out 08 2022
Os rastos do “ciclone humano” na Paróquia de Chipene
Há um mês de distância (7/10/22) a equipa missionária visitou a área da paróquia que se situa a Norte da missão de Chipene (Memba –NPL). O “ciclone humano” atacou com inédita violência estas aldeias deixando atrás deles somente cinzas e o cheiro do sangue inocente derramado gratuitamente. A seguir o comentário ao vídeo enviado pelo pároco Pe. Lourenço: «Estamos a filmar a aldeia de Canhunha, onde temos a comunidade que chamamos de Muralene. No dia seguinte ao ataque à missão , dia 7 de Setembro, os terroristas entraram nesta aldeia no final da manhã, início da tarde. Comeram e descansaram. Quando a noite chegou receberam a comunicação de queimar tudo. Quando eles chegaram na aldeia não encontraram ninguém porque as pessoas, depois de ter ouvido o que aconteceu na Missão de Chipene, fugiram ou se esconderam. O vídeo começa a filmar desde a primeira casa queimada até a escola, a última construção que foi queimada. Conforme informações recolhidas pelas testemunhas locais, os terroristas chegaram da área de Chipene, então à esquerda para quem assiste o vídeo. Chegados à escola seguiram pela direcção do Naheco, à direita para quem assiste o vídeo. Chegados ao Rio Naheco deixaram o caminho do Naheco e continuaram ao longo do rio até à aldeia seguinte, onde mataram quatro pessoas, aparentemente dois cristãos e dois muçulmanos. Enfim, seguiram por corta-mato em direção a Tataulo». No mapa “Cunhia” = CHIPENE missão de S. Pedro no Google Maps https://goo.gl/maps/oQYF2iS9kfSu1D6GA 2 3
out 06 2022
Lembrando Ir. Maria de Coppi 30 dias depois…
Já passaram 30 dias desde a trágica noite de 6 de Setembro 22 quando a Ir. Maria de Coppi foi assassinada e a Missão de Chipene (Memba) foi queimada. Não podemos esquecer o que aconteceu! Hoje podemos lembrar os ensinamentos e o exemplo de vida que a Ir. Maria nos deixou. E assim apresentamos o último testemunho publico que ir. Maria fez na celebração dos 50 anos de fundação da Missão de Cavá (Memba). Palavras proféticas e missionárias. 1ª parte 2ª parte
out 04 2022
Encontro Inter-religioso de Oração pela Paz, “As Religiões na construção da Paz”, 4 de Outubro 2022, Nampula.
Encontro Inter-religioso de Oração pela Paz, “As Religiões na construção da Paz”, 4 de Outubro 2022, Centro Cultural da Universidade Rovuma, Nampula Organizado pelo Conselho Islâmico de Moçambique, a Arquidiocese de Nampula o Conselho Cristão de Moçambique e a Comunidade de Sant’Egídio. Crentes e lideres das Igrejas e confissões religiosas presentes em Nampula, rezando pela paz e a reconciliação em Moçambique. A paz brota da fraternidade, cresce através da luta contra a injustiça e as desigualdades, constrói-se estendendo a mão aos outros. Nós, que cremos no Criador de todos, devemos estar na vanguarda da difusão da convivência pacífica. Devemo-la testemunhar, pregar, implorar. Recorremos à oração em apoio de todas as pessoas de boa vontade do País que contribuem significativamente para a expansão do diálogo inter-religioso e intercultural, em prol de um Moçambique mais próspero, reconciliado, unido e pacífico. Leia a Declaração comum em favor da PAZ em Moçambique Declaração Comum 4 10 22 NPL
out 03 2022
Esperança pura
Domingo 2 de Outubro 2022 a missão de Chipene, depois da devastação do dia 6 de Setembro por mão dos violentos terroristas que mataram a ir. Maria de Coppi e incendiaram as estruturas da missão, acolheu o Bispo de Nacala Dom Alberto e o pároco Pe. Lourenço com a participação encorajadora de muita gente de todas as denominações religiosas. O lento caminho de recuperação e reconciliação começou. A seguir é o relatório que o Pe. Lourenço nos enviou. «Ontem se reuniu em Chipene uma grande multidão de população da localidade e da paróquia de Chipene. Muitos foram os muçulmanos que marcaram presença. Chegaram também os nossos cristãos das comunidades mais longínquas da paróquia (Salaue, Nipita, Namacoje, Meculumba, Mucuahipa, Namihavo, Muhurune, Miteve…) e, com