logo

fev 15 2023

Na Arquidiocese de Nampula, todas paróquias terão CCS este ano

A criação e consequente Oficialização da Comissão de Comunicação Social em todas as paróquias constitui prioridade ao nível da Arquidiocese de Nampula. A informação foi dada a conhecer pelo respectivo coordenador a nível da Arquidiocese de Nampula Gelácio Manuel Rapieque, na abertura solene do ano das actividades daquela comissão, evento que teve lugar na Paróquia Santa Maria em Namicopo, arredores da Cidade de Nampula. Rapieque, disse que os desafios sãos enormes para este ano pastoral, visto que, segundo ele, existem comunidades e paróquias que não percebem quando ouvem falar da comissão de comunicação social a nível da Igreja. Aliás para sustentar a sua tese, a fonte realçou que como qualquer ministério ao nível da Igreja, esta comissão também está ao serviço de Evangelização, porque “Comunicar é Evangelizar“. “São comissões que já estão estabelecidas nas paroquias, mas, existem paroquias que constituem um desafio enorme, por isso todos os párocos devem apoiar essa iniciativa para que continuemos a cumprir a nossa missão.” Esclareceu Rapieque, que apelou a todos os párocos e féis, no sentido de darem mão a esta comissão para a concretização  dessa iniciativa em toda a província. Entretanto o padrinho da Comissão de Comunicação Social ao nível da Arquidiocese de Nampula Júlio André, desafiou aos membros da comissão a intensificarem as actividades programadas para o ano pastoral, sobre tudo a importância deste ministério na Igreja. “Há paróquias que dão bom testemunho mas me parece que existem outras que devem dar passos, porque essa comissão é mais um ministério, e pouco se fala dela na igreja”. – referiu Júlio André, que defende a necessidade de se publicitar mais essa actividade em todas as comunidades religiosas. Emocionado e entusiasmado estava o pároco da Santa Maria Padre Ângelo Romano, por se tratar da primeira vez que a paróquia acolhe abertura do ano pastoral das actividades daquela comissão. Constam no rol das actividades da comissão para o ano pastoral corrente, visitas as outras regiões pastorais da diocese de Nampula, retiros espirituais, capacitação dos membros em matérias de jornalismo básico, processo eleitoral entre outras.                                         Por Ofélio Adriano

fev 14 2023

55 turmas estudam ao relento na escola primária completa de Namiteca em Nampula

Essa situação triste, acontece numa altura em que o governo diz estar a envidar esforços para acabar com o fenómeno de lecionação ao ar livre ou por baixo de árvores. A escola primária completa de Namiteca, nesta cidade, é um exemplo das várias, que desde ano passado, enfrentam problemas de falta de salas de aulas, depois dos efeitos dos Ciclones Ana e Gombe. O director daquela instituição Carvalho Evaristo, numa entrevista exclusiva à Rádio Encontro, recuou no tempo e disse que depois das tempestades do ano passado, a escola ficou com apenas 4 salas de aulas, e os alunos estudavam no recinto de uma igreja próxima, oque preocupa bastante. Carvalho Evaristo disse que num universo de 82 turmas, apenas 27 é que recebem aulas dentro da sala, e como forma de mudar o cenário, o conselho da escola adoptou um mecanismo de contribuição obrigatória dos pais e encarregados de educação, para a construção de algumas salas. A fonte referiu que apesar dos esforços que estão sendo feitos pelo conselho da escola, em colaboração com os pais e encarregados de educação, será difícil todos estudantes estarem dentro de uma sala, devido ao elevado número que a escola inscreveu para o presente ano lectivo. O dirigente disse ainda que a insuficiência de salas de aulas naquele estabelecimento de ensino, influencia sobre maneira no fraco aproveitamento pedagógico do aluno, uma vez que o arranque do ano lectivo acontece na época chuvosa. Lopes António, Professor afecto naquela instituição, disse ser um desafio enorme que se associa com a falta de Material didático. Recorde-se que o Governo da província de Nampula apareceu em publico, semana passada, a dizer que este ano, não haverá construção de novas salas de aulas.                                                                           Por Assane Júnior 

fev 14 2023

AGE é pela retenção da Rapariga na Escola nos próximos 5 anos

Numa altura em que os governos dos vários países desenham suas políticas para tornar a educação mais acessível a todos, dados indicam que mais de metade das raparigas em moçambique, não conseguem concluir o nível secundário. São apontados vários factores que contribuem para esse fenómeno, com destaque para os casamentos prematuros, assédio sexual entre outros. Esses dados foram tornados públicos na cidade de Nampula pelo embaixador dos Estados unidos em Moçambique, a margem da cerimónia de lançamento de um novo programa, denominado AGE, que visa apoiar o avanço da educação das raparigas dos 10 aos 19 anos de idade, para que mais raparigas possam concluir o ensino básico e secundário geral, promovendo a sua retenção, aprendizagem e progressão de ciclos. Piter Hendrick Vrooman, revelou que esse programa, vai abranger 280 mil raparigas e rapazes em oitocentas escolas das províncias de Nampula e Zambézia, durante cinco anos. O Programa AGE é uma iniciativa da Agência dos Estados Unidos para o desenvolvimento Internacional, destinado para o apoio ao ensino básico. Para tal, a USAID selecionou um consórcio de 5 organizações lideradas pelo Centro de aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil – CESC. Com esse programa, espera-se melhorar o acesso a escola para raparigas, e aumentar o apoio comunitário a educação das raparigas, melhorar a retenção e o desempenho das raparigas nas Escolas primarias e secundarias, para alem de melhorar a segurança delas na escola, nas famílias e na comunidade. Por Elísio João

