logo

abr 07 2022

Crónica – A CAPULANA MATOU O MEU LAR

  A história reza que o 07 de abril de cada ano é o dia da Mulher Moçambicana. Nesta ocasião, é lembrado o aniversário de morte de Josina Machel (1945-1971), combatente da liberdade de Moçambique e heroína nacional. Até 25 de junho de 1975, Moçambique era uma das colonias portuguesas em África, quando nesta data, após uma década de guerra pela libertação nacional, conquistou sua independência. É o dia em que muitas mulheres, em comemoração da data, acorrem à praça para homenagear os feitos daquela que foi a grande mulher. Uma mulher que conquistou a liberdade moçambicana. É o que devia ser de todas as mulheres moçambicana no combate às várias formas de opressão. Mulheres unidas, famílias felizes. Infelizmente, no cenário em que vivem muitas mulheres do nosso tempo estão longe de ficarem como heroínas nos anais da nossa história. Sinto muito que o 07 de Abril já foi desfigurado. Não sei que se estaria a passar, ao certo, nas famílias atuais. Distorceu-se o sentido comemorativo desta grande festa, mal se entende esta data. Muitas mulheres pensam que o 07 de abril é dia nacional de mulheres bêbadas, homenengas, dia de separar-se do homem que não compra capulana”, dia da exploração dos homens; dia de mulher que manda o marido roubar. Não é por acaso que quando se aproxima esta data muitos homens emagrecem. Foi na tarde de ontem que regressava da cidade à minha casa. Parei por um tempo na estação de chapa no Clube 5, na área da Memória, cidade de Nampula. Ali estava um grupo de mulheres que discutia o que cada uma faz quando o marido ou o namorado não lhe compra capulana. Quando a dona Lídia, uma senhora de aparentemente 30 anos desatou: “… mana, eu não sou dorminhoca, o meu marido me conhecia, se ele não comprasse nada para mim no dia 07, eu usava minha saiotinha, minha blusa, um pouco de batom, ia à rua, e, quando lá chegasse, parava numa esquina (…), com minhas pernas (espalhadas) e resolvia todos meus problemas. Assim vivo sozinha, todos homens me fogem, parece que tenho espirito mau”. Exemplo de uma mulher que mal-entendeu o 07 de Abril e hoje vive solteira. Comemorar esta data significa, sim, estar a par do combate do ódio, da divisão nas famílias e das várias formas de opressão, para promover mais comunhão e unidade de todas as mulheres. É contra 07 de abril quem destrói o seu lar, abandona a sua família, só porque faltou capulana. Esta é uma festa do coração de uma mulher educada, uma mulher mais sensata. Feliz 07 de Abril a todas vocês mulheres de família, com responsabilidade e com  espírito de batalha! Quem tem ouvidos, ouça! Giovanni Muacua

