dificuldades havidas durante a formação. “Esta formação projetou-nos à racionalidade do mundo em que vivemos, apostados no desenvolvimento do pensamento. Acreditamos que uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida. Por isso vencemos as dificuldades que enfrentamos durante as aulas”, lê-se na mensagem assinada pelos graduandos. Promovida pela Comissão Nacional de Justiça e Paz, a formação teve a duração de 2 meses e foi ministrada pelo Instituto de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cassimo, Delegação de Nampula. Kant de voronha

ago 18 2022

O Clero Diocesano de Nampula faz balanço positivo do decurso do seu retiro espiritual

Para reflectir em torno do tema “o Sacerdócio Ministerial que eu carrego é segundo o coração de Jesus Cristo ou segundo o meu coração?”, o Clero Diocesano de Nampula encontrava-se reunido de retiro nas instalações do Centro Catequético de Paulo VI de Anchilo, da última terça-feira para quarta (16-17/08). Fazendo o balanço, por ocasião do encerramento daquele exercício espiritual, nesta quarta-feira, o padre Benvindo Tápua, Director espiritual do Clero, disse não estar arrependido ter participado do retiro, pois foi ao encontro das expectativas em tratar da vida sacerdotal: “as nossas expectativas foram respondidas positivamente, porque tratamos da vida sacerdotal e não de questões de teoria […], mas da realidade a mostrar que o que está na sagrada Escritura de facto leva-nos a concretizar na vida. Então foi positivo este retiro, e o tema foi bastante sugestivo, e envolveu mesmo a nossa vida do dia-a-dia”. Por seu turno, o padre Adelino Lopes, diocesano de Lichinga e de apenas 7 anos de sacerdócio, que pregou o retiro, disse ter sido um desafio pregar aquele retiro a um grupo de sacerdotes mais velhos na ordem de experiência pastoral, ao mesmo tempo que afirmou que o retiro serviu para o próprio crescimento e instou a que os padres sejam o modelo para a conversão do mundo: “trouxe-me um desafio quando essa proposta chegou, como, de facto, vou fazer? Pregar retiro, sendo mais novo, mas depois ganhei coragem. Os padres devem ser modelo para conversão do mundo”. O padre Avelino Arlindo, Decano Do Clero Diocesano de Nampula, falando à margem do encerramento do retiro, enfatizou que o retiro foi de grande relevo, pois abriu espaço para ver o horizonte de amanhã: “foi de grande relevo recordar, os documentos já estudados, a bíblia, os Decretos Presbyterorum Ordinis, mas cada palavra pronunciada por um irmão constitui uma novidade”. O padre Avelino não poupou, em suas palavras, mencionar os desafios que apoquentam o ministério sacerdotal nos dias actuais, com destaque para a globalização, a multiplicação das seitas religiosas e a observância dos conselhos evangélicos, como a pobreza, a castidade e a obediência. Por Serafim João Muacua        

ago 16 2022

Município de Quelimane aberto para negócios com países vizinhos

O presidente do Concelho Autárquico de Quelimane, Manuel de Araújo, defende que o Município que dirige está preparado para acolher negócios com os paises vizinhos. Manuel de Araújo falava na semana finda à impressa onde afirmou que a cidade de Quelimane de hoje não aquela de ontem porque, segundo suas palavras, é um Quelimane muito organizado. Questionado sobre a suposta perseguição por indivíduos até então desconhecidos, o autarca disse não temer a perseguição por ser um cidadão livre e que exerce o seu direito na plenitude. De Araújo aproveitou os microfones para revelar que acidade de Quelimane vai fazer oitenta anos de elevação à categoria de cidade no dia 21 do mês em curso, facto este que semeia alegria no rosto daquele Edil. Por Malito João

ago 16 2022

O porta-voz da Arquidiocese de Nampula, Pe. Pinho dos Santos Martins, faz um balanço positivo da realização da peregrinação ao Santuário de Meconta no último final-de-semana

Avaliando o grau de envolvimento dos fiéis nos preparativos daquele acto de fé, o porta-voz confessou que “o nível organizacional permitiu que a cerimónia decorresse sem sobressaltos”. Ademais, o clérigo sublinhou que este foi o evento com maior número de participantes se comparado com os anteriores e que tudo correu bem, entretanto sem registo de incidentes. Para terminar a sua alocução, o sacerdote endereçou palavras de gratidão a todos que, directa ou indirectamente, participaram da festa da peregrinação ao Santuário, pois as suas orações ajudaram bastante. Por: César Rafael    

ago 16 2022

Presença de fiéis católicos na peregrinação ao Santuário de Meconta bate recorde na Arquidiocese de Nampula

