maio 10 2023
Humanização ainda é um desafio na classe de enfermagem no país
A componente de humanização continua a ser um desafio na classe de enfermagem em moçambique. Esta preocupação foi manifestada pela responsável de Enfermagem na Cidade de Nampula, Fátima Jacinta de Carvalho, que aponta a perda da ética e deontologia dos profissionais da área, como fenómeno que enferma essa classe. De Carvalho acredita que isso deve-se pelo facto de muita gente fazer a enfermagem sem vocação, razão que faz com que exista um plano de se intensificar a componente da humanização nos institutos de Formação de profissionais de Saúde. Ultimamente, segundo a fonte, e para não ser muito pessimista, algo está a melhorar, com a redução de queixas sobre cobranças ilícitas nas Unidades Sanitárias, mas, defende que há muita necessidade de mudança de comportamento, apesar de ser um processo. Fátima de Carvalho fez saber que devido a essa preocupação, decorrem formações sobre humanização e mudança de comportamento para todos os profissionais de saúde em exercício, independentemente do cargo que ocupa. “Essa actividade está a decorrer também em todos os institutos de formação de profissionais de saúde, para permitir que os recém formados estejam alinhados com esse pacote de humanização”.- referiu a responsável da enfermagem na cidade de Nampula, a qual referiu que no âmbito da semana do enfermeiro, será divulgada a “Ética da enfermagem”. Os parceiros, procuram ajudar o sector de saúde, na consciencialização dos profissionais, na componente de ética e humanização. Hermenegildo Manuel, facilitador Provincial do programa Potenciar, disse que a humanização não pode ser posta em causa, independentemente da situação laboral dos profissionais de saúde. “Queremos fazer entender que o próprio enfermeiro, também é utente da Unidade Sanitária e acredito que não gostaria de ser mal atendido quanto estivesse a necessitar”. – explicou. A fonte partilha a mesma ideia de que a mudança de comportamento é um processo, defendendo porém que os recém formados nos vários institutos, devem assumir a componente de humanização como uma prioridade. Esses desafios foram lançados por ocasião da semana Nacional do enfermeiro, que culmina com a celebração do dia dessa classe a 12 de Maio. Por Elísio João
maio 10 2023
Dom Inácio Visita Sé-Catedral, na véspera da IV ANP
O Arcebispo de Nampula, Dom Inácio Saure, está a efectuar visita pastoral de 6 dias, a paróquia Nossa Senhora de Fátima, Sé-Catedral de Nampula. Dom Inácio Saure, vai visitar uma paróquia, onde há fraca participação dos jovens dos grupos de oração nas actividades pastorais, segundo o Coordenador paroquial dos Jovens da Catedral. O jovem Dércio, espera que a visita do Arcebispo de Nampula desperte nos jovens da Catedral a motivação, entrega e empenho nas actividades pastorais. A fonte garante que nos últimos tempos, há uma boa colaboração entre os jovens e os papás da Catedral, tudo graças a intervenção do pároco, que permitiu que a juventude esteja integrada no grupo coral paroquial. A Rádio e Televisão Encontro ainda não tem o programa oficial da visita pastoral do Arcebispo de Nampula a Catedral, mas sabe que, durante a sua estadia naquela paróquia, Dom Inácio Saure, deslocar-se-á aos grupos de oração, vai manter encontros com algumas comissões paroquias, incluindo jovens e conselho paroquial. Isso acontece numa altura em que falta uma semana para a realização da quarta Assembleia Nacional de Pastoral, um encontro de reflexão profunda sobre a vida da Igreja Católica em Moçambique. O evento que terá lugar de 17 a 21 de Maio corrente, portanto, na próxima semana, na cidade de Nampula, vai juntar na mesma sala, Bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas, leigos e leigas, e fiéis delegados de todas as dioceses e Arquidioceses do país. Em comunicado, emitido esta segunda feira, 08/05, o Arcebispo de Nampula, Dom Inácio Saure, convida aos fies desta parcela do país, a participarem em massa nas cerimónias de abertura e enceramento do evento. A cerimónia de abertura está marcada para o dia 17 de Maio, pelas 8 horas, na Sé-Catedral de Nampula, o mesmo local que vai acolher o encerramento, já no dia 21 de Maio, pelas 9 horas, lê-se no comunicado. Ainda no documento que temos vindo a citar, o Arcebispo de Nampula exorta a todos a manterem o espírito acolhedor durante a realização do evento. Por Gelácio Rapieque