abr 06 2022

MORRE PADRE CÉSAR AGOSTINHO VÍTIMA DE DOENÇA PROLONGADA

Foram a enterrar esta manhã (Quarta-Feira, 06/04) os restos mortais do padre César Agostinho, do Clero Diocesano de Nampula, vítima de doença prolongada. O padre César partiu para Deus no último sábado (02/04), com apenas 48 anos de idade, no Hospital Central de Nampula. Em sua homilia, o Arcebispo de Nampula, D. Inácio Saure, que presidiu a missa exequial e a cerimónia fúnebre, no Seminário Filosófico Interdiocesano de São Carlos Lwanga de Nampula, referiu que a morte deve ser encarada com “um olhar de fé em Jesus Cristo, Pão da vida”. O prelado chamou a atenção a que se não perceba a ressurreição nos moldes de reanimação dos corpos ou uma mera reencarnação das almas, mas uma profunda comunhão com Deus. Falando do finado, Dom Inácio disse que o padre César era uma pessoa de bom-humor e não hesitou em descrever o seu estado crítico de saúde: “E se posso dizer alguma palavra sobre o padre César Agostinho, é que era um homem de bom-humor. Tive a graça de estar com ele um dia antes da sua chamada ao Pai, na residência dos sacerdotes da Sé Catedral, visivelmente debilitado, já com dificuldades de locomoção, com dificuldade de articulação, mesmo da palavra, de falar, e ali com o padre Ligório, médico (…), todos nós preocupados a preparar soro para aplicar, notamos uma certa serenidade e pôs-se alongado ao colchão…”. Por seu turno, a mensagem do Clero Diocesano de Nampula, apresentada pelo padre Serafim Muacua, Secretário do Clero, descreve o padre César Agostinho como “Um padre de sociabilidade extraordinária, amigo de todos e de generosidade imensurável”. E disse que, “como Jesus, nunca hesitou ir às periferias existenciais para se encontrar com os marginalizados desta sociedade para os regatar. Homem de poucas palavras. Sempre carregado de alegria e divertido que semeava alegria e esperança aonde quer que fosse”. Acrescentou o clero a que se não possa fazer julgamentos na base de “sentimentalismos preconceituosos sobre isto ou aquilo”. O padre César, nascido a 23 de Março de 1974, em Mutuáli, Distrito de Malema, ingressou no Seminário Propedêutico Mater Apostolorum de Nampula a 10 de Fevereiro de 1993, onde em 1995, concluiu o ano propedêutico. De 1996-1998 cursou-se em Filosofia no Seminário Filosófico Interdiocesano da Matola. De 1999 2002 formou-se em Teologia no Seminário de S. Pio X de Maputo. Depois de ter feito o seu estágio diaconal e pós-diaconal, em 2003, em Marrere, a 18 de Julho de 2004 foi ordenado Presbítero, na Paróquia de Santa Teresa do Menino Jesus, em Mutuáli. O desdobramento da sua experiência pastoral foi nas paróquias de Marrere, Corrane, Muecate e Rapale; já teve ano sabático no Brasil de onde regressara com um entusiasmo crescente. Redacção

abr 06 2022

“Eu sei em quem pus a minha Esperança” – Missa fúnebre pela Páscoa eterna do Pe César Agostinho

Foram a enterrar, na manhã desta quarta-feira (06), os restos mortais do Pe César Agostinho, do Clero Diocesano de Nampula, perecido na noite do último sábado (02) no Hospital Central de Nampula, vítima de Doença. A Missa fúnebre, Presidida pelo Arcebispo de Nampula, Dom Inácio Saure, teve lugar no Seminário Filosófico Interdiocesano de São Carlos Lwanga de Nampula com participação de familiares do malogrado, sacerdotes, consagrados e consagradas, seminaristas e leigos de diferentes paróquias da Região Pastoral da cidade com destaque para o Grupo dos Cooperadosres Diocesanos de Nampula (CODINA). Dom Inácio Saúre, em sua homilia, explicou que a morte é um facto que entristece e cria desespero quando não assumida com fé. Porém, para os que crêem em Cristo, a vida não tem fim, ela continua na eternidade celeste. “É preciso superar todas crenças que não nos levam a entender a nova vida, plena em Deus”, disse o prelado que acrescentou referindo que se nós pensarmos a ressurreição como reanimação do Corpo não conseguiremos mergulhar na compreensão do verdadeiro sentido da ressurreição iniciada na Páscoa de Cristo. Dom Inácio descreve o Pe Cesar como “Homem de humor”. Na sua última visita, mesmo na reta final de sua vida, o Pe César revelou o alto sentido de humor que lhe era caracteristico e exclamou “como posso estar sereno na presença da autoridade?”, referindo-se da presença do Arcebispo que lhe visitava aquando da visita Pastoral à Paróquia de Nossa Senhora de Fátima- Sé Catedral de Nampula. Em sua mensagem, o Clero Diocesano de Nampula, expressou sentimentos de pesar pelo vazio que fica no seio do Clero. Por isso, o Clero implorou a Misericórdia divina para que a alma do Pe César mereça gozar da eternidade do céu. O Sector de Educação do distrito de Muecate enalteceu o carácter intelectual e extraordinário do finado tendo deixado um legado memorável no seio dos seus colegas professores de Muecate. A mensagem do distrito de Muecate destaca a simpatia, alegria e disponibilidade marcada por alto sentido de simplicidade e humor como sinais de ser um homem de Paz e convivência particular. Nascido a 23/3/1974 em Mutuali, distrito de Malema, Pe César foi ordenado a 18/8/2004 na sua Paróquia de origem (Mutuali). Trabalhou nas Paróquias de Marrere, Corrane, Muecate e Rapale. O Clero Diocesano considera o Pe César como “Homem de sociabilidade indescritível e de generosidade inigualável”. Por Kant de Voronha

mar 31 2022

António Muchanga denuncia partidarismo na distribuição de produtos alimentares às vítimas do ciclone Gombe 