fev 08 2023

O AMOR DE CRISTO DEVE SER ESPELHO ENTRE PESSOAS

Em toda Igreja Católica celebra-se a 07 de Fevereiro, a festa das 5 chagas do Senhor e o arcebispo da Arquidiocese de Nampula, reconhece as chagas que o povo enfrenta. Numa altura em que o país vive situações incontáveis de injustiça, violências, corrupção e uma colonização silenciosa, a Festa das Chagas do Senhor mostra-se oportuna para uma reflexão conjunta para a melhoria da vida do povo. Dom Inácio Saure disse que esta festa mostra como deve ser administrado o amor entre pessoas, onde todos somos chamados a amar e estar dispostos a nos oferecer ao sofrimento para o benefício da maioria e não o contrário. O arcebispo disse ser oportuno que as pessoas busquem a paz não por via de matanças, mas como fez Cristo, perdoar todos que nos fazem mal e depois aprender a servi-los. Por Ernesto Tiago

fev 08 2023

Em Nampula, Insuficiência de Padres limita Celebrações Eucarísticas

A observação foi feita no seminário Propedêutico “Mater Apostolorum” durante a  abertura do ano Académico e formativo 2023. A Cerimónia de Abertura foi antecedida por uma celebração eucarística presidida por Dom Inácio Saure, arcebispo da Arquidiocese de Nampula a quem competia essa missão nesta instituição religiosa. Durante a homilia, no percurso da santa missa, o bispo metropolitano de Nampula mostrou aos jovens que há escassez de padres, situação que deixa algumas comunidades e paróquias sem celebrações da eucaristia, dando-lhes a ver o quão é fulcral a sua formação para o bem de muitos cristãos. Dom Inácio tomou da ocasião como oportunidade de chamar aos jovens seminaristas a necessidade de amarem-se uns aos outros, amor que se deve demonstrar na partilha de vários elementos formativos e extra formativos no processo continuo de dar resposta ao chamado de Deus. Por sua vez, o magnifico reitor do Seminário Propedêutico “Mater Apostolorum” de Nampula, Padre Simone Adriano, mostrou-se satisfeito pelo fato de o número dos seminaristas para este ano, ser muito significativo. Falou de cerca de 78 seminaristas internos, vindos das dioceses de Nampula e Lichinga e outros 46 vindos de várias casas religiosas. Por Ernesto Tiago

fev 08 2023

8 de Fevereiro – 9º Dia Mundial de reflexão e oração contra o Tráfico de Pessoas

8 de Fevereiro Santa JOSEFINA BAKHITA 9º Dia Mundial de reflexão e oração contra o Tráfico de Pessoas   Descarrega a Romaria da Dignidade Humana contra o tráfico de Pessoas romaria dia 8 fev s. bakita   Descarrega a oração do 9º Dia Mundial de Reflexão e Oração contra o tráfico de Pessoas oraçao s. bakita  

fev 07 2023

PRM neutraliza supostos ladrões de Carteiras Escolares em Nampula

Os envolvidos no roubo de Carteiras Escolares na Escola Primária de Namicopo, já estão sob custódia policial na cidade de Nampula. Os indiciados foram neutralizados depois de denúncias populares, que davam conta de que as carteiras roubadas naquela Escola, estavam a ser matéria prima para o fabrico de mobiliário numa carpintaria, naquele Bairro. Feitas as diligências, foi identificada a carpintaria e o respetivo proprietário, assim como outros elementos que constituíam o grupo. O porta voz da PRM no Comando Provincial de Nampula, Zacarias Nacute disse à imprensa que no grupo dos indiciados nesse crime, faz parte um guarda da Escola Secundaria de Muatala. O carpinteiro, de 31 anos de idade, confirma ter recebido 9 peças de madeira para fazer portas em Junho do ano passado, mas que acabou comprando por mil meticais. O Guarda da Escola Secundaria de Muatala assume ter desviado carteiras na instituição onde trabalha, alegadamente por se tratar de madeira estragada e nega que tenha roubado na Escola Primária de Namicopo. O segundo caso apresentado à imprensa pela polícia, é sobre um individuo que foi neutralizado na via pública mascarado e na posse de uma catana, o que criou suspeitas por parte da Polícia, tendo sido recolhido as celas. Aquele individuo foi interpelado pelas Forças de Lei e Ordem, no bairro de Muhala Expansão, quando transportava consigo uma quantidade de roupa. Não é primeira vez que este indiciado é encarcerado nas celas da PRM, pois ele mesmo recorda que certa vez ficou preso acusado de crime de violação de menor e roubo de telemóveis. Ainda na Segunda Feira, 06 de Fevereiro,, a Polícia apresentou à imprensa um individuo que se fazia de um técnico de saúde numa Unidade sanitária, mas que foi denunciado pelos profissionais ali afectos. O indiciado neste crime, conta que sofre de uma perturbação mental, e que não sabe como foi parar naquela Unidade Sanitária, para se fazer de técnico de saúde. Durante a semana finda, a PRM em Nampula neutralizou igualmente um grupo de meliantes e compradores de diversos bens de proveniência duvidosa e que já se encontram nas celas. A Polícia da República de Moçambique em Nampula diz ter registado uma redução em 40 porcento da onda de criminalidade, mas mesmo assim pede a colaboração da população, no combate ao crime. Por Eva Bento