maio 09 2023
Jovem morre, depois de espancamentos da Polícia num Posto de Recenseamento, na cidade de Nampula
Um Jovem morreu no último sábado, a caminho do Hospital, depois de ter sido espancado pela polícia no posto de recenseamento eleitoral do Centro Hípico, na Cavalaria, bairro de Carrupeia na cidade de Nampula. De 29 anos de idade, o jovem dirigiu-se ao Posto de Recenseamento Eleitoral depois das festas de 01 de Maio, dia do trabalhador, com intuito de se recensear. Porque a fila era longa, tentou se infiltrar nela, mas outros cidadãos não permitiam e foi acionada a força policial para intervir. No lugar de a polícia manter a ordem e tranquilidade no local, como é sua obrigação, levou o jovem, que ainda mostrava ressacas das festas, para o interior dos escombros onde funciona o posto policial do Centro Hípico, onde foi torturado e encarcerado. O jovem ficou encarcerado naqueles escombros todo dia e que viria a ser liberto dia seguinte, depois de a polícia ter notado que a sua vítima estava inconsciente e que a sua vida estava “por um fio”. Chegado a casa, o jovem que em vida era vulgarmente conhecido por Induiqui, não quis revelar o sucedido aos seus pais, tendo dito apenas que estava com dores de todo o corpo. A situação do malogrado viria a piorar na noite da última sexta feira, devido a uma hemorragia interna. Quando os pais pensaram em levá-lo para cuidados médicos, já era tarde. Morreu, a caminho do hospital. António Américo Nichalamua, é pai do finado que o encontramos a preparar o corpo do filho, na morgue do Hospital Central de Nampula, para levá-lo à sua última moradia. “Como pai estou muito sentido, porque perdi meu filho por uma situação difícil de explicar, se ele estava sob efeitos de álcool, não podia ser torturado”. – disse Américo, opinando que “a polícia devia retê-lo num sítio, sem o espancar, até que voltasse a sua consciência normal, para provavelmente, ser responsabilizado pela alegada desordem que provocou naquele local”. Acrescentou duvidando sobre qual tem sido o tipo de preparação das forças de Lei e ordem para casos dessa natureza, durante a formação. Ficou claro que a morte do Jovem Induiqui, cujos restos mortais foram a enterrar esta terça-feira, 09 de Maio, tem como antecedentes, os espancamentos que sofreu pelos membros da polícia, que no dia 01 e 02 de Maio, estavam a guarnecer o Posto de recenseamento eleitoral do Centro Hípico, Cavalaria, bairro de Carrupeia. Na casa onde vivia o malogrado, na Cavalaria, que segundo informações era membro das Forças Armadas de Defesa de Moçambique, deparamo-nos com um ambiente desolador. A irmã do finado, não conseguiu esconder a tristeza que lhe agride, por saber que seu irmão saiu de casa saudável, regressou com dores das costelas, para depois aparecer no caixão. “Ele ficou doente dois dias e perdeu a vida a caminho do hospital. Estamos muito tristes por saber que as dores foram provocadas por chambocos da Polícia do Centro Hípico, por alegadamente o meu irmão ter criado um ambiente de agitação quando queria se recensear”. – Lamentou com lágrimas no olho a irmã mais nova do malogrado. Damar Amade, vizinho do senhor António Américo, condena a atitude da Polícia, numa altura em que as pessoas precisam de se recensear para cumprirem com seu dever cívico. “As pessoas estão a se recensear para escolherem o futuro presidente dos municípios e o que a polícia está a fazer, em quase todos os postos de recenseamento, não é normal”. – frisou Amade, acrescentado que ele e sua família está com