logo

mar 29 2023

Ser elegante não significa ser Santo

“Um Católico elegante não é um católico santo”.- afirmou Papa Francisco, durante o seu encontro Semanal com os fiéis na Praça de São Pedro no Vaticano. O sumo Pontífice, pronunciou-se assim na sua catequese da Audiência Geral desta quarta-feira, 29/03, onde colocou no centro de reflexão a figura da conversão de São Paulo, que se encontrou com Jesus ressuscitado. Segundo Francisco, o que muda a vida é o encontro com o Senhor e único que pode mudar os nossos corações é o Esprito Santo. O líder da igreja Católica no Mundo lembrou que tornar-se cristão não é uma maquiagem que muda o rosto. Para ilustrar essa afirmação, deu o exemplo da Eucaristia na qual o pão e o vinho não desaparecem, mas tornam-se o corpo e sangue de cristo. Lembrou que converter-se significa refazer aquela mesma experiência de queda e ressurreição que Paulo viveu. Trouxe também para reflexão, a conversão de Paulo que depois de perseguir os que testemunhavam a palavra do Senhor, se tornou Apóstolo de Cristo. Para o Santo Padre, “esta experiencia evidencia que um católico elegante, não é um Católico Santo, porque o verdadeiro caótico e o verdadeiro Cristão é aquele que recebe Jesus dentro de si”. Redação

mar 29 2023

Activistas sociais negam ser inimigos do Governo

O presidente da Associação de paralegais para Assistência no Apoio do desenvolvimento Sustentável da Comunidade – APAADEC disse estar satisfeito com a expansão, a nível nacional da instituição que dirige. Sismo Eduardo Muchaiabande, que falava ontem, 28 de Março, no inicio das actividades da sua agremiação, para o presente ano, recordou as acções desenvolvidas em benefício das comunidades. Falou igualmente dos desafios daquela organização na área da mineração, apontando como exemplo algumas violações contra o ambiente, com destaque para a poluição do mar e a falta de reposição do mangal, nas zonas de exploração mineira, sem a devida fiscalização. “Assistimos poluição das aguas do mar em Larde, por navios de grande porte e falta de reposição do mangal na área de exploração mineira, mas que infelizmente ninguém fiscaliza.”- Lamentou o presidente da Associação de paralegais Para Assistência no Apoio do desenvolvimento Sustentável da Comunidade – APAADEC, falando por ocasião do arranque das actividades da sua agremiação, para o ano de 2023, na cidade de Nampula. Os Membros da APAADEC, recordam que, como ativistas sociais, não são braço de ferro para o poder, mas sim companheiros de caminhada, numa clara alusão de que apoiar as opiniões das organizações da sociedade civil, é fortalecer e dar o seu devido valor a constituição da Republica. “Enquanto os políticos lutam para substituir o governo do poder, os activistas sociais lutam para que o governo melhore a forma de servir o seu povo.” – clarificou Cismo Muchaiabande. De Salientar que a APAADEC tem como objectivo, promover a justiça social e do bem-estar comunitário, criando capacidades para a defesa dos direitos e deveres no uso e aproveitamento sustentável da terra e recursos naturais, contribuindo para a boa governação e prestação de contas. Por Eva Bento

