jul 13 2022
Líderes religiosos da zona Norte de Moçambique são capacitados em matérias de gestão de conflitos nas comunidades
Com duração de 04 dias decorre, na cidade de Nampula, um Workshop envolvendo líderes religiosos da zona Norte de Moçambique, visando capacita-los em matérias de gestão de conflitos e de convivência pacífica entre as comunidades. Os ataques terroristas, nesta região do país, estão no topo das discussões, que visam promover a troca de experiências de modo a pôr fim estes fenómenos rumo à convivência pacífica entre as comunidades. Falando em conferência de imprensa, o bispo da Diocese Anglicana da província de Nampula e Cabo Delgado, Dom Manuel Ernesto, disse que o evento conta com a participação de líderes religiosos de outros países com objectivo único de trocar experiências para a construção da paz. O bispo destaca a importância da preparação dos jovens para hábitos saudáveis como forma de afastar esta camada social de acções que desestabilizam a paz e a convivência das comunidades. O bispo Manuel Ernesto fala de ganhos que este evento irá providenciar para a integração dos jovens, olhando para as experiências a serem partilhadas, sobretudo pelos líderes dos países aqui representados, devido à sua larga experiência em matérias de combate ao terrorismo. Entretanto, o Sheik Abdul Magide acredita que, com este encontro, estão abertas as possibilidades para a erradicação do terrorismo no país. O Sheik sublinha a necessidade de potenciar, em termos de conhecimentos, aos irmãos deslocados de Cabo Delgado acolhidos em diversos pontos da província, em matérias de empreendedorismo de modo a não dependerem exclusivamente de doações no seu dia-a-dia. Aliás, readaptar-se à vida normal é um dos desejos do sheik. De acordo com a fonte, o evento irá continuar nos próximos dois dias, com a participação dos administradores distritais e outras autoridades governamentais. Por: César Rafael
jul 12 2022
Escavações nas avenidas e ruas na cidade de Nampula aumentam a preocupação dos utentes
As avenidas que poderiam possibilitar o acesso fácil aos bairros, estabelecimentos comerciais, escolas e outros, encontram-se num estado deprimente e perigoso para motoristas de transportes semicolectivos e moto-taxistas, em particular, e a todos utentes, em geral. Caso mais preocupante é o da Avenida FPLM que parte da Academia Militar, no bairro de Muahivire, que é caracterizada por escavações equivalentes a valas comuns. Um cidadão, que apenas se identificou por Manuel, considera a situação como sendo consequência da falta de manutenção desta e das outras ruas e Avenidas desta cidade. Entretanto, pede a quem de direito para intervir na reabilitação daquela Avenida, sem menosprezar as outras que se encontram na mesma situação. Por seu turno, Dionísio Martins, moto-taxista, disse que esta realidade é uma grande dificuldade, não apenas para ele, mas para todos munícipes. Acrescentou ainda que a multiplicação das covas nas ruas de Nampula cria condições para acidentes de viação, porque, segundo suas palavras, a cada tentativa de contornar esta ou aquela cova cresce a probabilidade de chocar-se com outros veículos. Ele exige do governo a manutenção das estradas, dada que, segundo ele, a situação é vergonhosa. As escavações das estradas são uma questão que não deve ser vista como sendo da necessidade secundária, dada a sua importância na locomoção de pessoas e bens desta nossa linda e amada cidade de Nampula. Por Ernesto Tiago
jul 12 2022
A PRM relaxada no combate à caça e assassinato de pessoas com albinismo na província de Nampula.