medo de se dirigir a um posto de recenseamento, porque segundo ele, “este ano, o processo está muito complicado e a policia está a matar”. “Essas são evidências claras de que muita gente poderá morrer durante o processo em curso, caso a polícia não mude de comportamento”. – anotou com ar triste o nosso entrevistado. A Polícia ainda não se pronunciou sobre este sucedido, se calhar para encobrir, apesar de deixar uma família inteira abalada, e se calhar, sem coragem de ir se recensear, o mesmo acontecendo com os órgãos eleitorais, que também continuam no silêncio. Aliás, o Porta voz da PRM em Nampula, Zacarias Nacute, disse à imprensa na última segunda feira, 08/05, que não foram registados casos de ilícitos eleitorais neste município, nem ambientes de agitação que merecessem intervenção da corporação. Por Elísio João
maio 08 2023
Ninguém coagiu a OJM para destruir o “seu celeiro”
O Conselho Provincial da OJM em Nampula diz ter elaborado um projecto que possa sustentar a organização, a partir da requalificação da sua feira, no bairro dos poetas. A informação foi partilhada pelo Secretário provincial desse conselho, Ismael Eugénio em conferência de imprensa, que serviu para esclarecer as causas que motivaram a destruição das bancas, na sua maioria de venda de roupa, naquele recinto. Ismael Eugénio esclareceu que passam muitos anos que a feira vinha sendo explorada por comerciantes, porque a OJM não tinha um projecto direcionado para o local. Em 2019, segundo a fonte, a OJM manifestou o interesse de recuperar a sua feira que estava em mãos alheias, mas que os ocupantes mostraram resistência, tendo, eles mesmos, remetido queixa no Tribunal Administrativo, órgão que viria a declarar a OJM como legítima proprietária do espaço. Insatisfeitos com a decisão do tribunal administrativo, os ocupantes recorreram ao Tribunal de Recursos, onde também tiveram a mesma resposta. Chegado a esse ponto, a OJM considera ter recuperado o seu espaço que, na opinião do respectivo Secretario, depende do conselho provincial dessa organização, desenhar projectos que achar sustentáveis. Ismael Eugénio nega que a OJM tenha sido coagida por terceiros para desalojar os vendedores, explicando que “trata-se de uma organização com estatutos próprios e que tem direito de possuir seus bens próprios”. Clarificou que o projecto desenhado poderá beneficiar os próprios vendedores, uma vez que antes, eles vendiam em bancas, de forma desorganizada, o que poderá ficar ultrapassado depois da requalificação da feira. “Nesto momento, chamamos a imprensa para apenas falarmos da pertença legal da feira à OJM e outros assuntos poderemos partilhar noutras ocasiões”. – disse Ismael, sem aceitar mais perguntas dos jornalistas. Por Elísio João
maio 08 2023
Ninguém coagiu a OJM para destruir o seu “celeiro” dela
O Conselho Provincial da OJM em Nampula diz ter elaborado um projecto que possa sustentar a organização, a partir da requalificação da sua feira, no bairro dos poetas. A informação foi partilhada pelo Secretário provincial desse conselho, Ismael Eugénio em conferência de imprensa, que serviu para esclarecer as causas que motivaram a destruição das bancas, na sua maioria de venda de roupa, naquele recinto. Ismael Eugénio esclareceu que passam muitos anos que a feira vinha sendo explorada por comerciantes, porque a OJM não tinha um projecto direcionado para o local. Em 2019, segundo a fonte, a OJM manifestou o interesse de recuperar a sua feira que estava em mãos alheias, mas que os ocupantes mostraram resistência, tendo, eles mesmos, remetido queixa no Tribunal Administrativo, órgão que viria a declarar a OJM como legítima proprietária do espaço. Insatisfeitos com a decisão do tribunal administrativo, os ocupantes recorreram ao Tribunal de Recursos, onde também tiveram a mesma resposta. Chegado a esse ponto, a OJM considera ter recuperado o seu espaço que, na opinião do respectivo Secretario, depende do conselho provincial dessa