De acordo com António Muchanga membro da comissão política do partido RENAMO que trabalhou por dois dias nos distritos afectados pela depressão tropical Gombe, as famílias que se encontram reassentadas nos centros de trânsito, visitados pelos parlamentares não dispõem de condições básicas para a sua sobrevivência. “Dos trabalhos realizados nos distritos afectados pela depressão tropical Gombe, constatamos que as famílias estão há duas semanas que não recebem produtos alimentares e só receberam este sábado, no distrito de Monapo as famílias são oferecidas pão podre que periga de certa forma a vida das pessoas que se encontram reassentadas nos centros de trânsito instalados nos distritos afectados pela depressão tropical Gombe” disse Muchanga, tendo referido que há oportunismo no processo de distribuição de produtos alimentares as famílias. Num comício popular orientado no posto administrativo de Namicopo arredores da cidade de Nampula, Muchanga pediu o envolvimento de todos em acções de solidariedade para com as famílias vítimas do ciclone tropical Gombe. “Pedimos o envolvimento de todos em acções de solidariedade para com as famílias afectadas pela depressão tropical Gombe, elas necessitam da nossa ajuda” avançou a fonte que esteve de visita na província de Nampula para fazer monitoria dos efeitos do Gombe.

mar 31 2022

Moradores do bairro de Namiepe exigem da edilidade a reabilitação da estrada que liga a Namicopo

Trata-se de uma importante via usada para a mobilidade de pessoas e bens, que ao longo dos últimos tempos tem vindo a necessitar de uma intervenção por parte das autoridades municipais devido aos efeitos da erosão do solo. O corte da estrada implicou a paralisação imediata da circulação de carros de transporte de pessoas, situação que deixou transtornados os moradores, com destaque para os funcionários públicos e vendedores informais, que diariamente usam o troço para chegar aos seus locais de trabalho. “Actualmente para se chegar ao bairro de Namiepe devemos usar a via do Nasser que fica longe, temos um centro de saúde, escolas e um posto policial, mas sem uma via de acesso retarda o desenvolvimento do bairro” disse João Almeida transeunte e morador do bairro de Namiepe. O actual estado de destruição da via faz com que mesmo os moto-taxistas que seriam a melhor alternativa de transporte dos residentes, não se arrisquem a passar naquele troço, dai que os moradores exigem das autoridades municipais a reabilitação imediata. De acordo com os moradores, em tempos de campanha eleitoral para a eleição do presidente do concelho municipal da cidade de Nampula promessas não faltaram para a reabilitação da via mas até agora não passa de promessas. “Em tempos de campanha eleitoral, promessas não faltaram para a construção de uma estrada condigna. Nós exigimos que o prometido seja feito”.

mar 31 2022

Desabamento de Murro de vedação dos Aeroportos de Moçambique mata duas pessoas em Nampula

O caso deu-se no bairro de Namicopo quando um taxista de motorizada transportando seu cliente foram surpreendidos, pelo Desabamento repentino do murro de vedação pertencente a empresa Aeroportos de Moçambique, tendo causando a morte imediata do passageiro e o condutor veio a perder a vida no Hospital Central de Nampula. Familiares de um dos malogrados, contam que o finado perdeu a vida quando regressava do seu local de trabalho. Os moradores que vivem nas bermas do aeroporto, contaram que sempre que o murro cai o empreiteiro contratado não edifica uma obra resiliente a mudanças climáticas, por esta razão a queda do mesmo tem sido de frente, uma situação que os deixa agastados os moradores. O aeroporto internacional de Nampula, localiza-se no bairro mais populoso da cidade chamada capital do norte do País e o murro de vedação que protege o aeroporto, segundo os moradores foi construído há muito tempo, e a cada ano são frequentes incidentes do género. Júlio Assane

mar 31 2022

SERNIC detém Curandeiro acusado de burlar um cidadão com promessas de enriquecimento ilícito em Nampula