mar 29 2023

Governo Canadiano é pela “potencialização” da mulher e Rapariga em Moçambique

A Alta Comissária do Canadá em Moçambique entende que as mulheres e raparigas desempenham um papel catalisador para as mudanças económica, ambiental e social rumo ao desenvolvimento sustentável do país. Caroline Delany que esta terça feira, 28 de Março visitou as instalações da Rádio e Televisão Encontro, lamentou o facto de este papel que a mulher e a rapariga tem, estar a fracassar devido aos casamentos prematuros que, algumas vezes, acontecem contra a vontade delas. “Muitas raparigas no mundo e em moçambique em particular, são impedidas de atingir o seu pleno potencial, comprometendo o seu futuro e consequentemente o seu estado de saúde, o que as torna cada vez mais vulneráveis a violência, descriminação e abusos.” – observou Caroline Delany, acrescentando que muitas raparigas ainda não conseguem terminar os seus estudos, devido a esses factores. Essa realidade foi segundada pela embaixadora por um dia, do Canada em Moçambique, Teresa Abdala, que fazia parte da delegação da Alta Comissária, a qual anotou ser importante a potencialização da rapariga e da mulher na sociedade, numa altura em que há muita limitação dessa camada nas comunidades. “Seria bom investir-se mais na reintegração escolar das mulheres e raparigas, que por várias razões estejam fora da escola”. – anotou Teresa Abdala, que na opinião dela, “se ajudarmos as mulheres e raparigas, e informá-las sobre os seus direitos, terão uma mente mais aberta, porque conhecimento é poder”. Para o sucesso dessa ideia, Teresa Abdala defende ser importante o uso das rádios para a disseminação de informações sobre os direitos da mulher e da rapariga na sociedade, desencorajando os casamentos prematuros. A visita da Alta Comissaria do Canada, a Província de Nampula, enquadrava-se nas celebrações do mês da mulher, sabido que o governo Canadiano adotou uma política de assistência internacional feminista, com objetivo de reduzir a pobreza extrema e construir um mundo mais pacífico, inclusivo e próspero. Essa política, segundo a Alta Comissária do Canadá em Moçambique, reconhece que promover a igualdade de género e capacitar mulheres e raparigas, é a abordagem mais efectiva para o alcance desse objectivo. Por Elísio João

mar 28 2023

Baixa visão em tratamento mo HCN

A Associação Amor à Vida está a promover uma campanha de atendimento a pessoas com baixa visão na cidade de Nampula. Os membros dessa Associação, na sua maioria, com problemas de pigmentação da pele, promovem esta campanha desde Dezembro do ano passado e até este momento já abrangeu pouco menos de 20 pessoas. Nesta segunda fase, o atendimento massivo das pessoas com baixa visão está a acontecer no Hospital Central de Nampula e a agremiação espera a aderência de todos que tenham este problema. A vice coordenadora da Associação Amor a Vida, Márcia Bacar disse que as intervenções são gratuitas e são direcionadas a todos interessados, dos 05 a 19 anos de idade. “Estamos preocupados pela fraca aderência nesta actividade.” – Disse Márcia, observando que a vantagem de fazer parte dessa observação, é que os que tem o problema de baixa visão, depois de observados, poderão receber óculos de vista. “Depois das intervenções de oftalmologia, os pacientes terão a possibilidade de receberem um par de óculos de vista, oque ajudará a melhorar a sua visão e consequentemente os seus estudos.” – Admitiu a nossa fonte, acrescentando que a Associação de pessoas com albinismo viu a necessidade de ajudar estas pessoas uma vez que nem todos têm a possibilidade de adquirir óculos de vista. “Todo trabalho é gratuito e ninguém paga nada pelas intervenções.”- disse repetidas vezes  Márcia Bacar, renovando o convite para adesão nesta campanha, que está a decorrer no Hospital Central de Nampula. Por Assane Júnior

mar 28 2023

Está tudo preparado para a 4ª Assembleia Nacional da Pastoral decorrer em Nampula

A comissão de preparação da quarta assembleia nacional de Pastoral garante que está tudo pronto para a realização do evento em Maio próximo. A garantia foi dada por padre Jacinto Augusto, em entrevista exclusiva a rádio e televisão encontro. Padre Jacinto disse estão neste momento acautelados todos os detalhes, como a liturgia, o acolhimento, a acomodação dos participantes de formas a garantir que o evento aconteça sem sobressaltos. “Neste momento quem está a demorar são os delegados, para a Assembleia arrancar, porque já temos tudo preparado”. – garantiu o sacerdote, para o qual, “tudo esta a postos, mesmo se o evento estivesse marcado para amanhã. Questionado sobre o local onde vai decorrer o encontro, o sacerdote respondeu que muitos deles terão lugar no salão da Faculdade de Educação e Comunicação da UCM e no da Rádio e Televisão Encontro. A fonte apelou para maior envolvimento e participação dos fiéis de Nampula neste evento. “Pedimos para que todos participem, pelo menos nas celebrações eucarísticas, uma vez que noutros encontros vamos contar com delegados de Nampula”. – anotou. A quarta assembleia Nacional da pastoral terá lugar de 17 a 21 de Maio próximo, na cidade de Nampula. Por Gelácio Rapieque

mar 28 2023

FEC em Nampula, 25 anos com espírito de desenvolver a sociedade, usando a Ciência

