logo

Archive for vidanova

maio 15 2022

O Clero Diocesano de Nampula considera Dom Maguenge um líder espiritual incontornável

O Clero Diocesano de Nampula enaltece os feitos realizados por Dom Ernesto Maguengue durante 8 anos de actividade pastoral nas terras de Nampula. O Clero louvou o esforço desmedido na cura pastoral tanto do Clero quanto do amado povo dos fiéis. Em mensagem apresentada aquando da despedida de Dom Maguengue na manhã deste domingo (15/5), na Sé Catedral de Nampula, o Clero Diocesano refere a magnitude dos ensinamentos do prelado: “Com a vossa transferência para pastor da Diocese de Inhambane fica em nós tudo o que nos ensinastes como sacerdotes e como povo de Deus, nas diferentes ocasiões, como nos belíssimos retiros espirituais, nas homilias, etc.). Não restam dúvidas que o vosso empenho pastoral foi de bem trabalhar como um verdadeiro líder espiritual, um bom pastor, que não só quer ver o seu povo a rezar, como também a trabalhar. De onde a expressão “olompa ni ovara muteko” (orar e trabalhar) está impressa em nós sacerdotes e neste povo santo que tanto amastes como seu digno pastor. Fostes no meio de nós um pai simples e de ouvidos abertos para escutar o clamor dos filhos”. Falando do papel de D. Maguenge na Arquidiocese, o Clero realçou a sua proximidade: “A vossa proximidade ao Clero e ao povo de Deus fez-nos contemplar em vós o rosto de Cristo, o Bom Pastor. Desde 2014 que chegastes para o serviço pastoral da nossa Igreja particular de Nampula, antes como Bispo Auxiliar, depois como Administrador Apostólico e finalmente como Bispo Auxiliar, somente encontramos motivos de gratidão pelo bom testemunho que nos destes”, lê-se na mensagem. Pedir desculpas faz parte do ser humano e reconhecer os próprios erros é atitude cristã. Por isso, a mensagem do Clero não hesita em manifestar o pedido de perdão endereçando a Dom Ernesto: “Se um dia vos sentistes mal, de alguma forma, pedimos-vos perdão, pois, filhos de Adão que somos, estamos sujeitos a limitações. Ao mesmo tempo que vos endereçam É com estas palavras do profeta Isaías que, nós padres do Clero Diocesano de Nampula, queremos saudar e dirigir a nossa imensa gratidão a vós, D. Ernesto Maguengue, pelo vosso esforço desmedido na cura pastoral do nosso clero e do amado povo dos fiéis. Com a vossa transferência para pastor da Diocese de Inhambane fica em nós tudo o que nos ensinastes como sacerdotes e como povo de Deus, nas diferentes ocasiões, como nos belíssimos retiros espirituais, nas homilias, etc.). Não restam dúvidas que o vosso empenho pastoral foi de bem trabalhar como um verdadeiro líder espiritual, um bom pastor, que não só quer ver o seu povo a rezar, como também a trabalhar. De onde a expressão “olompa ni ovara muteko” (orar e trabalhar) está impressa em nós sacerdotes e neste povo santo que tanto amastes como seu digno pastor. Fostes no meio de nós um pai simples e de ouvidos abertos para escutar o clamor dos filhos. A vossa proximidade ao clero e ao povo de Deus fez-nos contemplar em vós o rosto de Cristo, o Bom Pastor. Ao mesmo tempo que vos endereçamos os nossos votos de boa pastoral na Igreja particular de Inhambane. Contai com as nossas humildes orações, assim que também vos pedimos rezar incessantemente por nós. Renovamos, finalmente, os nossos votos de muita gratidão e felicidades para onde o Senhor Jesus Cristo vos enviar. Que Nossa Senhora de Fátima, padroeira da nossa Arquidiocese, interceda por vós e ilumine todos os vossos trabalhos pastorais”. O Clero garantiu orar pelo sucesso pastoral pastoral, sem escrúpulos, de D. Maguenge: “Contai com as nossas humildes orações, assim que também vos pedimos rezar incessantemente por nós. Renovamos, finalmente, os nossos votos de muita gratidão e felicidades para onde o Senhor Jesus Cristo vos enviar”. Foram palavras do Clero Diocesano de Nampula, ressaltando o empenho pastoral de Dom Maguenge na Arquidiocese de Nampula.