Trata-se de um cidadão de 42 anos de idade, natural de Cuamba, província do Niassa, que disse ter-se formado no Brasil, e está detido pelo Serviço Nacional de investigação criminal, direcção provincial de Nampula SERNIC, que através da sua magia negra conseguia multiplicar o dinheiro e aliciar os seus clientes. O suposto curandeiro disse que foi detido porque, alguém procurou os seus serviços, mas antes disse ao seu cliente que devia tirar um lavor monetário na ordem de 160 mil meticais, para a compra de outros medicamentos para prosseguir com os tratamentos. “Eu informei ao cliente que precisava de um dinheiro para mandar vir medicamentos de Zanzibar e África de Sul, para o trabalho iniciar” disse o médico, tendo acrescentado que foi detido porque alguém trouxe um amigo que precisava de multiplicar um valor para o seu enriquecimento. “Fiz todo o trabalho e entreguei eles para colocarem entre dois caminhos, lá cada um que passasse estaria a deixar pouco da sua sorte durante uma semana, dai o feitiço iria funcionar e eles não chegaram de cumprir com as orientações”, explicou. Uma das vítimas, do praticante da medicina tradicional, contou que o curandeiro lhe pediu tirar 200mil meticais, o valor seria multiplicado para 400mil, o que não veio a acontecer. Porque o tempo passava e o dinheiro não o pertencia, começou a pressionar o curandeiro, por sua vez dos duzentos tirou cinco mil meticais e orientou o seu cliente para arrendar uma residência na Ilha de Moçambique, como forma de evitar a fúria do seu patrão. Enina Tsenine, Porta-voz do Serviço Nacional de Investigação Criminal, em Nampula, avançou que depois de ter consumado o acto, o suposto curandeiro mudou de residência, e foi fixar-se no bairro de Mutauanha arredores da cidade de Nampula. Júlio Assane

mar 28 2022

Munícipes de Nampula agastados com indivíduos que roubam bens na via pública com recurso a motorizada

Circular na via pública nos últimos tempos na cidade de Nampula, tornou-se perigoso devido a escalada de cadastrados perigosos, que com recurso a motorizadas empreendem fugas, assaltam cidadãos indefesos, sobretudo mulheres cujo alvo são as bolsas. A equipa de reportagem da Vida Nova saiu a rua na manhã da última sexta-feira para colher sensibilidades dos munícipes, em torno da prontidão combativa pelos homens da lei e ordem no sentido de travar tal situação. “Nós somos obrigados a colocar a mochila sempre a nossa frente e evitar falar ao telefone com medo de sermos arrancados por indivíduos que usam a motorizada para protagonizar assaltos na via pública” disseram os nossos entrevistados, que garantiram que os meliantes roubam em enfrente dos Homens da lei e ordem, que nada fazem para resolver este triste cenário nas ruas e avenidas da cidade de Nampula. Entretanto, a Policia da República de Moçambique em Nampula apresentou um individuo que protagonizava assaltos na via pública com recurso a motorizada. Face a este crime, Zacarias Nacute porta-voz da PRM, avançou que neste momento decorrem trabalhos com vista a neutralizar outros integrantes. “Este individuo protagonizava assaltos com recurso a uma motorizada e tinha como pontos de actuação, a Av. Francisco Manyanga em frente a mesquita Fátima, onde vinha furtando telemóveis e bolsas na companhia de seus companheiros e neste momento decorrem trabalhos com vista a neutralização dos outros integrantes”. O indivíduo em alusão, por sinal com cadastro no mundo do crime, é confesso e conta na primeira pessoa. “Roubo na via pública com recurso a uma motorizada e fui pegue quando engendrava uma fuga depois de ter furtado um telemóvel”. Importa referir que vezes sem conta, os moto-taxistas que exercem as suas actividades na cidade de Nampula, são apontados como os que engrossam as fileiras deste grupo de assaltantes baptizados por águias. Por Júlio Assane