A Faculdade de Educação e Comunicação da Universidade Católica de Moçambique em Nampula, celebrou esta 2ª feira, 27/03, o seu vigésimo quinto aniversário da sua fundação. O evento, ora festivo, teve lugar na respetiva faculdade e foi antecedido por uma celebração eucarística presidida pelo padre António Canera, capelão da UCM em Nampula. Após a celebração da missa, o Professor Doutor e Reitor da Universidade Católica de Moçambique, Padre Filipe Sungo, disse que os 25 anos de existência da FEC significam crescimento e sobretudo a consolidação do planeado, que é desenvolver a sociedade usando a ciência. Prova de que seja, na verdade, um crescimento, segundo a fonte, são vários profissionais que exercem suas funções em várias áreas sobretudo as que de forma direta influenciam no desenvolvimento da sociedade. Neste período todo, não faltaram desafios, como sublinhou o padre Sungo, ao falar da formação de pessoas competentes, sobretudo nutridas com a ética e moral. No entanto, assegurou serem desafios já ultrapassados. Os próximos anos, como garantiu o dirigente da Universidade Católica de Moçambique, serão anos de aumento de meios que promovam um ensino qualitativo. Por sua vez o Padre Canera, fez saber que celebrar 25 anos simboliza alegria, não só, mas também um espaço para a reflexão. Perguntado sobre a inserção dos estudantes vindos de outras religiões, o capelão da UCM em Nampula afirmou confiante que o facto de a Universidade ser católica, não significa fazer católicos os seus estudantes. Antigos trabalhadores desta instituição de ensino superior em exercício de suas funções, dizem-se orgulhosos, uma vez que, os 25 anos implicam trabalho árduo, cujos frutos ainda são visíveis. Por Ernesto Tiago

mar 27 2023

Ferroviário de Nacala foi o melhor do torneio

O Ferroviário de Nacala sagrou-se campeão do torneio dos clubes de caminhos de ferros de Moçambique ao derrotar o seu homónimo da Beira, por três a dois, na marcação de grandes penalidades. Foi uma Partida em que as duas equipas fizeram o seu melhor para alcançar a vitória dentro dos 90 minutos, o que não aconteceu, tendo o jogo terminado empatado a zero. Pese embora o Ferroviário de Nacala ter jogado mais de 60 minutos reduzido a dez unidades, na sequência de uma cartolina vermelha mostrado ao jogador Nhaminga, aos 35 da primeira parte, os homens do Chiveve não foram capazes de aproveitar a situação. O desfecho do jogo foi decidido na marcação dos pontapés de grandes penalidades, onde três a dois foi o resultado final, com a grande prestação de Dallas, guardares de Nacala, que defendeu o resto dos penaltis. Para a euforia contagiante no estádio 25 de Junho, onde o sorriso do técnico principal do Ferroviário de Nacala, Artur Comboio ia de orelha a orelha. Por sua vez, Hélder Duarte maquinista principal da locomotiva da Beira,  felicitou a equipa adversária pelo triunfo, igualmente mostrou-se insatisfeito com o desempenho dos seus atletas. De lembrar que fizeram parte do torneio os clubes ferroviários de Nampula, Quelimane, Beira, Lichinga, Pemba e de Nacala, sendo ao fim do certame, a classificação ficou ordenada da seguinte maneira. Primeiro lugar, Ferroviário de Nacala, Ferroviário da Beira em segundo lugar, o terceiro lugar foi ocupado pelos locomotivas de Quelimane, depois de derrotar os homens de Lichinga, por 6 a 5 também na marcação de grandes penalidades. O ferroviário de Nampula organizador do evento, foi lançado para o quinto lugar e ferroviário de Pemba ocupou a ultima posição. Confrontado pela nossa reportagem o vice-presidente do clube Ferroviário de Nampula disse que o resultado não interessava, o importante era rodar a equipa, numa clara alusão de que estava satisfeito com o desempenho da sua equipa. Por Assane Júnior