certeza, todos sem a nossa boleia! Neste dia também falamos com os professores e director da escola local e com os nossos animadores os quais nos deixaram as seguintes informações da tragedia que a paróquia e a localidade de Chipene viveram naqueles dias: Em Chipene destruíram a missão e danificaram o hospital, mataram a Ir. Maria e dois homens; em Nacutho queimaram a capela e uma pessoa; em Nantaca mataram outro homem; por corta mato entraram em Canhunha (área das nossas comunidades de Muralene e Naheco) e queimaram a capela de Muralene, 189 casas e mataram quatro pessoas; ainda por corta mato chegaram em Tataulo, queimaram a capela e mataram três pessoas, uma era o irmão mais velho do sr. Leonardo, o nosso responsável regional da catequese de Mazua; voltando parece que queimaram a capela de Mussareje e outras igrejas. Nas áreas de Canhunha e Tataulo ainda ninguém regressou a população ainda está com medo. O nosso programa prevê que depois de deixar Chipene vamos para Mazua onde também encontraremos a comunidade local e por fim passaremos em Nahiloque onde celebraremos o sacramento do Crisma que já estava marcado antes da tragedia. A visita com o Bispo Dom Alberto alimentou nas pessoas a esperança de poder retomar a própria vida. Ainda não sabemos quando e como poderemos voltar. Pomos tudo nas mãos de Deus». (Pe. Lourenço)
set 30 2022
“Sereis minhas testemunhas”
Aqui propomos alguns subsídios úteis para viver o mês Missionário 1) MENSAGEM DE SUA SANTIDADE PAPA FRANCISCO PARA O DIA MUNDIAL DAS MISSÕES DE 2022 «Sereis minhas testemunhas» (At 1, 8) Queridos irmãos e irmãs! Estas palavras encontram-se no último colóquio de Jesus ressuscitado com os seus discípulos, antes de subir ao Céu, como se descreve nos Atos dos Apóstolos: «Recebereis a força do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, por toda a Judeia e Samaria e até aos confins do mundo» (1, 8) … DMM2022 PAPA 2) Palavra Hoje especial mês Missionário da VIDA NOVA VN PH outubro22 3) Novena Missionária Novena-Missionaria-2022 4) Oração dos Fieis missionárias Oracao-dos-Fieis-2022
set 30 2022
Comunicado CEM por ocasião dos 30 anos do AGP
Comunicado CEM 30 Anos do Acordo Geral de Paz_220829_150437
set 29 2022
12 HORAS DE ORAÇÃO POR OCASIÃO DOS 30 ANOS DO ACORDO GERAL DE PAZ EM MOÇAMBIQUE
12 HORAS DE ORAÇÃO POR OCASIÃO DOS 30 ANOS DO ACORDO GERAL DE PAZ EM MOÇAMBIQUE Dia 1 de Outubro de 2022 “BUSCANDO A VERDADEIRA PAZ EM MOÇAMBIQUE” Este é o roteiro de oração, preparado pela CEM – Conferência Episcopal de Moçambique, que pode ser usado integralmente ou ser enriquecido localmente pelas paróquias, comunidades religiosas, grupos e movimentos eclésias. Folheto Oração 1 de Outubro de 2022_220929_163217
set 27 2022
Oração Inter-Religiosa pela PAZ 4/10/22
Mais um momento para partilhar as nossas orações e intenções pela paz, que será possível onde a cultura do diálogo e da coexistência for vivida. Apelo a todos para que participem neste encontro inter-religioso de oração e unam as vossas vozes no único grito de paz para todos. ResponderEncaminhar
DECLARAÇÃO DE ANCHILO
O grupo de trabalho de “Filosofia Intercultural e Inter-religiosa”, reunido no âmbito do “Simpósio de Diálogo Inter-Religioso” na cidade de Nampula, nos dias 2 e 3 de Setembro, nas instalações do Centro Cultural da UniRovuma e em Anchilo no dia 4 de Setembro, nas instalações do Centro Catequético Paulo VI de Anchilo, declara ter alcançado com sucesso, o compromisso de implementar os resultados alcançados em todos os debates nas várias esferas da sociedade moçambicana. Tais resultados se resumem no estabelecimento de plataformas educacionais e de difusão e acesso de informações e conteúdos visando alcançar uma convivência inter e multi religiosa em que o conhecimento mútuo entre todas as confissões religiosas seja a base para o respeito e a tolerância. Para alcançar tal feito, o grupo de trabalho e organizações parceiras assumiram