out 20 2022
Moçambique regista anualmente três mil mortes e 5 mil casos de cancro de mama
Estes dados foram tornados públicos na manhã desta quarta-feira (19/10) pelo chefe do departamento de saúde pública dos serviços provinciais de saúde de Nampula, Geraldino Avelino, durante a realização de uma palestra Outubro Rosa. O evento visa a consciencialização de mulheres com idades superiores a 25 anos de idade para fazerem rastreio da doença nas unidades sanitárias. Na ocasião, Avelino explicou que a doença evolui de forma silenciosa, chegando, no entanto, a níveis alarmantes até a ponto de criar luto no seio das comunidades. A fonte olha com indignação algumas mulheres que por questões culturais não se fazem às unidades sanitárias, em casos de alguns sintomas, daí que insta a esta camada social a aderir o rastreio para preservar a saúde. Sobre a celebração do Outubro Rosa, Geraldino explicou que esta é uma grande oportunidade em que os serviços de saúde, juntamente com os estudantes carregarem mensagens apelativas para as comunidades no combate a este problema de saúde pública. Entretanto, os estudantes, que estiveram presentes na palestra, garantem difundir as mensagens às mulheres sobre a necessidade de se prevenirem do cancro da mama. Jornalista Baptista
out 20 2022
Três indivíduos detidos por venda de NUITs em Nampula
A venda de NUITs no sector de emissão, na Autoridade Tributária de Nampula, leva à detenção de três funcionários. Destes, uma é afecta na área e 2 são guardas de uma empresa de segurança privada em serviço no mesmo local. Os três funcionários, ora nas celas, foram recolhidos esta 3ª feira (18/10) pelo Gabinete Provincial de prevenção e combate contra a corrupção em Nampula após denúncias anónimas, segundo deu a conhecer Sopas, porta-voz do gabinete. Afinal, a famosa justificação de falta de sistema, perante a emissão destes documentos, era o maior pretexto para os funcionários extorquirem os utentes o valor de 100 mt por cada NUIT. Aliás, estes foram flagrados com certas quantidades de NUITs para além de valores monetários resultantes do esquema. Dino Silvério é um dos cidadãos que confirma: “ é difícil, estou a andar aqui todos os dias, sempre dizem que não há sistema. Estou aqui desde as 7 horas até agora que são 12 horas, dizem que não há sistema”. Entretanto, José Sopas, porta-voz do gabinete provincial de prevenção e combate contra a corrupção, apela aos cidadãos que procuram por aqueles serviços no sentido de ficarem atentos a este tipo de procedimentos ilegais, pois, estes documentos são emitidos de forma gratuita. “Não se paga nenhum valor, portanto quando são cobrados significa que alguma coisa não está bem, ao que quando assim acontecer devem nos comunicar para nós tomarmos as providências necessárias”. Jornalista César Rafael
out 20 2022
SERNIC deteve 6 indivíduos envolvidos em actos de rapto em Nampula
Estão detidos 6 indivíduos pelo Serviço Nacional de Investigação Criminal em Nampula em conexão com a tentativa de rapto ocorrido na Avenida 25 de Setembro, no passado dia 13 do mês corrente, na cidade de Nampula. De acordo com o SERNIC, o plano começou a ser desenhado desde o mês de Agosto do corrente ano, cuja parte dos integrantes do grupo é proveniente da capital do país. A informação foi tornada pública por Manuel Arnança, chefe do departamento de investigação e instrução do SERNIC em Nampula aquando da apresentação da quadrilha à imprensa. Arnança disse, na ocasião, que diligências realizadas resultaram na detenção de 6 indivíduos, dos quais, 1 é proprietário da viatura, 1 é o mecânico que foi encontrado com a viatura e os restantes são proprietários das residências que seriam usadas de cativeiros e comissionistas: “o proprietário da viatura não é natural de Nampula, mas, sim de Maputo”. Entretanto, todos os envolvidos nesta tentativa de rapto negam as acusações. No grupo estão duas senhoras de raça branca, que durante as entrevistas com a imprensa, estas tonaram-se surdas e mudas, isto é, não quiseram falar aos microfones, mantendo-se no silêncio. O SERNIC diz não ter óculos de madeira, pelo que aos seus olhos estes indivíduos partiram para a acção falhada no dia 13: “oque nós apuramos é que estão aqui em Nampula desde agosto a preparar este cenário que teve lugar no dia 13 deste mês. O SERNIC não tem dúvidas que estão envolvidos” – Disse o porta-voz. Segundo a fonte, trabalhos estão em curso para a recuperação da arma usada e outros integrantes da quadrilha para além dos próprios mandantes. Jornalista César Rafael
out 19 2022
III Vigília Missionaria Nacional
Descarrega a apresentação e o guião da III Vigília Missionaria Nacional aqui: III Vigília Missionária Nacional_221019_073224
out 19 2022
Bispo de Tete visita a Missão de Miruro
No ano em que a Missão de São Pedro Claver de Miruro (diocese de Tete) celebra 130 anos de existência, o Bispo de Tete, Dom Diamantino Antunes, fez uma visita pastoral à paroquia mais ocidental de Moçambique. Situada no distrito do Zumbo, a Missão de Miruro foi edificada na fronteira com a atual Zâmbia. Dom Diamantino Antunes, para chegar ao extremo da Diocese, teve que entrar na Zâmbia e subir o vale do rio Luangwa para reentrar de novo em Moçambique. Visitou a comunidade de Mphembe, a mais distante de Zumbo. Em seguida visitou as zonas de Chawalo, Chissavo e Inhanvunduka, nas quais administrou o sacramento do crisma. No Domingo, 16 de Outubro, Dom Diamantino instituiu uma nova paróquia dedicada ao Beato José Allamano, fundador dos Missionários da Consolata, no distrito de Zumbo, desmembrando o território da missão de Miruro. Ambas as paroquias estão confiadas aos Missionários da Consolata.