Esta constatação foi feita por Márcia Abacar Alifo, vice coordenadora da Associação Amor à vida, em Nampula, que embora reconheça haver uma ligeira redução dos casos de morte comparativamente aos anos passados, realça a necessidade de se redobrar esforços no combate a esse mal, que no passado teria ganho cenários alarmantes. A região Norte de Moçambique é a que mais regista casos desse problema e acredita-se que a falta de informação esteja por detrás dos actos cruéis nos quais os albinos são vítimas. A nossa fonte lamenta o facto de nos últimos tempos, estas situações serem praticadas por pessoas que deveriam proteger os albinos da perseguição, maus tractos e mortes para supostamente darem a sorte. Márcia acredita que o problema só será ultrapassado se as pessoas se informarem por isso. Diamantino António disse ser difícil viver em constante ameaça e lembra com tristeza os episódios que viveu devido à falta de melanina na sua pele. Um dos episódios que não saem da cabeça de Diamantino, foi quando ele sofreu uma tentativa de aliciamento com um valor de 25 mil meticais, caso aceitasse entrar num carro e seguir viajem rumo ao distrito de Moma para doar sangue para uma criança doente. Por: Pedro Cusse
jul 12 2022
Duas menores foram violadas e mantidas em cativeiro durante 6 dias em Nampula
Em conexão com o caso estão detidos dois indivíduos dos quais um de nacionalidade congolesa e outro de moçambicano, indiciados de violar e manter em cárcere privado as duas menores de 13 e 16 anos de idade durante 6 dias. A informação foi dada a conhecer, na tarde desta segunda-feira (11/07), pelo chefe do departamento das relações públicas do Comando Provincial da PRM em Nampula, Dércio Samuel. Por sua vez, as vítimas, falando aos nossos microfones, contam do episodio e dizem que foram obrigadas a consumir álcool e drogas durante os dias que ficaram naquele local. Entretanto, os supostos violadores refutam todas as acusações que pesam sobre eles. O chefe do departamento das relações públicas da PRM em Nampula deixou um apelo aos pais e encarregados de educação, no sentido de serem vigilantes e cuidarem os seus filhos. Por Orlando Júnior
jul 12 2022
Foi capturada a mãe que introduziu o seu bebé numa latrina, EM Nampula
Trata- se de uma jovem de 22 anos de idade que na semana passada deu à luz a um bebé e introduziu-o numa latrina tendo fugido para o distrito de Malema. A sua detenção foi resultado de trabalhos coordenados entre o SERNIC e a PRM. A informação foi partilhada pelo chefe de departamento das relações públicas do Comando Provincial da PRM em Nampula, Dércio Samuel, no habitual briefing semanal. A indiciada é confessa e com lágrimas no rosto conta o episódio e disse que fê-lo por acidente. Vale lembrar que a criança foi socorrida pelos vizinhos e encaminhada à unidade hospitalar encontrando-se, até no momento, a gozar de boa saúde. Por: Orlando Júnior
jul 12 2022
Padre Giancarlo poderá ser o nosso intercessor de sempre, diz o Arcebispo de Nampula
Os restos mortais do Padre Giancarlo foram transladados ontem, 11 de Julho, para Perú, Estados Unidos de América, sua terra Natal, onde poderão ser sepultados. Na hora de despedida, o Arcebispo de Nampula, Dom Inácio Saure, enalteceu o trabalho pastoral do Padre Giancarlo, referindo que durante o seu ministério sacerdotal em Moçambique mostrou um testemunho de esperança. Dom Inácio Saure considera a morte do Pe Giancarlo como muito precoce, uma vez que completava 33 anos de idade. “Se nós acreditamos que Cristo morreu e ressuscitou então a nossa esperança tem razão de ser. É essa esperança que nos reúne neste momento para celebrar essa Eucaristia para alimentar-nos desse Pão da vida eterna de que o nosso irmão se alimentou durante a sua peregrinação como sacerdote na Terra” – disse Dom Inácio, recordando que, segundo as Escrituras, “a morte prematura do justo é um mistério que os insensatos nunca compreendem, que, mas nós que acreditamos na morte e ressurreição de Jesus Cristo sabemos que o justo não foi castigado, mas pelo contrário foi digno de estar junto de Deus”. “Acreditamos que o nosso irmão agora é o nosso intercessor de sempre” – Disse a terminar a sua homilia de cerca de dois minutos. Recorde-se que Padre Giancarlo exerceu a sua missão Sacerdotal na Província de Tete e Nampula, sendo que nessa ultima província, trabalhou como Vigário da Paroquia de Santa Maria. Por Elísio João
jul 12 2022
Corpo do Padre Giancarlo Obregon: transladado para Perú
Numa Missa de corpo presente, celebrada na paróquia de Santa Maria (cidade deNampula), na tarde da última segunda-feira (12/07), os fiéis católicos despediram-se do seu ente-querido sacerdote Giancarlo Obregon dos Oblatos de São José, falecido a 13 de Junho de 2022. Com apenas 33 anos, o padre morreu vítima de doença que, segundo o diagnóstico médico, se tratava de peritonite aguda e pancreatite. Refira-se que foi durante a quarta operação que Deus decidiu levar a seu lado, no Hospital Central de Nampula, onde esteve de cama durante 41 dias. O seu corpo foi trasladado nesta segunda-feira para Perú, sua terra natal, onde se vai realizar o respectivo funeral. Em sua homilia, Dom Inácio Saure, que presidiu à Missa exequial, encorajou aos fiéis e demais presentes que “a razão da nossa esperança é a Morte e Ressurreição de Jesus Cristo: “se nós acreditamos que Cristo morreu e ressuscitou, então a nossa esperança tem razão de ser. É essa esperança que viveu o padre Giancarlo, é essa esperança que nos reúne neste momento, nesta Eucaristia – o Pão da Vida eterna. Acreditamos que o nosso irmão agora é nosso intercessor no Céu”. Disse Dom Inácio que aquele sacerdote exerceu todo o seu ministério em Moçambique. Até ao momento em que Deus o chamou para si trabalhava como vigário paroquial na Paróquia de Santa Maria (cidade de Nampula). Numa autobiografia, consta que, nascido em Miraflores, Lima (Perú), a 06 de Outubro de 1988, foi ordenado diácono a 17 de Agosto de 2013 e a 30 de Agosto de 2014 sacerdote. Tendo partido, logo depois da sua ordenação sacerdotal, imediatamente a Moçambique como missionário. A sua congregação descreve o Padre Giancarlo como homem de “uma personalidade rica em talentos. Generoso, entregue, sacrificado e caritativo. Sincero, aberto e comunicativo. Se inclinou muito para Filosofia, Josefologia e pelas coisas práticas, sobretudo a fotografia, poesia, teatro, música, publicidade e desenho gráfico. Durante a sua missão em Moçambique, se mostrou sempre alegre e muito entregue à educação dos jovens, suas qualidades artísticas levaram-no a realizar pequenos vídeos com jovens, muito ricos em conteúdo cultural e social com uma sólida mensagem cristã”. Por Serafim João Muacua
jul 07 2022
Há busca desenfreada de documentos de viagens no Serviço Nacional de Migração em Nampula.