maio 15 2022

Dom Ernesto Maguengue despede-se da Arquidiocese de Nampula com sentimento de gratidão

Dom Ernesto Maguengue, Bispo titular de Inhambane, presidiu na manhã deste Domingo (15/5) a Eucaristia de despedida havida na Sé Catedral de Nampula concelebrada pelo Arcebispo Dom Inácio Saure e pelo Presbitério local representado por alguns sacerdotes. Na sua pregação, Dom Ernesto convidou os fiéis para que imitem o amor de Cristo que se despojou até ao fim dando-se a si próprio pela sua morte na cruz. Na ocasião, o prelado disse não encontrar palavras adequadas para dirigir ao povo de Deus pela sua estadia na Arquidiocese de Nampula no decurso de 8 anos. Foi um percurso no qual se sentiu bem acolhido de forma multiforme em todas as vertentes. Em Nampula, Dom Ernesto, aprendeu o significado de ATOKWÈNE (chefe grande ou mais velho), mas na sua língua significa chimpanzé. E em todos os fiéis, Presbíteros, agentes de pastoral, lideres civis e governantes encontrou reverência e consideração como atokwène. “No primeiro momento tive um impacto assustador quando ouvisse os anciãos a chamar-me atokwène porque na minha língua esta palavra significa chimpanzé. Mas depois fui explicado que atokwène quer significar Mais Velho”, referiu. Durante a sua presença na Arquidiocese de Nampula, Dom Ernesto diz que sonhava em formar um movimento forte de papás cristãos “o meu sonho era ter um grande movimento dos papás na nossa Arquidiocese por isso fiz vários encontros com eles”. Dom Ernesto exortou as famílias cristãs para que não se cansem de reavivar o seu enlace matrimonial. Com efeito, recorreu às expressões Otethèrya e wìsélela (reacender e soprar o fumo) como impulsos do amor reciproco. Convidou a todos para que continuem motivados na fé em colaboração com o Arcebispo. Últimas recomendações: “1. Que continuem a ser cristãos com duas pernas e uma cabeça. Oração/olompa (perna direita) diária, trabalhar/ovara muteko (perna esquerda) diariamente. Estudar/osoma (usando a cabeça) sempre. 2. Trabalhar para vencer o medo interior que devasta muitas pessoas. 3. É preciso que todos os cristãos amarrem a lenha. Juntar forças para alcançar a vitória que se deseja em todas dimensões da vida” Refira-se que Dom Ernesto chegou na Arquidiocese de Nampula no ano de 2014 como Bispo Auxiliar, posteriormente foi nomeado Administrador Apostólico da mesma Arquidiocese e com a nomeação de Dom Inácio Saure para Arcebispo de Nampula, Dom Ernesto voltou a exercer a tarefa de Bispo Auxiliar. Desde 4 de Abril último, o Papa Francisco nomeou-o como Bispo Titular de Inhambane. Por Kant de Voronha

maio 15 2022

Dom Inácio Saúre preocupado com a qualidade de catequese na Arquidiocese de Nampula