O santuário Santa Maria, Mãe do Redentor, no distrito de Meconta, província de Nampula, acolheu este final de semana (13-14/08), a peregrinação mais concorrida de sempre. De acordo com Dom Inácio Saure, Arcebispo de Nampula, que presidiu ao grande evento de oração e de encontro com Deus, a grande presença registada dos fiéis superou a peregrinação de 2019. Os fiéis presentes na cerimónia, que há dois anos não participaram da peregrinação por contas da covid 19, manifestaram a sua alegria e mataram a sede de se encontrarem com Deus e com os irmãos. Seus desafios concretos foram de orar e continuar a orar pela conversão dos protagonistas do terrorismo em Cabo Delgado e noutros ângulos do mundo, para que por força de Deus se juntem aos fiéis para que, de uma vez por todas, as armas se calem e o sofrimento seja uma palavra inexistente rumo à reconciliação e paz efectiva. Já na missa vespertina da solenidade da Assunção da Virgem Santa Maria, Dom Inácio Saure começou por explicar o sentido daquela solenidade da Assunção da Virgem Maria: “olhamos para o belo exemplo daquela que soube, mais do que ninguém, acolher a palavra de Deus e pô-la em prática”. O prelado sublinhou, na sua homilia, que a Virgem Maria é a salvação do povo de Deus: “o triunfo da Maria será o triunfo do povo de Deus, o fim último desta cerimónia”. De acordo com o Arcebispo, a peregrinação é a possibilidade de exprimir a sua fé em comunidade dos fiéis em marcha e que permite concentrar-se e dar forma a uma busca de Deus, julgada cada vez mais difícil no ritmo ordinário do dia-a-dia da vida. Por: César Rafael

ago 16 2022

Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Porto Alegre, no Brasil, visita a missão de Moma

Está na Arquidiocese de Nampula, o Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Porto Alegre, no Brasil, para visitar a missão de Moma, onde seus missionários estão a 28 anos prestando serviços de cura pastoral naquela missão da Igreja Católica. Em entrevista pela Rádio e Televisão Encontro, o bispo auxiliar relata momentos maravilhosos em que seus vários missionários e sacerdotes ganharam e partilharam suas experiências. Na ocasião, fez saber que o Papa Francisco fala muito da estação radiofónica e televisiva Encontro, realidade que constitui a nossa razão de empenho na formação e informação às comunidades dos ouvintes, na divulgação dos valores para uma cidadania justa e transparente. Refira-se que todos missionários que por cá passaram voltam alegres, sobretudo pelo evangelho semeado, mas também colhido. Segundo fez saber o prelado brasileiro, a organização que os fiéis têm nas comunidades, a liderança dos leigos, a força na fé, o espírito de convivência mútua entre os cristãos e muçulmanos na cultura macua, são alguns dos aspectos que impressionaram o bispo auxiliar do Porto Alegre. César Rafael    