determinados compromissos, a saber: O MASC em parceria com Instituições religiosas de âmbito local e nacional se responsabilizam na produção de materiais didáticos para as madrassas e escolas catequéticas e afins; A Universidade Rovuma assumiu a responsabilidade de abrir espaço para acolher e ministrar cursos de formação de formadores em matéria de educação religiosa; O Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos comprometeu-se a levar a discussão e os resultados alcançados ao fórum governamental; O grupo de trabalho de “Filosofia Intercultural e Inter-Religiosa” comprometeu-se a continuar com o seu trabalho fazendo mais e melhor visando expandir-se para outras províncias do país e ao mesmo tempo atraindo mais crentes de todas as confissões religiosas e participantes dentro da academia e sociedade civil; A Televisão de Moçambique (TVM) e a Rádio Moçambique (RM) assumiram o compromisso de abrir espaços nas suas grelhas de programações para acolher programas que discutam e divulguem informações e conhecimentos sobre as várias religiões e sobre a convivência pacífica entre os seus crentes, Os grupos de trabalho das três províncias comprometem-se a levar as discussões assim como os resultados alcançados aos distritos de suas respectivas províncias, por exemplo: Cabo Delgado que tem brochuras educativas e informativas já elaboradas, comprometeu-se em usar da sua experiência e levar essas informações às comunidades: Niassa-Cuamba que tem os manuais curriculares para as madrassas já elaborados, comprometeu-se a partilhar com os demais e está aberta a outras experiências; Nampula, através do Padre Mássimo do Centro Catequético Paulo VI assumiu a vontade de hospedar os cursos de formação de Professores e líderes religiosos numa perspectiva inter-religiosa e intercultural. Os três grupos provinciais assumiram a responsabilidade de elaborar brochuras com citações sobre PAZ extraídas das escrituras sagradas (Qur’an, Bíblia e outras). Tais citações serão também integradas nos manuais de ensino religioso. Para a elaboração de manual sobre o “Mínimo Ético”, voluntariaram-se o Padre Eduardo (Pemba), o Sheikh Omar (Niassa) e o Sheikh Jamal (Nampula), com o compromisso de assegurar o início dos trabalhos com a maior brevidade: O IESE, o MASC, a UniRovuma, e o CPS, comprometera-se a colaborar para estender de diferentes maneiras, o movimento do diálogo inter-religioso e intercultural para as províncias do centro e sul do país assim como em promover a convivência na diferença. Anchilo, 04 de Setembro de 2022 Declaração de Anchilo_220912_080041
set 07 2022
QUEM FOI A IRMÃ MARIA DE COPPI
Irmã Maria De Coppi, missionária comboniana, nasceu em 1939 numa aldeia do nordeste da Itália, Santa Lucia di Piave. A irmã Maria pertencia à comunidade das Missionárias Combonianas na missão de Chipene (Memba) e estava há 59 anos em Moçambique, onde chegou pela primeira vez em 1963. Ela passou por várias missões: Anchilo, Meconta, Alua e Chipene, onde esteve a trabalhar na pastoral paroquial e, particularmente, dedicando-se à formação das mulheres. A esperança e o testemunho de Jesus em alguns dos lugares mais pobres da terra sempre foi a missão da Irmã Maria De Coppi. Numa recente entrevista afirmou: «Procuro estar perto das pessoas sobretudo ouvindo o que me dizem. Apesar da pobreza material, ouvir os outros continua sendo um grande dom, é reconhecer sua dignidade”. Ela contou que muitas vezes dirigia a Deus uma oração aprendida com Dom Manuel Vieira Pinto, falecido bispo de Nampula quando foi expulso de Moçambique antes da Independência, que assim dizia: «Agradeço-te ó Pai, porque me enviastes aos mais pobres, aos marginalizados e aos que não contam nada!». Neste momento muitos são os interrogativos que surgem no coração dos homens e das mulheres de boa vontade: porque é que acontece tudo isto? Porque tanto sofrimento assim? Porque tantas mortes inocentes? Quem é que nos vai responder? algumas fotografias da tragédia