O Arcebispo de Nampula, Dom Inácio Saure, iniciou na manhã deste sábado, 14 de Maio, a visita pastoral à Paróquia de São Francisco Xavier. Depois de uma breve passagem pela comunidade sede, Dom Inácio visitou a Comunidade de Santo Agostinho de Maratane. Recebido, num clima fervoroso de alegria, com manifestações culturais típicas de África, Dom Inácio presidiu uma missa na qual foram confirmados (crisma) 36 cristãos de quatro comunidades (Mucuache, Gimo, Mueda e Maratane). Durante a sua homilia e dirigindo uma palavra aos crismandos, o prelado mostrou-se bastante preocupado com a qualidade da catequese na nossa Arquidiocese, tendo convidado os cristãos a se preocuparem, não apenas com a recepção dos sacramentos, mas também com as orações e os ensinamentos básicos da Igreja Católica. Exortou os crismandos a não se comportarem como “doutores graduados” que já não precisam mais de ler, sob risco de se tornarem analfabetos perigosos – numa clara alusão aos cristãos que se sentem realizados por já receberem os sacramentos e abandonam a Igreja. Após a celebração eucarística, Dom Inácio dirigiu a reunião do Conselho Paroquial, durante a qual ficou sabendo sobre o funcionamento desta Paróquia. Nesta, Dom Inácio ficou sabendo que a Paróquia conta com a presença de várias famílias consagradas que compõem a Equipa Missionária, nomeadamente: Padres Diocesanos, Irmãs do Imaculado Coração de Maria, Irmãs do Jesus Crucificado, Irmãs Combonianas, Irmãs Pastorelas, Irmãos da Caridade e Irmãos da Sagrada Família. Outrossim, foram partilhados os desafios da Paróquia nos diversos ministérios, ressaltando a urgência de construção de uma Igreja de raiz na Comunidade sede e na de Muecane. Reagindo, Dom Inácio congratulou a Paróquia pelos passos que tem vindo a dar e apelou para a necessidade de todos se envolverem na busca de soluções para os problemas e dificuldades existentes, tendo sempre presente as limitações que existem à nível da Arquidiocese. Os leigos podem e devem desempenhar um papel fundamental na igreja – disse Dom Inácio Saure. O Arcebispo terminou a sua agenda deste primeiro dia de visita pastoral à Paróquia de São Francisco Xavier visitando a Escola Comunitária de Nanuco, onde se terminou recentemente a construção de um bloco escolar com 3 salas de aulas, com o suporte financeiro da Congregação dos Missionários Scalabrinianos. Refira-se que este primeiro dia de visita pastoral foi caracterizado por muita alegria e envolvimento dos paroquianos, numa clara demonstração de acolhimento e comunhão com o pastor-mor desta Arquidiocese.

maio 07 2022

Há necessidade de criação de técnicas de aprendizagem da língua portuguesa nos estabelecimentos de ensino público e privado

Para melhor aprendizado da língua portuguesa é preciso que se crie técnicas específicas nos estabelecimentos de ensino público e privado. Quem defende assim é o académico João Nansebo e a locutora da Rádio Moçambique, Delfina Cabral, que falavam por ocasião do dia Internacional da Língua Portuguesa, assinalado a 5 de Maio último. Na voz do docente João Nancebo, há muitos desafios no seio dos pais e encarregado de educação no sentido de motivar os seus filhos a se familiarizarem com a gramática portuguesa. Nansebo reconhece a existência de grandes desafios de ordem cultural e disse esperar dos membros da CPLP que consciencialização dos falantes da língua, visto tratar-se de um dos meios mais importantes para comunicação. Por seu turno, Delfina Cabral disse que não se justifica que com o nível de literatura que Moçambique despõe ainda existam pessoas que gostam de abreviar erradamente as palavras, criando deficiência na língua. Delfina insta às pessoas a cultivar a leitura para além de criar o hábito de escutar a Rádio, porque, segundo ela, estas duas formas facilitam no aprendizado da língua portuguesa. Em 05 de Maio é comemorado o Dia Internacional da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, no seio dos países chamados lusófonos, nomeadamente: Brasil Portugal, Angola, Cabo verde, Guine- Bissau, São Tome e Príncipe, Timor-Leste e Moçambique. Por Lídia Chacate e Hélio Albano  

maio 06 2022

A Associação Niwanane doa quites de material escolar às raparigas da Escola Primária Completa de Napipine, em Nampula.

De acordo com o Director da Escola Primária Completa de Napipine, em Nampula, Justino Silvério, o gesto vem num momento oportuno e vê nisso uma das das várias formas de retenção da rapariga na escola, no sentido de dar mais oportunidades na progressão na carreira estudantil. Aquele dirigente mostrou-se igualmente satisfeito com o projeto, visto que muitas raparigas abandonavam as aulas por falta de material escolar. Momentos depois da apresentação do projeto, o Director da EPC de Napipine procedeu com a entrega do primeiro lote a três alunas as quais não deixaram ficar de trás as suas satisfações. Abdala Azevedo, oficial do projeto Covida-Niwanene, disse que se pretende estender esta mão ajuda a um pouco mais de 4.300 raparigas dentro da cidade de Nampula, nomeadamente nos Postos Administrativos de Napipine, Muatala e Natikiri, perfazendo um universo de dezassete escolas, incluindo Escolas Secundárias. Fáusia Andrea Machado, oficial de Monitoria e avaliação, disse que o objetivo da iniciativa é dar mais um passo para que elas não desistam do seu sonho e que não sejam menosprezadas na sociedade. De recordar que A Associação Niwanane é um programa que visa ajudar as raparigas necessitadas de idades compreendidas entre 10 a 24 anos de idade. A abertura do evento teve como ponto de partida na EPC de Napipine, onde 490 alunos se beneficiaram do material, nesta quarta-feira. Por Adelino Fausto