organização, desenhar projectos que achar sustentáveis. Ismael Eugénio nega que a OJM tenha sido coagida por terceiros para desalojar os vendedores, explicando que “trata-se de uma organização com estatutos próprios e que tem direito de possuir seus bens próprios”. Clarificou que o projecto desenhado poderá beneficiar os próprios vendedores, uma vez que antes, eles vendiam em bancas, de forma desorganizada, o que poderá ficar ultrapassado depois da requalificação da feira. “Nesto momento, chamamos a imprensa para apenas falarmos da pertença legal da feira à OJM e outros assuntos poderemos partilhar noutras ocasiões”. – disse Ismael, sem aceitar mais perguntas dos jornalistas. Por Elísio João
maio 08 2023
Quem quer ser maior na Igreja, seja o menor de todos – Diz Dom Inácio Saure
O Arcebispo de Nampula Dom Inácio Saure voltou a pedir aos fieis Católicos a serem mais trabalhadores cada um no seu ministério, para o crescimento da Igreja, sem correrem para o poder. Numa homilia, na missa do 5º domingo da Páscoa, Dom Inácio Saure desencorajou a corrida pelo poder na igreja, recordando que na igreja há lugar para todos. “Quem procura ser o maior, seja o menor de todos”. – recordou o arcebispo de Nampula, momentos depois de orientar o sacramento de crisma a 244 fieis, na paroquia Santa Isabel. Dirigindo-se aos crismados, Dom Inácio Saure desafiou-os a serem exemplo e discípulo de Jesus Cristo diante dos homens, mostrando a sua maturidade espiritual. “Vocês devem mostrar que já foram iniciados”. – sublinhou, recordando que um iniciado deve ser diferente dos outros que ainda não conhecem a verdade. Redação
maio 05 2023
Em Nampula, governo enaltece trabalho das parteiras
Celebrou-se esta sexta feira, 05/05, o dia internacional da parteira sob lema-“Juntos novamente, da evidencia à realidade”. Em Nampula a data serviu para reflexão sobre o papel que as enfermeiras de Saúde materno Infantil desempenham na prevenção de mortes. O dia internacional da Parteira, foi instituído pela Organização Mundial da Saúde- OMS em 1991, com objetivo de enaltecer a importância do trabalho das profissionais dessa área, na melhoria de qualidade dos cuidados fornecidos à mulheres e as crianças. A esposa do Secretário de estado na Província de Nampula, Maria Faustina Neto, referiu que o lema deste ano, remete a uma reflexão sobre o papel que esta classe desempenha na prevenção de mortes maternas e pré-natais, provendo a realização de partos institucionais. Maria Neto disse que o governo reconhece esta classe através do seu trabalho nos cuidados pré-natais, mas está ciente que investir na parteira, é também apostar na melhoria da qualidade dos serviços de saúde da mulher e criança, com vista a reduzir a taxa de mortalidade. A fonte reconheceu os desafios dos profissionais de saúde, relacionados com as condições de trabalho que se resumem pela insuficiência de materiais. Enquanto isso a secretária provincial da Associação das parteiras de Moçambique apelou a todas profissionais dessa área, a atenderem as parturientes de boas maneiras e a denunciar casos de aliciamentos. “Algumas vezes são as parturientes que aparecem com valores monetários a oferecerem as parteiras, como forma de pressiona-las no seu atendimento.” – observou Ricardina Afonso, instando para que prestem atenção nessas tentações. A data é comemorada numa altura em que o nosso país se depara com a falta de parteiras, o que é visto como um dos desafios que se enfrenta nas maternidades. A secretária provincial da APARMO Ricardina Afonso disse a jornalistas que este desafio associa-se com o de falta de materiais para realização de parto seguro. “Mesmo com muitas dificuldades, as parteiras trabalham com o material existente.” – frisou No que diz respeito aos comportamentos desviantes, a fonte disse que não se registaram muitos casos nos últimos meses. Entretanto, recordou que 6 casos foram resolvidos no ano passado. Ricardina convidou a todas as mulheres a aderirem ao planeamento familiar o que, segundo ela, ajuda na redução de partos perigosos. Em Nampula este dia foi caracterizado por uma marcha em algumas artérias da cidade, que culminou com a cerimónia de deposição de flores na praça dos heróis moçambicanos, em homenagem a todas as parteiras. Por Eva Bento e Assane Júnior
