logo

jul 26 2022

72 Superintendentes da PRM passaram para a reserva, na província de Nampula

A cerimónia de passagem para a reserva foi orientada, esta terça-feira (26/07), pelo Comandante Provincial da PRM em Nampula, António Bachir, o qual disse aos reservistas que esta é outra etapa de mais responsabilidade no que diz respeito à garantia da ordem e tranquilidade públicas da província de Nampula. Entretanto, Castelo Muahiyaka, representante dos reservistas, disse que eles irão continuar a colaborar no reforço da vigilância e exige deles seguir o exemplo daqueles que dedicaram a sua vida para a pátria. Muahiyaka pediu ao comando provincial da corporação para continuar a prestar apoio aos colegas que se encontram a padecer de várias enfermidades, pedido que foi aceite pelo respectivo Comandante António Bachir. Refira-se que dos 72 superintendentes da polícia, que passaram para reserva, 4 são principais e outros 68 são oficiais. Por: Orlando Júnior  

jul 26 2022

Um ex-agente da PRM nas malhas do SERNIC em Nampula

Depois de dois anos de prisão na Penitenciária de Marracuene, Província de Maputo, um ex-agente da Polícia encontra-se novamente nas celas do SERNIC em Nampula. Trata-se de um cidadão, por sinal antigo instrutor da Polícia, que está detido pelo Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) indiciado de roubar vários electrodomésticos na casa dos pais, no bairro de Namutequeliua, na cidade de Nampula. O indiciado assume o crime, mas disse não saber o que lhe motivou a praticar aquele mal, porque, segundo ele, toda hora nas celas não lhe dignifica. “A maior parte do dinheiro resultante da venda dos eletrodomésticos que roubei na casa do meu pai, gastei para ajudar a minha família” – confessou o indiciado. Por seu turno, Enina Thine, porta-voz do SERNIC em Nampula, afirmou que o indivíduo estava a cumprir uma pena por prática do crime de corrupção na capital do país, onde escapuliu-se da Penitenciária com destino a Nampula, por sinal sua terra natal. O infrator não se conformou com o crime pelo qual estava a ser castigado em Maputo, daí que, chegado a Nampula, furtou alguns bens na residência dos seus pais alegando que este estava gravemente doente e precisava de um valor para o seu tratamento. Enina revelou que estão a ser levados a cabo trabalhos operativos, no sentido de recuperar outros bens na posse dos coniventes e garantiu que serão seguidos os passos subsequentes para a sua responsabilização. Por Malito João  

jul 25 2022

A PRM em Nampula deteve um indivíduo de 21 anos de idade indiciado de roubo de motorizadas na via pública.

Segundo a Polícia, o indivíduo praticava as suas incursões tendo como vítimas os motos-taxistas em diversos pontos desta urbe. Para alcançar os seus intentos, os malfeitores, munidos de catanas, faziam-se passar por clientes para posteriormente arrancar as motorizadas as suas vítimas. O indiciado nega o seu envolvimento e diz que está detido apenas por comprar uma motorizada roubada. O chefe das relações públicas da PRM Nampula, Dércio Samuel, disse que a sua detenção foi graças a denúncias públicas.   Por: João Baptista

jul 25 2022

Um idoso de 45 anos indiciado de violar sexualmente duas menores na cidade de Nampula.

O acto aconteceu no bairro de Namicopo, onde o indiciado, por sinal vizinho das vítimas, no lugar de cuidar das crianças pautou em satisfazer os seus apetites sexuais, partindo para a violação das flores que nunca murcham. Segundo explicam as vítimas, o idoso as violava no quintal da sua residência quando estas lá se faziam para cartar água do poço, onde, de seguida, as obrigava a entrar no seu quarto para abusa-las sexualmente. O indiciado, que com lágrimas nos olhos, não aceita nem nega o seu envolvimento no crime que pesa sobre si, lança o dedo acusador para a sua esposa. Entretanto, familiares das vítimas disseram que teriam descoberto o sucedido, após estas mostrarem uma atitude de medo diante dos pais, e que após investigações estas confessaram o crime. O chefe das relações públicas da PRM em Nampula considera a situação como grave e dolorosa por se tratar de violação que envolve um idoso contra crianças, daí que a pena no ordenamento jurídico pode variar de 6 a 20 anos de prisão. Numa altura em que várias organizações não-governamentais lutam contra a violência sexual no país, o jurista disse haver a necessidade de se intensificar mais campanhas de sensibilização nas comunidades como forma de consciencializar as pessoas no combate a este mal. Por: João Baptista