abr 28 2022

Arranca esta Quinta-feira (28/04) a vacina contra Pólio em Nampula

Arranca na manhã desta quinta-feira (28/04) a segunda ronda da campanha de vacinação contra a poliomielite a nível da província de Nampula. O sector de saúde em Nampula diz-se preparado para fazer face ao processo de vacinação que vai levar quatro dias. Humberto Mutaliano, da secção de educação para saúde em Nampula, falando hoje à Rádio Encontro, disse que as autoridades locais já mobilizaram as comunidades para que fiquem nas suas residências, por forma a facilitar o processo. Mutaliano disse ser importante que esta vacina seja administrada à crianças, por ser um antídoto contra doenças que deixam uma criança paralítica. Segundo fez saber, a pólio foi identificada no vizinho país de Malawi, daí que houve a necessidade de o sector de saúde levar a cabo essa campanha de vacinação. Importa referir que a campanha de vacinação da segunda fase da poliomielite terá a duração de quatro dias e espera-se que sejam vacinadas mais de dois milhões de crianças dos 0 aos 5 anos de idade. Por: Felismino Leonardo

abr 28 2022

Embaixada turca oferece produtos alimentares de primeira necessidade às famílias necessitadas em Nampula

Trata-se de um gesto de boa fé vindo do governo da Turquia em virtude da parceria que existe entre com o Conselho Autárquico da cidade de Nampula e aquela entidade governamental. A iniciativa começou com um encontro de cortesia entre o Conselho Autárquico da cidade de Nampula e a embaixada daquele país, que culminou com a promessa de canalizar produtos de primeira necessidade à 470 famílias carenciadas. De entre os produtos oferecidos constam Farinha de milho, massas esparguetes e óleo alimentar. “Recebemos uma delegação da embaixada turca chefiada pelo próprio embaixador da Turquia, que manifestou o interesse em doar produtos alimentares a alguns agregados familiares que necessitam, de entre idosos, jovens e órfãos” – Disse Paulo Vahanle, edil da cidade de Nampula. Por seu turno, Avni Aksoy, embaixador da Turquia, agradeceu o carinho dos munícipes de Nampula e por terem aceite a ajuda do seu país. Entretanto, o presidente do conselho Autárquico da cidade de Nampula procedeu à primeira entrega dos víveres a Amina Abudo, residente nesta Urbe, a qual deixou ficar o seu agradecimento pelo apoio incondicional. Alguns encarregados e responsáveis de famílias, que falaram nos nossos microfones, disseram que o gesto é bem vindo, numa altura em que carecem de muitos apoios. Alberto Assane, morador de Muhala Expansão, agradece a Deus por ter sido um dos sortudos em receber os produtos. Este gesto acontece numa altura em que muitas famílias, na cidade de Nampula, carecem de apoio multiforme, devido à sua incapacidade financeira.