mar 27 2023

STAE arranca com capacitações em Nampula

Deu início esta segunda feira, 27/03, em todo o país, a formação dos formadores provinciais dos agentes de educação cívica eleitoral e formadores para brigadistas. Em Nampula, são candidatos 71 formandos para formadores de brigadistas, para no final serem apurados 58. Enquanto que para formadores dos agentes de educação cívica eleitoral, o STAE de Nampula submeteu à formação 44 candidatos para apurar 40 formadores. Falando à jornalistas, a porta voz do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral em Nampula, Josina Taipo, pediu para que os formandos capitalizem os conhecimentos que poderão adquirir durante a formação. “Estes irão trabalhar directamente com os agentes de educação cívica e os brigadistas vão trabalhar nos postos de recenseamento eleitoral nas 8 autarquias de Nacala-Porto, Ilha de Moçambique, Angoche, Monapo, Ribaué, Malema, Cidade de Nampula e na nova autarquia de Mossuril”.- clarificou Josina Taipo, que pede maior entrega de todos para que as próximas eleições sejam justas, livres e transparentes. Nas 8 autarquias da província de Nampula, serão envolvidos nas próximas eleições, mil cento e treze brigadistas e 650 agentes de educação cívica eleitoral. Serão criadas 371 brigadas e 456 postos de recenseamento eleitoral. A educação cívica arranca no dia 10 de Abril, enquanto que o recenseamento eleitoral decorre de 20 de Abril a 3 de Junho de 2023. A formação dos formadores de agentes de educação cívica tem a duração de 3 dias, enquanto que a formação dos formadores provinciais dos brigadistas vai decorrer durante 7 dias. Recorde-se que, com a entrada na história de municipalização da vila de Mossuril, a província de Nampula passou a contar com 8 autarquias. Por Elísio João

mar 21 2023

Activista social torturado em Nampula por homenagear Azagaia

Gamito dos Santos Carlos, um Jovem ativista Social em Nampula, viu, ouviu e sentiu na pele, durante o último fim de semana, a parte cruel da polícia moçambicana, depois de ter sido detido, acusado de liderar uma marcha pacifica, em homenagem a vida do artista de Rap e crítico do governo, o Azagaia. Em entrevista a Rádio e Televisão Encontro, Gamito dos Santos disse ter sido sequestrado por membros da Polícia da República de Moçambique, e torturado fora do comum, durante duas horas, para depois ser lançado para as celas da primeira esquadra, na cidade de Nampula. “Taparam-me os olhos com um pano preto, amarraram minhas pernas e braços e varam-me de carro para um sitio que não conheço, onde me despiram toda a roupa e torturaram-me durante duas horas”.- Esclareceu dos Santos que disse ter sido chamado de terrorista e patrocinador do terrorismo, sem no entanto lhe darem tempo para se defender. Como consequência das torturas, até a ultima segunda feira, 20/03, Gamito não conseguia usar calças, estando a andar de capulana, amarrada na cintura, devido as lesões nas nádegas, nas pernas e até nas partes íntimas do seu corpo. A vítima nega ter se envolvido, algum dia, em grupos estranhos por isso estranha a acusação da Polícia, observando que, olhando pelos maus tratos que passou,  “os piores terroristas neste pais, estão nas fileiras da Polícia da República de Moçambique”. O jovem ativista diz que existem pessoas singulares e organizações que velam pelos direitos humanos que continuam a mostrar interesse em o apoiar na tramitação de processos, como forma de desencorajar que actos de natureza voltem a acontecer no pais dos moçambicanos. Mesmo com estes factos, contados na primeira pessoa, a Polícia da República de Moçambique na voz do respetivo porta voz, Zacarias Nacute, nega e jura de pés juntos, que a corporação nunca torturou ninguém, e para o caso concreto de Gamito dos Santos, tratou-se de uma Acção que tinha em vista evitar a alteração da ordem, segurança e tranquilidade publicas na Cidade de Nampula. “A polícia fez o seu trabalho rotineiro que era de garantir que a tranquilidade dos cidadãos não estivesse em causa”.- Disse Nacute recordando que a detenção de alguns manifestantes aconteceu depois de a Polícia ter feito trabalho de mobilização, desencorajando a realização da marcha. Aliás, o porta voz da PRM em Nampula fez transparecer que a accão da policia foi motivada pelo facto de a Província de Nampula, ser vizinha de Cabo Delgado onde decorrem actos de terrorismo e que as Forças de Defesa e Segurança são chamadas a estarem atentas, porque, segundo suas palavras, “algumas pessoas podem se aproveitar de manifestações para ações inimigas”. Zacarias Nacute teve a coragem de dizer à imprensa, que ninguém foi torturado em consequência da manifestação do último sábado. “Torturar cidadãos não faz parte do perfil dos homens da Lei e Ordem”. – Jurou Zacarias Nacute, que pede aos cidadãos para respeitarem a lei moçambicana. Informações em nosso puder referem que em conexão com as manifestações na cidade de Nampula, depois de ter efectuado disparos de gaz lacrimogéneo, que provocou danos ligeiros na saúde de alguns manifestantes, a polícia deteve 7 jovens, que agora se encontram em liberdade. Refira-se que vários organismos internacionais, com destaque para a Organização das Nações Unidas, já repudiaram o uso excessivo e desnecessário, da força policial em meio de uma manifestação pacífica, em homenagem ao rep Azagaias, que apelavam igualmente a pronta libertação dos detidos arbitrariamente e a investigação das alegadas violações. Outras organizações internacionais apareceram a exigir que o governo investigue a polícia que prendeu pessoas e as espancou, e que garanta que seja responsabilizada, por violar os direitos humanos dos manifestantes, incluindo o direito internacional. Por Elísio João