jul 25 2022

Irmã Delfina Calisto lança o seu primeiro album de música litúrgica em Nampula

A comunidade de são Rafael Arcanjo, na Paróquia de São João de Deus, na Arquidiocese de Nampula, acolheu, no último Domingo (24/07), a cerimónia do lançamento do 1º CD da Irmã Delfina Calisto Cacheriua, da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. De acordo com a autora do CD, com o título “Que barco eu deixei em casa”, o álbum contém 10 faixas musicais com mensagens de evangelização, visando transmitir o amor de Deus que comove os corações do Seu povo. Com a presença de sacerdotes, Irmãs consagradas, fiéis leigos, entre vários convidados, a Irmã Delfina sublinhou que pretende com o trabalho incutir a fé no povo de Deus, sobretudo nos jovens, para além de trazer a realidade cristã. Emocionada, estava a Irmã Delfina que disse ser este o seu primeiro trabalho, mas que sonha mais pela frente. A freira detesta aos violadores dos direitos autorais, porem as suas músicas já estavam no ar mesmo antes do seu lançamento, mas esta disse que perdoa a todos que assim procederam. Entretanto, o Pe. Jeremias do Rosário enaltece o trabalho da Irmã e explica aos presentes que para se chegar a esta fase passa-se por um processo longo, ao que fez da ocasião para deixar um apelo aos grupos corais em nascimento que pretendam seguir o caminho da freira Delfina. O Pe. Constantino, por sua vez, também fez da ocasião para detestar os que vinham tocando as músicas antes do lançamento, pois, magoa a sensibilidade dos autores. A festa foi ainda animada por alguns músicos da praça convidados para a cerimónia. A música litúrgica é um instrumento de evangelização que tem por objetivo aproximar as pessoas de Deus através do canto na liturgia. Por João Baptista

jul 25 2022

Achado um corpo sem vida no Trim-Trim, cidade de Nampula

Foi encontrado, no último Domingo (24/07), um corpo sem vida e com sinais de queimadura ao lado de um contentor próximo da linha férrea, ao longo da Avenida do trabalho, no entroncamento entre esta e a antiga estrada Nova Chaves, no vulgo Trim-Trim, cidade de Nampula. O corpo foi achado já em estado avançado de decomposição e foi cheiro que chamou atenção às pessoas, sobretudo aos revendedores e moto-taxistas próximos no local. Foi na tentativa destes perceberem a origem do cheiro que se deslocaram a uma pequena mata tendo-se deparado com o corpo, não se sabendo ao certo o que teria acontecido. Porém, suspeita-se que este tenha sido executado dias anteriores e que os malfeitores abandonaram naquele espaço onde só viria a ser descoberto este Domingo. Segundo as nossas fontes, trata-se de uma pessoa conhecida. Entretanto um agente de segurança que trabalha num estabelecimento comercial naquele local diz também não perceber como aconteceu e afirma tratar-se do primeiro caso que acontece nesse local. Até ao momento em que a nossa equipe de reportagem se retirou do local, por volta das 18 horas, o SERNIC e a Polícia de Protecção estiveram no local a prestar seus serviços. Por João Baptista

jul 25 2022

Instalado braço-de-ferro entre os vendedores de rua e a Polícia Municipal da cidade de Nampula

Já faz tempo que os munícipes clamam contra a actuação da Polícia Municipal na via pública, quando esta, em nome da postura municipal, arranca mercadorias dos revendedores de rua que lutam pela sua sobrevivência, vendendo alguns produtos. Aliás, na semana passada, a Polícia Municipal teria escalado o mercado dos bombeiros, cidade de Nampula, numa operação que resultou na recolha de vários produtos à venda nos passeios. Na ocasião, os vendedores ambulantes travaram uma guerra contra os agentes, confronto que culminou com ferimentos por parte dos vendedores. Eis que na manhã desta segunda-feira (25/07), um número considerável de vendedores de rua juntou-se para exigir do Concelho Municipal um local para a prática das suas actividades comerciais. A sua indignação está associada ao facto da Polícia Municipal recolher suas mercadorias e que após o pagamento das multas com vista à recuperação dos seus bens os mesmos não são encontrados nos locais onde são conservados. As nossas fontes exigem das entidades competentes a solucionar o problema de forma pacífica para o bem dos munícipes da cidade de Nampula. Entretanto, a Associação Mentes Resilientes olha este cenário como preocupante, visto que, segundo a agremiação, a Polícia Municipal por pautar pela agressão dos munícipes que lutam pela sobrevivência na via pública e considera como violação dos direitos humanos. O Concelho Municipal ainda não se pronunciou sobre esta situação, apesar de a Polícia Municipal continuar a guarnecer grande parte das ruas onde serviam de mercado para venda de roupa, comida confecionada e outros artigos.   Por: João Baptista    

jul 23 2022

O Ministro da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior reconhece os serviços da UCM em Nampula