fev 07 2023

Lisboa prepara-se para receber Jovens de todo Mundo este ano

Portugal está a afinar os preparativos para acolher a Jornada Mundial da Juventude com dignidade. A decorrer em Agosto próximo em Lisboa, o evento vai reunir milhares de jovens de todo o mundo, com a presença do Papa Francisco. O Arcebispo de Coimbra que também é Vice-Presidente da Conferência Episcopal de Portugal, Dom Virgílio Antunes, garantiu a nossa reportagem que Portugal está a aprimorar os preparativos para acolher da melhor forma aquele que é o maior encontro juvenil do mundo. “ Esse vai ser um momento único na vida de Portugal, mas, também penso na vida de todos países falantes da língua portuguesa, porque na verdade vai ser um momento de graça e de fortalecimento da Paz e solidariedade, uma vez que vamos receber muitos jovens de todo mundo falantes da língua portuguesa, incluído da Africa, os quais têm capacidades para serem construtores da paz e que querem desenvolvimento e bem estar de todos “. – anotou Dom Virgílio Antunes, convidando a participação de todos os jovens, particularmente dos países lusófonos, como é o caso da juventude do nosso país. Dom Virgílio Antunes, Arcebispo de Coimbra e Vice-presidente da Conferencia Episcopal de Portugal pediu para que todos fieis católicos estejam em oração, para o sucesso da Jornada Mundial da Juventude, Lisboa 2023. Por Gelácio Rapieque

fev 06 2023

Caiu o pano, este domingo, do torneio BEBEC na Cidade de Nampula

A equipa “Mais Jovem de Namicopo” é a vencedora do campeonato Infanto Juvenil Bebec, edição 2022-2023 ao bater Academia Militar na final do torneio. Foi neste ultimo domingo em que os Namicopenses sagraram-se campões na maior competição do distrito de Nampula do Infanto-juvenil, ao derrotar a Academia Militar por 5 a 4, na marcação de grandes penalidades, depois de ter terminado o tempo regulamentar, as duas equipas empatadas a uma bola. Os atletas de palmo e meio da equipa vencedora mostraram-se felizes por terem conquistado o campeonato e prometem dar continuidade no desporto. Ainda na mesma competição, desta feita em feminino, Ajax de Namutequelia sagrou-se vencedor ao afastar a equipa do bairro de Muahivire. O presidente da Associação Provincial de Infanto Juvenil – Bebec em Nampula, José Machava, disse que pese embora a competição ter terminado sem sobre saldos lamenta-se o facto de o distrito não dispor de um recinto desportivo com dimensões próprias e material adequado para os petizes. Representando a direcção provincial de desporto e emprego em Nampula, Pedro Leonce, instou a equipa organizadora a dar continuidade, para ocupar as crianças através do desporto, evitando que elas se mergulhem no mundo das drogas e situações que podem minar a sua vida durante as férias. De Salientar que o campeonato teve a participação de 24 equipas, representando igual numero de bairros da cidade de Nampula e teve a duração de  quatro (4) meses. Por Hélio Albano

fev 06 2023

O Mundo perdeu seu “sabor”

“Os cristãos católicos são chamados a serem sal e luz do mundo para dar sabor e iluminar a humanidade”. – recorda o arcebispo de Nampula, Dom Inácio Saure alertando que a luz do cristão deve brilhar para o bem da humanidade, procurando ser útil para quem necessita. O mesmo, tem que acontecer quando o cristão for sal, vivendo e praticando actos de amor com todos e para todos. Os cristãos são apelados a evitarem truques enganosos e valorizar sempre o perdão, como uma das ferramentas de manifestação de amor. Para Dom Inácio Saure, Arcebispo de Nampula, o mundo perdeu o seu gosto devido a imoralidade, que se resume no ódio, exploração e a vingança. Dai que, segundo Ele, os cristãos devem dar sabor a este mundo, iluminando-o para a glória de Deus. Lamentou o facto de nos dias que correm, existirem homens que não sabem distinguir tudo o que tocam com suas próprias mãos. “Não sabem dizer se o que estão a tocar é ferro ou ouro”. – frisou Dom Inácio recordando que não é a luz que os homens devem olhar, mas sim as boas e concretas obras de amor do cristão.   Por Gelácio Rapieque

Nossa Localização

© 2025 Revista Vida Nova – Propriedade do Centro Catequético de Anchilo. Todos os direitos reservados.