mar 28 2022

Ladrões da ANE detidos pela PRM lançam o dedo acusador ao espírito mau

PRM neutraliza dois indivíduos pertencentes a uma quadrilha de assaltantes acusados de vandalizar e furtar estaleiro da Administração Nacional de Estradas (ANE) em Nampula Trata-se de dois indivíduos encontrados na posse de diversos materiais de escritórios subtraídos num dos estaleiros da Administração Nacional de Estradas (ANE), localizado no posto Administrativo de Namaita, distrito de Rapale na província de Nampula. Zacarias Nacute, porta-voz da PRM em Nampula, avançou que a neutralização destes indivíduos foi graças a denúncias populares, e neste momento decorrem trabalhos com vista a neutralizar o outro elemento que se encontra em fuga. “Estes indivíduos já a muito tempo que vinham furtando diversos bens da ANE no posto administrativo de Namaita, e sua neutralização foi graças a denúncias populares” referiu a fonte. Entretanto, os indiciados já detidos nas celas do comando distrital da PRM em Rapale, são confessos na prática do crime de que são acusados, e lançam o dedo acusador ao espírito mau de ser o principal culpado. “Nós não somos os únicos que furtaram o material no estaleiro da ANE, várias pessoas furtaram, mas por conta do espírito mau, nós e outro nosso amigo que está foragido entramos onde furtamos diversos bens da empresa”, disseram os indivíduos visivelmente agastados e arrependidos pelo acto cometido. Enquanto decorrem trabalhos de investigação para a neutralização do outro integrante, os indiciados continuam a ver o sol aos quadradinhos nas celas da PRM no comando distrital de Rapale na província de Nampula. Por Júlio Assane

mar 25 2022

7 de Abril coloca casal nas celas em Nampula

A Policia da República de Moçambique em Nampula neutraliza casal encontrado na posse de 16 quilogramas de cannabis sativa, cujo valor de venda seria usado para compra da capulana e prótese para o dia 7 de Abril. O proprietário da droga de 27 anos de idade que está detido juntamente com a sua esposa de 22 anos, nas celas da primeira esquadra desta circunscrição geográfica, explicou que por conta da pressão que estava a receber da parte da sua esposa para a compra de uma capulana alusiva ao dia sete de Abril, sentiu-se obrigado a trocar um saco de 50 quilos de mandioca seca, por droga, cujo valor seria usado para a compra da referida capulana. “Eu iria usar o dinheiro para comprar capulana e prótese/peruca para a minha esposa ficar linda no dia 7 de Abril dia da mulher moçambicana” avançou o indiciado o qual explicou que, provem de distrito de Mogovolas e foi neutralizado algures da Zona do Lourenço junto com a sua esposa, depois da sua motorizada ter avariado. A esposa por sua vez, explicou que para além da capulana o valor serviria igualmente para compra de uma peruca. “Eu segui o meu marido até aqui na cidade porque queria comprar minha peruca/prótese para ficar linda no dia sete de Abril e eu sabia que ele carregava droga consigo, por isso que eu segui” referiu a esposa do indiciado que neste momento estão a ver o sol aos quadrinhos nas celas da PRM na cidade de Nampula. Zacarias Nacute, porta-voz da PRM em Nampula, avançou que a neutralização do casal é fruto de um trabalho que a corporação tem vindo a realizar em diversos postos de travessia desta parcela do Pais. Nacute apelou, para que is cidadãos não enveredem aos maus caimnhos só para satisfazer o desejo das mulheres. Esta apreensão ocorre dois dias depois da Policia da República de Moçambique em Nampula, ter apresentado dois indivíduos encontrados na posse de 4 baldes contendo droga do tipo cannabis sativa, vulgo suruma, também proveniente do distrito de Mogovolas. Júlio Assane

Nossa Localização

© 2025 Revista Vida Nova – Propriedade do Centro Catequético de Anchilo. Todos os direitos reservados.