Visando inteirar-se do funcionamento e da intervenção social das instituições de ensino superior da província de Nampula, sobretudo as privadas, o Ministro da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, Daniel Daniel Nivagara, está de visita de trabalho a esta parcela do país. Na sua escala à Universidade Católica de Moçambique, em Nampula, o Ministro reconheceu o nível organizacional da instituição e os esforços que têm sido empreendidos no dia-a-dia para prestação de serviços de qualidade aos estudantes e ao corpo docente. O dirigente encoraja a direção desta Universidade a continuar a trabalhar para a modernização dos sistemas digitais de forma a melhorar cada vez mais o funcionamento institucional. Daniel Daniel insta a instituição a continuar apostar na modernização de bibliotecas digitais e na formação contínua do corpo docente. De entre vários aspectos, o Ministro pretende verificar a evolução de dados estatísticos do corpo discente, docente e técnico-administrativo, acções institucionais para a promoção e garantia de qualidade ao nível dos cursos, evidências de trabalhos de pesquisa e extensão universitária, de inovação e de transferência de tecnologia que tenham impacto no socioeconómico.   Jornalista: César Rafael

jul 23 2022

O Director Provincial da Juventude desafia aos jovens no empreendedorismo pessoal

Face à falta de emprego no país, o Director Provincial da Juventude, Emprego e do Desporto em Nampula desafia aos jovens a buscarem iniciativas próprias. Alfredo Evaristo Valeta lançou o desafio nesta Quarta-feira durante uma entrevista após um encontro que manteve com as autoridades da Igreja Católica em Nampula envolvendo a juventude. O dirigente desafia aos jovens a criarem ideias próprias de modo a fazer algo para o seu autossustento e da sua família. Entretanto, jovens na cidade de Nampula queixam-se de várias dificuldades para aceder a um emprego formal que até falam de actos de corrupção. O dirigente sublinhou, na ocasião, que a questão de empregabilidade é bastante complexa, porém, a nova abordagem das políticas de acção sobre o emprego estão claras. A fonte acrescentou que face à problemática, o governo tem, por um lado, o seu papel, mas que também a camada juvenil tem uma responsabilidade. O governante avança o problema que aflige os jovens como um desafio para o seu sector. No entanto, insta aos jovens a pensarem mais um pouco para mudarem de ideias. Pois, alguns, que mudaram de ideias tendo abraçado o empreendedorismo, dizem ter ultrapassado uma parte das dificuldades.   Jornalista: César Rafael

jul 23 2022

A falta de edifício próprio preocupa a Associação Provincial de Jogos Tradicionais em Nampula

A falta de um edifício próprio para a realização das suas actividades, preocupa a associação provincial de jogos tradicionais de Nampula. Nampula é uma das províncias do país, onde os jogos tradicionais se fazem sentir se comparado com outras províncias ao nível do país. Mas a falta de instalações e outras condições indispensáveis para alavancar este tipo de desporto inquieta os dirigentes e a massa associativa dos jogos tradicionais. De acordo com José Jaime Pereira, presidente do núcleo dos craques de Naquipiche em Nampula é única província com competições destes jogos. Por seu turno, o presidente da associação provincial dos jogos tradicionais, Carlos Muapanco, disse que neste momento decorre o campeonato provincial de jogos tradicionais envolvendo 10 núcleos. Porém, Muapanco queixa-se de inúmeras dificuldades ao nível da sua associação tangentes ao progresso deste tipo de desporto, ao que para a fonte, o envolvimento das autoridades governamentais é de extrema importância. Apesar destas dificuldades, as nossas fontes dizem que as competições na modalidade de mpale estão a decorrer num bom ritmo. Entretanto, o Director Provincial da Juventude, Emprego e do Desporto em Nampula, Alfredo Evaristo Valeta, disse ser uma preocupação legítima e que esta merece atenção das autoridades governamentais. Jornalista: César Rafael

Nossa Localização

© 2025 Revista Vida Nova – Propriedade do Centro Catequético de Anchilo. Todos os direitos reservados.