maio 04 2023
Fraca inclusão da mulher pode motivar conflitos no pais
A falta de inclusão das mulheres nas posições de tomada de decisão pode ser incentivo para prevalência de conflitos no nosso país. Em mesa redonda que decorreu esta quinta-feira, 04/05, na cidade de Nampula, promovida pelo Instituto para a democracia multipartidária IMD, através do programa Mulher e paz, foi possível apurar que as mulheres tem um papel fundamental na aquisição de respostas para várias questões, sejam elas sociais, politicas, religiosas. No seu discurso de abertura, a directora provincial do Género Criança e Acção Social em Nampula, Albertina Ussene, disse que ser necessário que haja a igualdade de género, para que as mulheres possam contribuir de forma activa no desenvolvimento do nosso pais, Entretanto, Luísa Muyanga, representante do IMD, fez saber que estando nas posições de tomada de decisão, a mulher ajuda na construção da paz e reconciliação nacional. Luisa muyanga falava numa mesa redonda cujo tema era: “ o papel da mulher na prevenção e resolução de conflitos, Passado, presente e o Futuro.” Por Orlando Júnior
maio 04 2023
Hayu Minning apoia a inscrição de atletas de Karaté que vão ao Mundial
O Clube de Karaté, que vai representar o nosso país no campeonato Mundial dessa modalidade, a decorrer na vizinha África do Sul, recebeu um reforço em dinheiro. O apoio é constituído por um cheque no valor de 200 mil meticais, proveniente da empresa Hayu Minning, que respondeu um pedido formulado pelo governo Provincial de Nampula. A assistente do departamento de Assistência social da empresa Hayu Minning, Claúdia Gueba, disse que o valor vem em resposta a esse pedido do governo Provincial para apoiar o desporto. “Para além das outras áreas nas quais a empresa canaliza seus apoios, no âmbito da sua responsabilidade social, esta é a primeira vez que apoiamos a área de desporto.” – Esclareceu, esperando que mais empresas venham apoiar os jovens que vão representar o nosso país além fronteiras. O Secretário de Estado na Província de Nampula, Jaime Neto, disse estar confiante na concretização do sonho da equipa, numa clara alusão de que outros parceiros poderão dar a sua mão. “Estendemos pedidos para várias empresas na perspetiva de que cada uma iria contribuir naquilo que achar para essa causa e estamos satisfeitos com a Hayu Minning, esperamos que os outros também deiam o seu contributo”. – disse Jaime Neto esperando que “tudo vai dar certo”, numa clara alusão de que “basta um dar sinal, os outros são movidos pelo espírito de irmandade”. O Míster do clube de Karaté, Octávio Bartolomeu, disse que o apoio que recebeu, apenas vai servir para a inscrição dos 19 atletas que compõem o grupo, e pede mais apoios, uma vez que para cobrir todas as despesas serão necessários cerca de Um milhão e cem meticais. Fez saber que o campeonato Mundial de Karaté, terá lugar de 10 a 16 de Julho deste ano, na África do Sul. “Pedimos apoio ao governo de Nampula e desta feita estamos a ter resposta”. – disse Octávio Bartolomeu, acrescentando que há necessidade de outras empresas darem o seu contributo para o bem da modalidade de Karaté, uma vez que faltam valores para custear a viagem, alojamento e alimentação dos atletas. A entrega do cheque aconteceu momentos depois de um encontro que o Secretário de Estado na Província de Nampula manteve com os representantes da Hayu Minning, uma empresa que está a explorar areias pesadas no distrito de Angoche, província de Nampula. Por Amélia Augusto
maio 04 2023
Está instalado Braço de ferro entre finalistas e direção da IPOBEN em Nampula