ago 14 2022

Missão é partir: idade é uma experiência e não obstáculo

No Evangelho de são Mateus 28,19-20, o Mestre diz: “Portanto, ide, ensinai todas as nações, baptizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo; Ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco, todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém”. As experiências de várias pessoas de diferentes nacionalidades que partem à Missão e se encantam com o povo autóctone marca para toda vida. É assim que sente a Ir. Elisa, religiosa Pastorela de 83 anos de idade. No ano de 2000, início do terceiro milênio, um grupo formado por quatro religiosas, italianas, da Congregação de Jesus, o Bom Pastor, Pastorelas, chegava nas terras de Moçambique, especificamente, na diocese de Pemba, em Cabo Delgado. A juventude e o ardor missionário caracterizava as quatro mulheres com o carisma de Jesus o Bom Pastor, para animar as paróquias, como prioridade e ofício. Não são “párocos”, mas “auxiliadoras” diretas dos párocos, os agentes e atividades pastorais. Numa diocese que contava com poucas congregações, um novo instituto religioso se fazia presente com a chegada das Irmãs: Dina, Rosângela, Elisa e Lucia. A pedido de Dom Tomé Makhwèliha, então bispo de Pemba, as Pastorelas se instalaram na paróquia da Sé Catedral de São Paulo, cidade de Pemba. Depois de longo período sem nenhuma formação profunda de catequistas, as Pastorelas foram encarregues a levar a cabo a tarefa de passar em todas as paróquias animando o povo com novos modelos de ensinar a catequese e testemunhar o Evangelho de Cristo. Conheceram a diocese e encontraram várias pessoas de culturas e etnias diferentes. Enquanto duas: Dina e Lucia partiam para às paróquias e aldeias longe da cidade, Rosângela e Elisa ficavam em Pemba, contudo com outras incumbências: auxílio no seminário diocesano, apoio aos pobres e cuidado da pequena livraria católica. Aos poucos, as consagradas foram se instalando na diocese e na cidade de Pemba. Com o término da construção da casa e instalação da comunidade religiosa oficial, fixaram-se em Gingone, um dos bairros de Pemba, espaço que acolheu por muitos anos a maior e única biblioteca-livraria privada. Os anos passaram, as mudanças bateram a porta e as irmãs pioneiras foram se separando para outros compromissos em destinos diferentes. Algumas estão na Itália e outras em Pemba animando as irmãs nativas e as jovens formandas. Um dado fundamental que nos leva a fazer este artigo de agradecimento e encorajamento,  é a perseverança e ousadia da Ir. Elisa, uma das pioneiras. Ir. Elisa, tímida aparentemente, bastante humilde, a *”Dulce dos Pobres”* de Pemba, de poucas palavras e muita ação, já retornou a Pemba depois de aproximadamente dois anos fechada na Itália. Quando foi a Itália de férias e cuidar um pouco de sua saúde, Ir. Elisa já havia celebrado os 80 anos de vida bem vivida e doada, o “Jubileu de Diamante” da Vida consagrada a Deus e nas Pastorelas, cerca de vinte anos de Missão na diocese de Pemba e uma larga experiência no trabalho pastoral e social com os pobres e marginalizados, particularmente, as mulheres carentes de Pemba e arredores. Por causa da COVID-19 e da guerra em Cabo Delgado, norte de Moçambique, quando mais os anos foram se passando, a ideia de que a religiosa “velhinha” não voltaria parecia fixa na mente das pessoas. A saudade apertava no coração, no entanto, o agradecimento a Deus pela vida e vocação da Ir. Elisa perpassava na vida de todas pessoas que a conhecem. Não obstante a todos os fatores que contribuiriam para a Ir. Elisa não voltar a Moçambique, principalmente pela idade, fomos surpreendidos com a notícia do seu retorno: mais animada e entregue aos desígnios de Deus como se uma religiosa juniora se tratasse. Às 16h, horário da Itália, do dia 23 de Junho de 2022, ligamos como de costume a nossa amada irmã. Atende o telefone com dúvida se era ligação a partir de Moçambique ou outro lugar, ela pergunta: ” tu ligas donde, onde estás?” Antes de terminarmos a resposta, a missionária anuncia com muita alegria que em agosto deste ano, já vai a Pemba. Porque nas conversas anteriores já mostrava essa vontade de voltar a Moçambique apesar da resistência das superioras, familiares e amigos, não ficamos tanto surpresos quando a Ir. Elisa anunciou a viagem. Na tentativa de desanima-la, tem gente que insistia e insiste em perguntar a irmã o que fará na África? Uma pergunta que perde sentido olhando a dimensão missionária que não deve se restringir em fazer. Missão é partir não obstante ao fator idade Missão é deixar que o Senhor envie a pessoa para  onde quer que o missionário ou a missionária vá e esteja para testemunhar o Amor de Deus. Missão é não focar nos problemas mas transformá-los em desafios do projeto da Evangelização. Missão é não se limitar pela idade, riqueza ou pobreza, clima, e formação. Missão é seguir para frente a exemplo dos setenta e sete discípulos que foram dois a dois às povoações enviados pelo Mestre Jesus. Missão é compreender que quem parte leva o Evangelho e o dono da Messe estará sempre presente. Missão é ir ao encontro do outro para partilhar a vida. Missão é fazer como a irmã dos pobres, nossa Elisa, apesar dos mais de oitenta anos, vai ao encontro do seu primeiro amor pela missão, o povo da diocese de Pemba. Missão é ser com Deus e estar com os irmãos e as irmãs. Portanto, Ir. Elisa não vai “fazer” nada, mas irá “ser com Deus e estar com o povo” que ela tanto ama. Conversando com ela, Ir. Elisa disse: “se eu morrer posso ser enterrada junto com meu povo, na terra que eu tanto amo”. Não há mais motivo de brigarmos com ela na tentativa de desencoraja-la para ir a Missão porque ela é uma autêntica e verdadeira missionária. Ela já está no meio do seu povo e feliz porque é sua escolha. Estar na Missão e com povo da terra do índico, torna Ir. Elisa

Nossa Localização

© 2025 Revista Vida Nova – Propriedade do Centro Catequético de Anchilo. Todos os direitos reservados.