abr 28 2022

Gain procura melhorar o consumo de alimentos de origem animal em Nampula

Foi lançado, esta terça feira (26/04), na cidade de Nampula, um novo projecto que tem em vista melhorar o consumo de alimentos de origem animal, em Nampula. O novo projecto está a ser implementado pela Gain e terá a duração de 5 anos, com um financiamento do Reino dos países baixos, avaliado em 14 milhões e meio de dólares norte americanos. O Director da Gain em Moçambique, Gaspar Cuambe, disse no acto do lançamento do Projecto, que a intenção é fortificar os alimentos mais consumidos, para além de apoiar empresas locais na produção de alimentos de origem animal e ainda promover boas práticas alimentares. Durante os cinco anos, o projecto procura promover o consumo de alimentos nutritivos nos corredores de Nacala e da Beira, numa altura em que mais de metade da população moçambicana sofre de desnutrição crónica, segundo o Director do Projecto João Alberto. A fonte disse que a meta é atingir um milhão e meio de pessoas de baixa renda em todos os distritos da Província de Nampula. O Governador de Nampula, Manuel Rodrigues, que procedeu ao lançamento do Projecto, disse tratar-se de mais uma oportunidade de emprego para esta província, que dispõe de condições para a sua implementação. Destacou, por exemplo, os 570 quilómetros de costa que produz várias espécies de pescado, para além das quantidades enormes de ovos, frango e carne, produzidas nesta parcela do país. A Província de Nampula continua com uma taxa de 53 porcento de desnutrição, principalmente em crianças, o que constitui uma preocupação para o governo, numa altura em que há problemas de financiamento associado ao tabú sobre o consumo de alguns alimentos com destaque para o ovo. O Chefe do executivo Provincial lançou apelos para algumas direções provinciais no sentido de estimularem a produção de matéria prima. Foi anunciado na cerimónia de lançamento do projecto “Melhorando o consumo de alimentos de origem animal”, que o sector privado terá um apoio para o fortalecimento das cadeias de valor de alimentos nutritivos, desde a produção até ao consumo final. Por Elísio João

abr 28 2022

A degradação da estrada que liga a zona de cimento com a unidade sanitária de Mucuaxe, em Muahivire, preocupa munícipes da cidade de Nampula

O mal-estar da estrada que liga a zona de cimento com a unidade sanitária de Mucuaxe, em Muahivire, preocupa os automobilistas e munícipes da cidade de Nampula. Trata-se de um cenário antigo, que se agravou com a destruição daquela via de acesso, devido à força da fúria das águas das chuvas que se fazem sentir nesta cidade, nos últimos dias. Falando à Rádio Encontro, Abdul Ibraimo, automobilista de semicolectivo do troço em causa, disse que está a ser muito difícil fazer-se a Mucuaxe, partindo da Avenida FPLM, uma vez que a via de acesso tornou-se insuportável, para além de ser motivo de avarias constantes das viaturas. O pedido de socorro dos nossos entrevistados, é no sentido de as autoridades que tutelam pela manutenção de estradas reabilitarem aquela via de acesso considerada como muito importante para os munícipes. Recorde-se que o Presidente do Conselho Autárquico da cidade de Nampula, Paulo Vahanle, anunciou ainda este ano que estava tudo posto para o arranque das obras de asfaltagem da estrada que dá acesso ao Centro de Saúde de Mucuaxe, não se sabendo, ao certo, o nível de execução dos trabalhos, uma vez que nada está acontecer no local como sinal de obras de reabilitação. A danificação de vias de acesso na cidade de Nampula está a ser preocupante em quase todos os bairros desta cidade, onde a circulação de viaturas é feita com muitas dificuldades. A chuva que continua a cair na cidade de Nampula é apontada como responsável na destruição das vias de acesso. Enquanto os dirigentes continuam a prometer melhorias das vias de acesso, os munícipes vão passando o sofrimento a que são sujeitos, principalmente nesta época chuvosa. Por: Sónia Nananova

abr 26 2022

Em Rapale Jovens resistem abertura de ficha pré-natal

Os Líderes comunitários da comunidade de Namirawa -A, na vila Sede do distrito de Rapale, Província de Nampula, mostram-se agastados com a fraca aderência de jovens no processo de abertura de ficha Pré-Natal. A preocupação foi tornada pública na semana finda por alguns líderes daquela comunidade, que dizem estar a decorrer ações de sensibilização para a mudança de comportamento. Falando em língua Emakhuwa, Domingos António Lidar, do primeiro escalão da comunidade de Namirawa-A, frisou que vários trabalhos de sensibilização têm sido levados a cabo no sentido de incutir a mudança de comportamento principalmente nos jovens. Aliás, para Domingos António, a liderança comunitária está atenta com todos comportamentos desviantes de alguns jovens que não querem assumir com seriedade e responsabilidade os seus lares. Outros moradores daquela comunidade disseram que o caso de não aceitação de abertura de ficha pré-natal abrange também os adultos. Por Malito João

Nossa Localização

© 2025 Revista Vida Nova – Propriedade do Centro Catequético de Anchilo. Todos os direitos reservados.