out 18 2022
Assembleia da Província Eclesiástica de Nampula
De 19 à 22 de Outubro no Centro Catequético S. Paulo VI de Anchilo vai decorrer a Assembleia da província Eclesiástica de Nampula em preparação para a IV Assembleia Nacional de Pastoral. descarrega o panfleto da Assembleia: panfleto4ANP final https://issuu.com/vidanova60/docs/panfleto4anp_final
out 08 2022
Os rastos do “ciclone humano” na Paróquia de Chipene
Há um mês de distância (7/10/22) a equipa missionária visitou a área da paróquia que se situa a Norte da missão de Chipene (Memba –NPL). O “ciclone humano” atacou com inédita violência estas aldeias deixando atrás deles somente cinzas e o cheiro do sangue inocente derramado gratuitamente. A seguir o comentário ao vídeo enviado pelo pároco Pe. Lourenço: «Estamos a filmar a aldeia de Canhunha, onde temos a comunidade que chamamos de Muralene. No dia seguinte ao ataque à missão , dia 7 de Setembro, os terroristas entraram nesta aldeia no final da manhã, início da tarde. Comeram e descansaram. Quando a noite chegou receberam a comunicação de queimar tudo. Quando eles chegaram na aldeia não encontraram ninguém porque as pessoas, depois de ter ouvido o que aconteceu na Missão de Chipene, fugiram ou se esconderam. O vídeo começa a filmar desde a primeira casa queimada até a escola, a última construção que foi queimada. Conforme informações recolhidas pelas testemunhas locais, os terroristas chegaram da área de Chipene, então à esquerda para quem assiste o vídeo. Chegados à escola seguiram pela direcção do Naheco, à direita para quem assiste o vídeo. Chegados ao Rio Naheco deixaram o caminho do Naheco e continuaram ao longo do rio até à aldeia seguinte, onde mataram quatro pessoas, aparentemente dois cristãos e dois muçulmanos. Enfim, seguiram por corta-mato em direção a Tataulo». No mapa “Cunhia” = CHIPENE missão de S. Pedro no Google Maps https://goo.gl/maps/oQYF2iS9kfSu1D6GA 2 3
out 06 2022
Lembrando Ir. Maria de Coppi 30 dias depois…
Já passaram 30 dias desde a trágica noite de 6 de Setembro 22 quando a Ir. Maria de Coppi foi assassinada e a Missão de Chipene (Memba) foi queimada. Não podemos esquecer o que aconteceu! Hoje podemos lembrar os ensinamentos e o exemplo de vida que a Ir. Maria nos deixou. E assim apresentamos o último testemunho publico que ir. Maria fez na celebração dos 50 anos de fundação da Missão de Cavá (Memba). Palavras proféticas e missionárias. 1ª parte 2ª parte
out 04 2022
Encontro Inter-religioso de Oração pela Paz, “As Religiões na construção da Paz”, 4 de Outubro 2022, Nampula.
Encontro Inter-religioso de Oração pela Paz, “As Religiões na construção da Paz”, 4 de Outubro 2022, Centro Cultural da Universidade Rovuma, Nampula Organizado pelo Conselho Islâmico de Moçambique, a Arquidiocese de Nampula o Conselho Cristão de Moçambique e a Comunidade de Sant’Egídio. Crentes e lideres das Igrejas e confissões religiosas presentes em Nampula, rezando pela paz e a reconciliação em Moçambique. A paz brota da fraternidade, cresce através da luta contra a injustiça e as desigualdades, constrói-se estendendo a mão aos outros. Nós, que cremos no Criador de todos, devemos estar na vanguarda da difusão da convivência pacífica. Devemo-la testemunhar, pregar, implorar. Recorremos à oração em apoio de todas as pessoas de boa vontade do País que contribuem significativamente para a expansão do diálogo inter-religioso e intercultural, em prol de um Moçambique mais próspero, reconciliado, unido e pacífico. Leia a Declaração comum em favor da PAZ em Moçambique Declaração Comum 4 10 22 NPL