O relaxamento das medidas da covid-19 e a reabertura das companhias aéreas internacionais aumenta a procura de documentos de viagens no Serviço Nacional de Migração, em Nampula. A informação foi partilhada, na manhã desta quinta-feira (07/07), em Conferência de Imprensa, concedida pela porta-voz do Serviço nacional de Migração em Nampula, Sheila Capela. A fonte disse que só para o primeiro semestre deste ano tinham sido planificados 1280 pedidos de passaportes, um número que depois ascendeu em dobro, superando o planificado. No mesmo período, segundo fez saber a porta-voz, a direção realizou várias ações de fiscalização, entre outras atividades. Por forma a evitar o uso de intermediários na obtenção de algum tipo de documento, Sheila apela aos cidadãos a aderirem a uma plataforma digital denominada Sistema de Agendamento (SIGAV) em uso nos serviços para os atendimentos, onde os utentes poderão ter uma data marcada do seu despacho. Por: João Baptista
jul 07 2022
O governo da Província de Nampula prevê um crescimento económico em 6,1% no ano de 2023.
O Presidente da Assembleia Provincial de Nampula, Amisse Mahando, enaltece o desempenho das Forças de Defesa e Segurança, no combate ao terrorismo na Província de Cabo Delgado. O reconhecimento foi manifestado na última terça-feira (05/07), na VII sessão ordinária da Assembleia Provincial de Nampula. Foi naquela Sessão em que o chefe do conselho executivo provincial, Manuel Rodrigues, apresentou a proposta do plano e orçamento do conselho executivo provincial de 2023, no qual fez saber que a Província de Nampula prevê um crescimento da economia em cerca de 6%. Manuel Rodrigues disse que os sectores de agricultura e pescas continuarão no topo, contribuindo com 55,14% na produção global da província. A VII Sessão tem como pano de fundo a apresentação e aprovação do plano de orçamento do conselho executivo provincial e da Assembleia provincial. Por: Orlando Júnior
jul 07 2022
A presidente da Liga Feminina da Renamo, em Nampula, Eulália de Oliveira, critica a má qualidade de ensino no país.
A preocupação foi apresentada ontem (05/07) durante a celebração dos 42 anos da criação da Liga Feminina da Renamo, onde a presidente daquela organização em Nampula, recordou que desde a introdução das passagens automáticas pelo governo Moçambicano, a qualidade de ensino no país tomou contornos piores. Eulália de Oliveira exige a regularização desta situação de modo que as futuras gerações tenham um ensino de qualidade. A nossa fonte acredita que a educação é o suporte de uma nação, e, segundo ela, com a má formação dos cidadãos, o país poderá estar sob controlo de estrangeiros. “Não deixamos de lamentar a qualidade de ensino no país, que piorou com a introdução da passagem automática”– Referiu a fonte. Outra preocupação da Liga Feminina da Renamo em Nampula tem que ver com o terrorismo e o custo de vida no país. Eulália de Oliveira gritou mais alto pedindo o fim do terrorismo em Cabo Delgado. “Nós da Liga Feminina da Renamo queremos o fim do terrorismo em Cabo Delgado” – sublinhou Eulália de Oliveira. Apesar dos esforços do governo moçambicano no processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) dos homens da Renamo, Eulália de Oliveira lamenta o facto de muitas mulheres dessa formação política, agora desmobilizadas, estarem a viver vulneráveis em tudo. O quadragésimo segundo aniversário da Liga Feminina da Renamo, celebrou- se sob o lema “a mulher unida rumo a Victória de 2023 e 2024″. Por Amélia Augusto