Os Finalistas do Instituto Politécnico Boa Esperança delegação de Nampula, estão desapontamentos com a direção daquela Instituição de formação de Técnicos médios na área de Saúde. O descontentamento surge devido a uma alegada demora de emissão de certificados dos estudantes que terminaram os cursos há mais de um ano. Trata-se de finalistas que terminaram os cursos no mês de Maio e Dezembro do ano passado, que de lá até a data de graduação, 4 de Março do ano em curso, não tiveram acesso aos seus certificados, apesar de terem sido prometidos que seria a data limite para a sua entrega. Segundo as fontes, a direção daquele estabelecimento de formação, é rigorosa no controlo das mensalidades dos estudantes e acrescentam que em caso de atraso no pagamento eram retirados das salas de aulas. Feito o sacrifício por parte dos pais e ou encarregados de educação até o término dos cursos, eis que a instituição não cumpre o seu dever de atribuir os certificados em tempo e hora, facto que, provoca desconfiança no seio dos estudantes. Alguns lesados disseram que as atitudes do corpo diretivo daquele instituto, nos últimos meses, deixam muito a desejar, por que segundo avançaram, são promessas por cima de outras mas que não chegam a serem cumpridas. Aliás as fontes, disseram que alguns estudantes são ameaçados de não receberem os seus certificados por alegadamente terem sido cadastrados como indisciplinados, apesar de terminarem o curso sem nenhum constrangimento. Devido a esta situação, os nossos entrevistados gritam aos quatro ventos pedindo intervenção de quem de direito. Um comunicado daquele instituto em nosso poder, datado de 27 de Março de 2023, refere que os certificados seriam entregues ate nos princípio do mês de Abril, e passo a citar ” Comunica-se aos pais e encarregados de educação e estudantes em geral que os certificados serão entregues a partir do dia 05 de Abril de 2023. Apelamos que os estudantes devem ser portadores dos seus recibos de todas as mensalidades ate o último mês do seu estagio.” fim da citação. A nossa reportagem entrevistou o jurista e docente universitário Bogaio Nhangalaza, o qual considera tratar-se de uma violação do termo de compromisso de prestação de serviços acordados anteriormente. Por isso segundo ele, não se descarta a possibilidade de os estudantes seguirem um processo judicial contra a violação dos seus direitos. Argumentando a situação das ameaças de alguns finalistas não serem certificados, acusados de indisciplinados pela Instituição, o jurista, disse que não é o momento de desculpas para o efeito, porque segundo observou, já ter-se-ia feito os processos disciplinares contra esses estudantes, antes do término dos cursos. A nossa equipa de reportagem fez-se a direção daquele estabelecimento de ensino no sentido de perceber as reais motivações do descontentamento, mas sem sucesso. Alguns funcionários daquele instituto sempre alegaram a ausência do director e seu pedagógico, que são pessoas ditas como que devem se pronunciar sobre o assunto. Duas semanas depois, marcamos presença novamente naquela Instituição, e que tivemos como resposta por parte do Senhor Satar, o seguinte : “ os certificados estão sendo entregues aos legítimos proprietários, mas que para tal segue-se por curso”. Sem gravar a entrevista, o Satar garantiu que neste momento decorre o processo de emissão dos certificados que possivelmente poderão ser entregues aos finalistas visados. Esta é uma situação que deixa constrangidos aos pais e ou encarregados de educação e seus educandos. Aliás, em Nampula, tem sido recorrente casos de instituições de formação de natureza privada que só se importam em burlar pessoas com promessas falsas, que no fim de tudo, o pacato cidadão “sem voz e nem vez”, continua sendo martirizado, sob um olhar negligente de quem de direito. A pergunta que não quer calar é: será por inclinação partidária que os proprietários dessas instituições fazem e desfazem sem no mínimo, respeitarem a Lei vigente no país? Por Ofélio Adriano