mar 20 2023

Novo secretário do SNJ em Nampula não tem vara mágica

O Sindicato Nacional de Jornalistas – SNJ em Nampula já tem um novo secretariado Provincial. Eleito no último Sábado, 18/03, no decurso da VII Conferência Provincial da Organização, o novo secretariado é liderado por José Arlindo, Operador de Câmera na Televisão de Moçambique, delegação de Nampula. José Arlindo derrotou na corrida, a Jornalista reformada da Radio Moçambique, Rosa Nguane, agora a trabalhar para a Agência de Informação de Moçambique- AIM, que também concorria para o cargo de Secretária Provincial do SNJ em Nampula para a lista B. O novo Secretário eleito, substitui do cargo, a Jornalista Hermínia Francisco, da Rádio Moçambique, emissor Provincial de Nampula, que vinha conduzindo os destinos do SNJ nesta Província há mais de 10 anos. Na hora de despedida, Hermínia Francisco agradeceu a colaboração de todos os profissionais de Comunicação Social em Nampula, que mesmo com dificuldades de vária ordem, ajudaram a pilotar o avião. Com poucas palavras, a secretária cessante disse que deixa o secretariado Provincial do SNJ em Nampula, com sensação de missão cumprida. “Foram muitos os obstáculos que juntos procuramos superar, por isso gostaria de vos agradecer pelo apoio e deixo o secretariado com a sensação de missão cumprida, graça a vossa colaboração”. – sublinhou Hermínia Francisco, que disse ter batalhado muito para que o SNJ em Nampula conseguisse organizar as suas finanças. O seu sucessor, José Arlindo, deixou claro que não vem para o secretariado com vara mágica. Numa clara alusão de que vai precisar do apoio de todos colegas, incluindo os membros do anterior secretariado. “Espero que o apoio prestado a Secretaria anterior, seja também para o meu lado, porque se estou aqui, não significa que trago uma varinha magica para solucionar os problemas do sindicato”.- disse José Arlindo instando aos membros para que comecem deste já a pagarem as suas quotas, porque, segundo anotou, muitos colegas não tiveram a oportunidade de votar, por não terem as suas quotas em dia. Em representação do Secretário Geral do SNJ, o Jornalista Assane Issa, Secretário Regional Norte desse sindicato, apelou ao novo  secretariado a fazer tudo para que os jornalistas trabalhem respeitando a Ética e deontologia Profissional, para não ferir os princípios da organização. Ultimamente fala-se muito do “Procotra e Caracata” no jornalismo. Gostaria de desafiar ao novo elenco para disciplinar a classe. – avançou Assane Issa, recordando que o jornalismo é uma actividade nobre e que deve ser respeitado a partir dos próprios fazedores Refira-se que  dos 27 votos válidos, José Arlindo foi eleito com 16, contra 11 votos da Rosa Nguane. A VII conferência Provincial do SNJ em Nampula, elegeu igualmente Hermínia Francisco e Gracinda Caramage, jornalistas da Rádio Moçambique, a Membros do Conselho Nacional dessa organização. Foram eleitos também, os Jornalistas Rosa Nguane da AIM e Elísio João da Rádio e Televisão Encontro, a delegados da Conferência Nacional do Sindicato Nacional de Jornalistas, a decorrer ainda este ano. Por Elísio João

Nossa Localização

© 2025 Revista Vida Nova – Propriedade do Centro Catequético de Anchilo. Todos os direitos reservados.